Esta semana trago-vos o livro “Brandwashed” direccionado para os profissionais do Marketing, mas que recomendo a todos os leitores que gostem de compras e queiram perceber o lado invisível da publicidade, os truques que as empresas conhecem, desenvolvem e utilizam para nos seduzir e manipular constantemente.
Martin Lindstrom, é considerado actualmente o guru do branding e do marketing e é consultor de inúmeras empresas, incluindo McDonald’s, Nestlé, Pepsico, Unilever, Nokia e Microsoft, entre outras.
O autor desenvolveu uma pesquisa, através de câmaras, para perceber quem é o maior persuasor, nós ou as empresas, investindo num 'reality show' (estilo "A casa dos segredos"). Os atores: uma família verdadeira que viveu uma vida de fantasia durante 30 dias. Um mês em que foram observados e filmados, e uma conclusão: "o mais poderoso persuasor oculto somos nós". O livro ajuda-nos a perceber que muitas vezes o que parece natural e espontâneo não é mais do que uma construção empresarial. Compreendemos que as empresas sabem absolutamente tudo sobre nós, desde o nosso gosto no Facebook, à compra no cartão de crédito e o tempo que estivemos num café. O nosso smartphone é hoje em dia o maior aliado das empresas pois somos constantemente controlados e ainda facilitamos com logins no Facebook ou outras redes sociais, e com os registos que fazemos nos sites de compras. Usam sentimentos como a nostalgia, o medo, a culpa, a competitividade e, obviamente, sexo para nos levar a comprar determinado produto ou marca.
Steven Levitt, o autor do livro “Freakonomics”, escreveu no prefácio do livro «Porque é que pegamos sempre no segundo jornal de uma pilha de jornais, e não no primeiro? Porque é que, ao falarmos ao telemóvel, andamos em círculos? Sabia que «competitividade altruísta»” é o que nos leva a comprar produtos orgânicos e ecológicos? As formas estranhas que os consumidores têm de andar, falar e sacar da carteira é o tema de fundo de «Brandwashed». (…) Prometo que vai adorar descobrir alguns segredos dos bastidores do marketing, tais como quem é o verdadeiro público-alvo das boys bands e como os homens realmente reagem aos anúncios de roupa interior masculina. Só li dois livros de Gestão do princípio ao fim nos últimos 5 anos: «Buyology» e «Brandwashed». Não é coincidência nenhuma que Martin Lindstrom seja autor de ambos os livros. É muito simples: Martin Lindstrom é o marketeer mais inovador e criativo do mundo. Brandwashed é um livro inteligente, provocante e muito divertido».
Deixo-vos um excerto do livro:
“É possível ficar viciado em marcas ainda antes de nascer? Sim. Basta mesmo já estar no útero. Quando uma cadeia de centros comerciais asiática percebeu que as mulheres grávidas passavam muito tempo nas lojas montou uma estratégia para as fazer gastar ainda mais dinheiro: espalhou pó de talco Johnson & Johnson nas zonas de venda de roupa, aroma a cereja junto aos restaurantes e música relaxante nos corredores. Um ano depois recebeu centenas de cartas. Todas relatavam o mesmo fenómeno: as crianças que estavam a chorar e a fazer birras acalmavam-se imediatamente assim que entravam no centro comercial, efeito que 60% das mães afirmavam não ter testemunhado em nenhum outro local. Conclusão: a música e os aromas tinham sido sentidos pelos fetos e os bebés reconheciam-nos meses depois.”
De um modo geral o livro é muito interessante e divertido do princípio ao fim, com alguns momentos que nos surpreendem verdadeiramente. Curiosos? Boas leituras!
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