Eles Estão Para Ficar


De há algumas estações para cá os ténis, ou numa palavra mais “fashion” sneakers, têm vindo a assumir-se como um acessório imprescindível. No Outono de 2012 eles apareciam, com maior destaque para os modelos de Isabel Marant, com salto alto incorporado. Todas nós, meninas acorremos às lojas a querer uns sneakers, todas quisemos acrescentar um detalhe meio desportivo ao nosso visual. Este Outono surgiram sem salto, rasos, e nos mais variados looks, mesmo aqueles em que pensaríamos “ténis?! ali?! não!”. O certo é que ganharam espaço e para a próxima Primavera e Verão 2014 eles são um dos acessórios must-have. Conferem conforto a qualquer look e podem ser a peça-chave de um outfit. Dicas de como os usar? Sejam originais! É esta a melhor dica. Os ténis deixaram de ser apenas o calçado para fazer desporto, para ir ao ginásio ou caminhar por uma qualquer serra. Os ténis surgem conjugados com vestidos mais clássicos, com saias, com calções, com jeans ou calças de corte mais clássico. É uma questão de ousar, arriscar e puxar pela imaginação. 

Aqui ficam algumas imagens de inspiração para se começarem a tentar nos ténis. 

E já agora, para os meninos, uma dica: os New Balance e os Adidas Gazelle são fantásticos para usar e abusar!






NAS MÃOS DOS CRIATIVOS


Se há empresa que coloca, literalmente, os seus objectivos nas mãos dos criativos, é a Honda. Um dos mais diversificados construtores do mundo – produz motos, automóveis, motores diversos, equipamento para barcos, jardinagem, limpeza de neve, geradores… – esta multinacional aposta também na pesquisa em inteligência artificial e robótica e na indústria aeroespacial. No penúltimo caso desenvolveu um dos mais avançados robots humanóides do mundo, o ASIMO, para o último exemplo até já tem autorização para efectuar testes de voo em espaço aéreo norte-americano.

Fotos Honda



Não lhes faltam, por isso, temas e ideias a desenvolver, deixando as suas extensas equipas de criativos a braços (ou será “a mãos”?) com a pesada responsabilidade de não deixar em maus lençóis uma marca com tão volumosa e conceituada herança. 

Então… e como fazer para conseguir exemplificar tudo isto em menos de dois minutos? Foi esse o pedido da marca há uns quantos meses aos ditos dos ‘marketeers’, colocando nas suas mãos esse objectivo. Em resposta, nada melhor do que adoptar o título “Hands” e criar este curioso resumo do historial de quase 65 anos da Honda (completam-se a 24 de Setembro próximo), que poderá ver abaixo:



Muito elucidativo e curioso não? De facto, através de um conjunto de ilusões com as mãos (ok ok… associadas a um aturado trabalho de manipulação de imagens), explica-se um pouco de tudo o que se faz – e do que se pretende fazer – na casa japonesa.

Ilusões?!?! Hummmm… isso leva-me a pensar noutro curioso vídeo, sob o título de “An Impossible Made Possible”, dedicado ao lançamento de um dos seus modelos, que poderá ver aqui:



Ahh… gostou, não foi? E, como quem não quer a coisa, até queria saber como foram criadas estas ilusões ópticas. Ok ok… o Trendy Wheels não quer que lhe falte nada e convida-o a assistir aqui:



E pronto! Decerto que passou uns minutinhos em boa companhia e até aprendeu algo de novo, para que possa andar sempre a par e sobre rodas.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Black Fashion Week Lisboa: Divaldo



Padrões, cor, renda, desconstrução e também estrutura foram as propostas apresentadas por Divaldo, para o Outono Inverno 2014, no Tivoli. Nos padrões o destaque vai para o tartan e também para a conjugação de padrões mais abstratos e coloridos com transparências, quer para o sexo feminino quer para o sexo masculino, apresentados estes em looks de uma só peça, a maioria jumpsuit’s femininos e masculinos. A cor apareceu em looks monocromáticos e também conjugada com aplicações em renda. A desconstrução surgiu em algumas peças opondo-e à estrutura e construção de outras, nomeadamente cascos sintamos de ar mais sóbrio e rígido. 

