Trendy Wheels - E uma e-Bike? Que tal?


Há dias, a caminho do trabalho, dei para mim fixo nuns ‘muppies’ que publicitam um novo modo de locomoção, as e-bikes. Falo da nova e-bike da smart, sim, a marca desses citadinos pequeninos que nos levam a todo o lado e que cabem em qualquer ‘buraquinho’. 

Não é difícil o raciocínio – não fazemos nós outra coisa hoje em dia… – de procura de alternativas às nossas despesas, e (ui…) as das ‘rodas’, bombardeadas com consecutivas de subida dos preços dos combustíveis, mais os incompreensíveis arredondamentos à milésima de euro. Oh senhores!!! Onde é que há disso nas nossas carteiras?! Não vêem que é pó? Ah… e os preços dos passes, cada vez menos sociais? 

Não… não é por aqui que quero ir! Voltemos, por isso, a esta smart electric bike: é uma bicicleta, tem motor eléctrico com tecnologia Pedelec (Pedal Electric Cycle), baterias de iões de lítio e uma autonomia estimada (dependendo de factores, incluindo quem lá se senta) de 100 km, mais do que suficiente para as idas e voltas. Tem um centro de comando e um encastre para o smartphone e tudo! Na sua génese, é um verdadeiro smart, a duas cores e tudo, tal como os de quatro rodas: branco/verde ou cinza/laranja! À noite vamos todos dormir – cada um em ‘su sítio’, bem entendido – e levamos a bateria connosco, para carregar ao lado do tal smartphone, dos demais ‘gadgets’ e da máquina de café que nos acorda! Se, no limite, não houver tomada, bastam umas voltinhas ao bairro ou ao escritório e o motor – entretanto ‘transformado’ em alternador – para carregar parte da dita. Travar nas descidas também ajuda! Como? Vá lá… não me vou alargar em tecnicidades. Está tudo no site da Smart.

Foto: Smart

Ya! Mas… ser ou ter um ‘esperto’ na família tem destas coisas: consta que o bichinho custará perto de 3.000 euros. Incomportável para alguns nos dias que correm, é certo, mas há alternativas, mais do que supunha, menos evoluídas mas a um terço do custo deste ‘meio’ smart, algumas com direito a ‘rebajas’ e tudo! Senão vejamos: a Bicicletas Eléctricas Portugal tem e-bikes de cidade e montanha, como a Shelby 250W ou a mais arrojada Chopper 500W; a e-bike conta com um catálogo variado; a ZEEV representa a Coluer e Hero Eco; etc.

Foto: Bicicletas Elétricas
Foto: ZEEV

Alternativas para considerar, independentemente das condicionantes, muitas face à versatilidade de um automóvel, mas com um substancialmente menor custo de exploração. Não somos a Holanda, plana e repleta de incentivos, somos o Portugal, das colinas e montanhas, aos altos e baixos (a vários níveis) e cada vez menos incentivador, mas a vertente ‘e’ destas ‘bikes’ poderão dar uma ajuda! É só uma questão de hábito! 

Durmam sobre o assunto! Aguardo comentários… gostem ou não, interessa-me que comentem, falem, critiquem, sugiram! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 


Notas: 
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm de partilhar dos mesmos pontos de vista; 
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos links e imagens utilizados neste texto.

Sem comentários: