NA ‘PASSERELLE’ DE DETROIT


Detroit capital da moda? Nem por isso, ou pelo menos não na perspectiva habitual dos grandes desfiles internacionais do tema, em que as últimas tendências das quatro estações do ano dos vários criadores de roupa, malas, sapatos, jóias, acessórios e afins apresentam o que alguns vão vestir, usar ou, simplesmente, ter lá em casa! Por isso descansem os meus colegas do blog Trendy Mind, nomeadamente a Sónia Militão (do Trend MakeUp), o Nuno Carapinha (Trendy Model) e a Mariana Costa Veludo (Trendy Style), que não vou invadir as respectivas áreas. Refiro-me sim à apresentação das próximas tendências do sector automóvel, sendo o Salão de Detroit, nos EUA, (vulgo NAIAS para os ‘amigos da roda’) o palco das primeiras estreias de 2013, nomeadamente do que está para vir – a breve e a menos breve prazo – no domínio das quatro rodas.


Há alguns anos palco quase só de apresentações de automóveis americanos, o NAIAS subiu de importância para as marcas europeias, ávidas em conquistar uma fatia daquele mercado. A crise do outro lado do Atlântico fragilizou as estruturas dos outrora “Gigantes de Detroit” – Chrysler, GM e Ford – obrigando-os a repensar as suas estratégias, virando o consumidor local para automóveis mais pequenos e em conta, contra as grandes ‘banheiras’ de enormes motores a gasolina (e consumos desmedidos…) de fabrico local que antes ali se vendiam quase ao desbarato. 

Assim, entre os dias 10 e 27 de Janeiro, foram muitas as tendências que desfilaram na ‘passerelle’ de Detroit, senão vejamos. Jogando em casa, os construtores locais estiveram em grande: a GM apresentou o superdesportivo Chevrolet Corvette Stingray, denominação que remonta a 1953, quando surgiu a primeira edição; a Ford mostrou o Atlas Concept, estudo para a futura geração da sua F-Series, que não é mais do que uma das meninas dos olhos da marca, como a ‘pick-up’ mais vendida nos EUA há 36 anos consecutivos (há milhões delas em circulação); e a Chrysler divulgou a mais recente geração do Jeep Grand Cherokee, que se conhece por estas bandas.

Fotos: GM/Chevrolet, Ford e Chrysler/Jeep 
Dos construtores de luxo europeus, a Audi mostrou o novo RS7 Sportback, a BMW estreou o Série 4 Coupé e a Mercedes desvendou o CLA, entre outras novidades destinadas especificamente a cada um dos lados do Atlântico, numa batalha sem tréguas.

Fotos: Mercedes, Audi e BMW 
Os orientais invadiram o solo americano com uma série de estudos, como os japoneses Honda Urban SUV, o Toyota Furia e a Nissan Resonance, exercícios que, muito em breve, irão traduzir-se em novas gerações de modelos actualmente em comercialização, mais o Mazda6 SKYACTIV-D de competição, numa altura em que a marca está a lançar mundialmente o modelo. Já a coreana Hyundai mostrou o estudo HCD-14, para um automóvel de luxo.

Fotos: Honda, Toyota, Mazda, Nissan e Hyundai  
Pode ver estas e outras fotos no ‘site’do NAIAS. Há novidades para todos os gostos e carteiras. Como dizia o outro, “é só fazer as contas”! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

4 comentários:

Rui Pinheiro disse...

Continua o Bom Trabalho!
Abraço!

Sónia Militão disse...

ADOREI o Toyota Furia!!! Tem um design lindo!!! Alguns destes automóveis são uma beleza para os nossos olhos ;)

José Pinheiro (Trendy Wheels) disse...

Caro Rui
Antes de mais as minhas desculpas pelo atraso na resposta, pelo que passo a agradecer o elogio!
Espero continuar a contar consigo como fiel leitor
JP

José Pinheiro (Trendy Wheels) disse...

Olá Sónia,
Sim, de facto a engenharia e design automóvel continua a surpreender, 'voando' de mãos dadas!
JP