Neste desfile as minhas peças de eleição foram para o jumpsuit de senhora, em tons branco e bege, e o casaco tartan de homem, aberto, que podem ver nas imagens em baixo.











Black Fashion Week Lisboa: Ira Kozeragi


Ira Kozeragi levou, até ao Tivoli, a inspiração do leste. Nas suas propostas, para o Outono Inverno 2014, a cultura dos países do leste esteve fortemente marcada, quer pelos bordados, pelas flores, pelo pêlo usado em vários acessórios e também por apontamentos vermelhos, em alguns looks. Conjugado com esta inspiração étnica, a designer, trouxe o azul e o preto, os tons que se evidenciaram, trouxe, igualmente, o brilho e as rendas, com alguns looks bastante reveladores da silhueta feminina. Nos acessórios, destaque para a utilização de lenços, onde imperaram os padrões florais de inspiração russa e para a utilização de bóinas em pelo, também a lembrar o estilo de chapéu que tanto associamos à Rússia.








Para ver as restantes fotos deste desfile, clique AQUI!

Black Fashion Week Lisboa


Domingo, com Mariana Costa Veludo e eu, não percam no Facebook doTrendy Mind, toda a reportagem em directo da Black Fashion Week Lisboa... diretamente do Hotel Tivoli Lisboa - Av. Liberdade... não vai dar para perder...

Durante a próxima semana, vamos falar sobre tudo o que vai acontecer por lá e publicaremos uma entrevista com a designer Andreia Lobato.


Mudança de Visual


No inicio de 2014, em conjunto com a Unique Hair & Body Clinic, promovemos um passatempo que constava numa mudança de visual a uma leitora Trendy Mind. A Vencedora foi a Maria Helena Silva, que ao vencer, foi sujeita à mudança de visual proposta por Edilson Soares, Arct Directo da Unique.

Aqui fica a descrição da mudança e respectivas fotografias:

"Tendo em consideração a estrutura do cabelo e seu estado, após um diagnóstico e muita orientação ao estilo de vida da Maria Helena Silva, seguimos o seguintes passos de forma a proporcionar uma mudança que se adequasse ao seu estilo..

Foi feito um tom sobre tom de forma a uniformizar a cor do cabelo. Depois fez-se uma balayage. Depois foi feita uma reestruturação em toda a fibra capilar de modo a devolver a maciez, o brilho e a elasticidade do fio.

Por fim, o corte foi realizado em dégradé reto aproveitando o movimento ondulado do cabelo, respeitando a fisionomia do rosto e aplicando as técnicas fundamentais de visagismo.

Edilson Soares
Arct directo"

Esperamos que tenha gostado...

Antes

Antes
Depois
Depois

Maria Helena Silva com Edilson Soares

TESOUROS INVEJADOS


O futebol é um desporto de massas e, por essa razão, apresenta-se como uma oportunidade fantástica para as grandes marcas internacionais fazerem quase de tudo e investirem largos milhões de euros. Busca-se uma projecção exponencial junto dos igualmente milhões de espectadores que, ao vivo nos estádios ou num qualquer café, ‘shopping’ e esplanada, ou mesmo no conforto do sofá lá de casa, ficam pelo menos duas horas com os olhos grudados na redondinha e nos 22 jogadores que a disputam. De caminho, as marcas vêem os respectivos ‘logos’, estrategicamente colocados em redor dos campos ou nos equipamentos desportivos.
Fotos: FIFA World Cup e UEFA Champions League



Enquanto uns certos ‘marketeers’ imaginam as mais idiotas das campanhas para a promoção das selecções dos seus países, ‘atropelando’ os seus adversários e destruindo em segundos – maravilhas da ‘World Wide Web’ e das redes sociais – o que demorou décadas a edificar, outras, mais criativas, dão os passinhos certos para que o investimento feito agrade transversalmente à maior fatia de fãs deste desporto.

