PLANETA ‘STAR WARS’ A POUCO MAIS DE 300 EUROS


Viajar para uma nova galáxia pode não ser assim tão caro. O famoso planeta Tatooine, onde vivia Luke Skywalker, o herói de Star Wars, está a apenas três horas de avião de Portugal. Com sorte, e uma reserva efectuada com antecedência, pode até dormir na casa de Luke (agora um hotel). Quatro dos cinco episódios da saga foram parcialmente gravados no deserto do Sahara, Tunísia, e mesmo muitos anos depois os cenários usados por George Lucas continuam intactos e em muito bom estado. Perto de Yardangs, onde em seu tempo aconteceu o duelo Jedi entre Qui-Gonn e Darth Maul, está uma aldeia em perfeito estado. Conhecida, no mundo Star Wars, por Mos Espa. Quando cheguei a este espaço, depois de uma viagem de cerca de meia hora de Jipe e com paisagens fantásticas, fiquei ainda mais fascinado. Não sou fã de Star Wars, mas o local tinha algo de misterioso, de único. Num dos tubos gigantes, que noutros tempos eram parte do cenário, vive o intitulado ‘guardião’ da aldeia. Um homem pequeno que encontrei a fazer um chá, debaixo do calor do deserto. Usava uma cafeteira que mal aguentava o liquido dentro e duas chávenas para lá de antigas. Convidou-me para um chá e a verdade é que estava delicioso. Perguntei-lhe, ou tentei, já que pouco falava a não ser árabe, pela história de Star Wars naquele local. Na verdade ele nunca tinha visto Star Wars, mas protegia o local e sentia como se fosse seu, tanto quanto sentia bem presentes as visitas dos turistas, que já o assumem como parte do cenário. Uma versão real do filme, digamos. 








Na aldeia, por assim dizer, estão de pé cerca de 15 casas que formavam o cenário. Aqui existiam, no mundo criado por George Lucas, lojas, casas e um recinto de corridas… Foi neste local que Luke desafiou muitos dos seus adversários em corridas emocionantes. Hoje em dia a emoção e agitação do filme apenas se nota com os muitos turistas que por ali passam. O ideal é mesmo passar por lá de manhã, muito cedo, o nascer do sol deserto é fantástico, ou ao final do dia, evitando um pouco a afluência mais massiva. 






Sair do local deixa uma sensação igualmente boa e podem fazer fotografias lindas das dunas mais próximas. Na Tunísia existem muitos outros locais que serviram de cenário a esta saga. Vale a pena passar por alguns deles ou espreitar este wiki Star Wars, especialmente dedicada aos fãs. http://starwars.wikia.com/wiki/Tunisia



Dica de viagem 

Na Internet encontramos um sem fim de pacotes de viagens para a Tunísia, que normalmente rondam os 350 euros para sete noites com hotel e avião. Os mais comuns são para Hammamet ou Djerba. Sendo que os mais baratos são para o primeiro destino – um local com muitos hotéis em primeira linha de praia e uma cidade antiga ao lado, que se pode visitar facilmente. Vale a pena aproveitar estes pacotes e depois alugar um jipe com guia ou mesmo sem ele para os mais aventureiros. Mesmo que percam uma ou duas noites de hotel, a viagem continuará a ser barata. Contudo se comprarem o pacote para Djerba ficarão ainda mais próximo de visitar estes locais. Depois é partir à Aventura. Ficar uma noite no deserto é igualmente fantástico, existem acampamentos preparados para tudo, mas onde se consegue sentir aquele gostinho a Aventura, a perigo e acordar cedo com um pequeno almoço maravilhoso e um nascer do sol único. 

Mais info: mail me 

Pela internet, pensando nos mais comuns sites de viagens, podemos encontrar viagens.

Pode também visitar o site do turismo da Tunísia AQUI.

Sem comentários: