Testamento Vital





Testamento Vital 
O direito de decidir os últimos momentos de Vida?

O Trendylaw traz hoje uma temática que (embora possa parecer dura…) é de uma dimensão humana gigante. A ideia do testamento Vital, surgiu em proposta de Lei há cerca de 9 anos em Portugal, mas só agora surge (finalmente!) uma plataforma informática que permite ao cidadão, em Vida, decidir como quer que sejam tratados os seus últimos momentos de Vida, caso não se encontre nas suas plena capacidade. E sem que tal decisão seja incumbida aos familiares directos, como manda a Lei. E isto pode ser tratado de uma forma tão ou mais simples, do que vir aqui à Internet, e escolher as opções. No entanto, mantém-se as dúvidas: o que é um testamento Vital? Como o podemos fazer? O que diz a Lei? Vamos tentar responder a algumas questões…



Um testamento vital é também designado como directiva antecipada de vontade e tem como objectivo deixar expressa a vontade em relação aos cuidados de saúde que se quer, ou não, receber em fim de vida, caso se esteja impossibilitado de o expressar de forma autónoma. 

Já era possível tomar esta decisão – em 2012 a lei já existia – no entanto, tinha que partir de cada pessoa a redação do documento e a sua validação num notário para que este tivesse valor jurídico. Esta documentação poderia chegar aos 100€. O Sistema Informático Rentev (Registo Nacional do Testamento Vital) permite agora que qualquer pessoa possa fazê-lo, sem custos e com maior garantia de que a sua vontade será conhecida pelo médico a quem este tipo de decisão possa vir a caber.


Um exemplo claro: se o cidadão der entrada na urgência de um hospital, o médico assistente em causa pode saber, por via informática, se a pessoa deixou expressa alguma vontade em relação a cuidados de saúde a receber em fim de vida. Existe liberdade de redacção do documento, mas o Ministério da Saúde aconselha o uso de um modelo em concreto. E este modelo pode ser encontrado AQUI, assim como o esclarecimento do seu preenchimento AQUI.

Rui Nunes, Director do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, dirige-se a este tema como “a sensação de dever cumprido”, visto que Portugal é um dos últimos países a tomar esta iniciativa, na UE. No entanto, não deixa de citar que se deve “fazer uma intensa campanha de sensibilização aos médicos de família”, como forma das pessoas compreenderem verdadeiramente para que serve e como pode ser utilizado este “novo direito”.


Independentemente a opinião de cada um de nós e das decisões, há que considerar a existência de um novo Direito e Serviço Público – o de escolher como podemos ser tratados nos nossos últimos minutos de Vida num Hospital. E porque nunca sabemos como será o dia de amanhã, nem podemos deixar para segundo plano uma questão tão importante como o Bem Jurídico essencial que é a Vida, também é importante falar das Garantias que lhe são assistidas quando esta já pode estar no fim. 

O Direito marca assim em Portugal um novo ponto de Evolução. E nós ficamos felizes com isso, porque cada vez, podemos decidir mais sobre esta “coisa” tão Intensa e Maravilhosa que é a VIDA!


Navdy


Todos sabemos o perigo que corremos cada vez que tiramos os olhos da estrada ao conduzir, com os smartphones, aparelhos de GPS e afins estamos cada vez mais sujeitos à distracção provocada por estes aparelhos enquanto conduzimos. Uma função que utilizamos a conduzir é o GPS, embora com a navegação por voz todos temos tendência a olhar para o visor de vez em quando.  

A pensar nesta necessidade e para nossa segurança foi criado o Navdy, é basicamente um display transparente que é colocado em cima do tablier do carro, na direcção do nosso campo de visão enquanto conduzimos. É compativel com smartphones android e ios e basicamente projecta à nossa frente informação como navegação GPS e chamadas recebidas, como o display é transparente nunca temos que tirar os olhos da estrada para ver a informação. 

Além disso o Navdy também reconhece o controlo por gestos e basta mover a mão à nossa frente para atender ou rejeitar uma chamada. Para fazer chamadas também não precisa de distracções porque o Navdy é compativel com o controlo de voz do android e do ios. 

Melhor que isto só mesmo displays incorporados no vidro do carro. 








Roubar o Balde ao ‘Puto’


Parece tirado de um filme de ficção científica, mas está a tornar-se numa realidade cada vez mais palpável e… promissora! Imagine que, um dia, poderá ir até à praia trabalhar para o bronze e, de caminho, abastecer o seu automóvel com… água salgada!!!

Era fantástico, não? Pois, mas o melhor é regressar das nuvens que a ‘coisa’ não se afigura tão simples – quase nada o é, na realidade – pese embora o crescendo de preocupação para com o suposto fim dos combustíveis fósseis e com as restrições ambientais, virando-se as empresas para a exploração do potencial das energias alternativas e sua aplicação em temos reais. Isto sem fazer disparar muito os custos de produção, de modo a que o comum mortal possa adquirir os novos produtos daí resultantes.