De entre os vários parceiros do mundo do futebol internacional contam-se dois do sector das quatro rodas a quem, podemos dizê-lo, lhes saiu a “Sorte Grande”. São eles a Hyundai e a Ford, respectivamente patrocinadoras do “FIFA World Cup” e da “UEFA Champions League”, situações que lhes garantem um retorno multimilionário, pagando-lhes exponencialmente os tais chorudos investimentos iniciais para entrarem no ‘mui’ restrito grupo dos patrocinadores das mais importantes iniciativas de futebol do planeta.

Fotos: Hyundai e FIFA World Cup

Associada à FIFA desde 1999, como patrocinadora oficial dos mais diversos campeonatos da modalidade, a coreana Hyundai está, naturalmente, em grande no “FIFA World Cup – Brasil 2014”, evento a para o qual a selecção das “quinas” se qualificou. Um filão riquíssimo em retorno, fruto das enchentes esperadas nos estádios canarinhos, com milhares de adeptos de todo o mundo. Os restantes seguidores irão colar-se às televisões e ecrãs gigantes que, para um total de 64 jogos a realizar entre 12 de Junho e 13 de Julho de 2014, se verão instalados em todo e qualquer cantinho do planeta, nomeadamente nos 32 países qualificados. Por cá, já se sabe, vai ser uma febre que até se esquece o ‘buracão’ onde continuamos metidos! 
Fotos: Ford e UEFA Champions League

Quanto à Ford, apesar da limitação geográfica que a “UEFA Champions League” aparenta, confinando-se a encontros disputados em solo europeu, a sua opção não desmerece em nada face à parceria rival, pois é tido como o maior campeonato de clubes do planeta, com honras de transmissão para todo o mundo através das mais variadas plataformas. Reforce-se que a Ford é o único dos originais patrocinadores deste campeonato de 32 equipas em disputa pelo singular troféu, mantendo-se fiel ao posto de parceiro fundador desde a sua criação em 1992.
As respectivas campanhas estão no ar e apresentam-se nos seguintes moldes:



Como demonstração do valor inerente a este autêntico fenómeno, veículo publicitário por excelência, ambas prolongaram recentemente os acordos, no caso da Ford e da UEFA até 2015 e no da Hyundai com a FIFA até 2022. As demais marcas do sector automóvel têm-lhes, por isso, uma inveja quase visceral neste capítulo, mas sem que façam – ou pelo menos que se saiba… – qualquer tipo de ‘voodoo’. É que aquelas duas recebem uma enoooooooooorme fatia de um ‘bolo’ com muitos zeros à direita, zeros que representam clientes e que, por sua vez, representam viaturas vendidas, as quais geram… lucros! E a palavra “lucros” é algo que os accionistas apreciam... e muito!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Julius LeBlanc Stewart



Julius LeBlanc Stewart (1855 - 1919) foi um artista Americano que passou a maior parte da sua carreira em França. Era conhecido como o parisiense de Filadelfia. Estudou em École des Beaux-Arts e foi aluno de Raymondo de Madrazo. A abastada situação financeira da família permitia que pintasse o que lhe agradava. Foi retratista de muitas figuras ilustres da época como atrizes, famosos e aristocratas, assim como acontecimentos. Mais tarde pinta temas religiosos. No entanto a sua coleção mais famosa são os nus Belle Époque. 

Descubra o mundo de Julius Leblanc Stewart AQUI



Treino da Flexibilidade


O treino da flexibilidade é tão importante como o treino cardiovascular ou resistência muscular. Qualquer movimento inerente ao corpo humano implica que esta capacidade se expresse. A performance desportiva e qualidade de vida dependem, em grande parte, desta capacidade. Contudo, continua a ser a mais negligenciada.

Existem vários fatores que estão diretamente relacionados com baixos níveis de flexibilidade, tais como a idade, género, genética e biologia individual, massa muscular, temperatura ambiente baixa bem como a hora do dia.

É comum, nesta área, encontrar algumas pessoas assemelhem e associem conceitos. Neste caso, flexibilidade e alongamento.

No entanto, é importante perceber que flexibilidade e alongamento são conceitos distintos. Relativamente à flexibilidade, é a capacidade de determinada articulação, ou um conjunto de articulações, se mover na sua completa amplitude de movimento. Alongamento é o tipo de exercício que estira os músculos tendo influencia sobre a flexibilidade. 

Nos tempos que correm, muito se diz sobre os benefícios dos alongamentos em determinados períodos. (In)felizmente, muitos dos conselhos e teorias a que estamos habituados a ouvir já há muito que não passam verdadeiros mitos.

Os exercícios de alongamento sempre foram conhecidos pelos seus benefícios relaxantes e pela capacidade de preparar o corpo para o esforço. Todavia, o alongamento utilizado para "aquecer" é mito! O alongamento reduz a capacidade contráctil dos músculos, fazendo com que estes produzam menos força durante o treino. A capacidade de produzir força chega a ser reduzida entre 25 a 30%. 

É usual observar pessoas que defendem os exercícios de alongamento antes dos treinos de musculação como meio de prevenção de lesões. Mito! Estudos comprovam que o alongamento reduz a potência muscular, fragilizando-os. Além disso, o estiramento flexibiliza demasiado as articulações quando estas deveriam estar estáveis para um treino de carga. Não obstante, promover exercícios de mobilidade em todos os segmentos corporais é benéfico para as estruturas envolvidas no treino. 

Também há quem já tenha dito que alongar no final do final do treino faz diminuir dores musculares no dia seguinte. Mito! Tendo em conta que as dores musculares são causadas por “microrupturas”, realizar alongamentos intensos trará resultados exatamente opostos àquilo que realmente se espera. Em caso de treino de intensidade alta a nível muscular, o alongamento deverá ser leve e relaxante. Ao movimentar e alongar de forma controlada, permitirá um maior aporte sanguíneo aos tecidos musculares lesados. Como o sangue é o meio de transporte dos nutrientes, ao irrigar os músculos, estes recuperarão num menor espaço de tempo. Será importante referir que este processo não possui efeito milagroso sobre as dores musculares no dia seguinte.

Apesar de tudo, alongar e treinar flexibilidade comporta bastantes benefícios para as estruturas do corpo humano. É importante para a postura. Alongar permite que os músculos permaneçam no seu comprimento ideal, contribuindo positivamente para a saúde das articulações. Também permite desenvolver a flexibilidade. A componente genética influencia a flexibilidade (por exemplo, as mulheres serem mais flexíveis que os homens), o que não significa que tal capacidade não seja desenvolvida com treino específico. Da mesma forma que a força e resistência muscular se desenvolvem, também a flexibilidade se consegue melhorar. 

Treinar flexibilidade exige empenho, dedicação e espírito de sacrifício. Alongar somente por 10 segundos não comportará qualquer tipo de benefício além do bem-estar momentâneo. Apesar de ser bastante desconfortável por levarmos o organismo ao limiar da dor, trará imensos benefícios. Existem técnicas que permitirão desenvolver esta capacidade bem como algumas questões posturais ou desequilíbrios musculares, nomeadamente o RPG e o PNF. Estas, normalmente, são auxiliadas por pessoas devidamente certificadas para o efeito como meio de promoção de saúde e não o contrário.



Manequim Português brilha nos Estados Unidos

André Costa, manequim português, agenciado pela Whilhelmina Models Miami, está a causar sensação nos Estados Unidos.

O manequim de 23 anos, que está apenas há dois meses e meio nos EUA, tem trabalhado a um ritmo alucinante, tendo já efetuado trabalhos para a JC Penny, New You Magazine, Nikon e ultimamente parece ter caído nas graças de Calvin Klein.

Para culminar a sua estadia em Miami, André participou há poucos dias, no novo videoclip "We Are One" da cantora Jennifer Lopez, que irá ser o hino do Mundial de Futebol no Brasil.

Completamente desconhecido no nosso país, André Costa regressa a Portugal no próximo dia 22 de Fevereiro para passar uns dias com a família e regressa a Miami e depois segue rumo a Nova Iorque.



André Costa

André Costa

André Costa com Calvin Klein 
André Costa - Videoclip J-Lo

André Costa - Videoclip J-Lo