Electricidade, ‘fuel cell’ (vulgo pilhas de combustível) e mesmo o hidrogénio, são já realidades em alguns automóveis, soluções ainda algo caras, nomeadamente de produzir. Tanto que, há tempos, um presidente de uma marca disse que até preferia não vender unidades de um determinado modelo eléctrico pois, cada vez que o faz, perde dinheiro! Elucidativo! Isto para além dos seus preços bastante irreais, nomeadamente na afogada em impostos Tugalândia. 

Já o sonho do automóvel movido a água continua a ser isso mesmo, um sonho, mas muito presente na cabeça dos engenheiros de motores de todas as marcas, com vista a proporem veículos eficientes, que gastem pouco e sejam amigos do ambiente! Um passo que a empresa nanoFLOWCELL já deu. É que eles já têm um automóvel que anda… a água… embora salgada! Veja-se aqui o fantástico vídeo promocional:


Parece mentira, não é? Uma vez mais, o processo não se afigura tão simples quanto pedir o balde ao ‘puto’ por cinco minutos – prepare-se para um berreiro desenfreado – ir enchê-lo ao mar e depois despejá-lo no depósito. Lá chegará o dia… digo eu! Mas, sempre com uma perspectiva ecológica e de sustentabilidade, o mar serviu de inspiração na concepção do QUANT e-Sportlimousine, que até já circula em estradas europeias. Não me alargo em detalhes, mas esta obra-prima tem quatro motores eléctricos alimentados pela energia gerada por uma reacção química de um fluido electrolítico (‘flow cell’), líquido esse que é, nada mais, nada menos, do que a tal água salgada. Ou uma espécie, pois é naturalmente diferente da água do mar em que mergulhamos.




Para mais informações clique no ‘link’ QUANT e-Sportlimousine e delicie-se com toda a panóplia tecnológica e demais conteúdos presentes a bordo deste potencial de futuro da indústria automóvel. 

É um facto que já estivemos mais longe mas, para já, devolva lá o tal do balde ao puto! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Moda Lisboa Legacy - Day 3


Deixamos aqui as propostas dos designers portugueses presentes no último dia da Moda Lisboa Legacy:

Dino Alves

Dino Alves abriu o terceiro e último dia da edição Legacy, da Moda Lisboa, com uma colecção a apelar ao conhecer o sabor de cada pessoa. Pelo meio de folhos e outros detalhes levou a degustação às peças que apresentou. Silhuetas assimétricas, em tons sóbrios, e vestidos, para as mulheres, foram o maior destaque visto nas propostas do criador português.


Pedro Pedro

Foi ao mar que Pedro Pedro foi buscar a inspiração, para a colecção Primavera Verão 2015. Uma colecção em que o cinza foi o destaque em visuais quase sempre andrógenos. As riscas, muito náuticas, também marcaram presença em propostas livres, leves e vestíveis. Mais uma vez, a influência sportswear dominou a passarelle, mudando o criador.


Valentim Quaresma

Valentim Quaresma trouxe peças de arte vestíveis à edição Legacy. Com uma inspiração tribal, foram peças grandes e de forte apelo visual que desfilaram no último dia de Moda Lisboa. Peças que não só "acessorizam" mas que acabam por vestir um look.


Saymyname

A criadora portuguesa, Catarina Sequeira, apresentou propostas divertidas para as estações quentes, pautadas por saias e vestidinhos. Padrões em tons alegres e também o preto e o branco desfilaram na passerelle da Moda Lisboa, numa colecção que se diz inspirada pelo escaravelho. Um animal repugnante mas que deu origem a uma colecção tudo menos isso mesmo.


Kolovrat

Lidija Kolovrat deixou-se inspirar pelas ondas e pelo mar e criou. Recortou silhuetas, desconstruiu e criou drapeados, em tons sóbrios, entre os cinzas e os azuis maioritariamente. Propostas soltas e descontraídas numa colecção saída da praia.

 


Nuno Gama

Foi à Arrábia, ao contraste da serra com o mar, que Nuno Gama foi buscar a inspiração para a colecção Primavera Verão 2015. Usou o formal e o casual. Abusou, e bem, nos padrões. Trouxe a alfaiataria e o sportswear para as suas propostas. O criador português apresentou uma coleção bonita, alegre e em que a tradição se mistura com a actualidade. Peças com um corte bem talhado e a trazer tanto do mundo português: o mar e a serra!

 


Dubody Saldanha - Cuide de Si!


Hoje apresentamos-lhe a nossa mais recente parceira: A Dubody Saldanha.

No Trendy Mind estamos atentos às empresas que tem excelentes tratamentos a preços bastante em conta, para que todos os nossos leitores tenham acesso a este tipo de mimos.

Foi assim que encontrámos a Dubody Saldanha, uma clínica que promete cuidar de nós da cabeça aos pés com uma equipa profissional, simpática e muito competente!

Disponibilizam vários tipos de tratamentos, como a eliminação de gordura localizada, cavitação, radiofrequência, envolvimento de algas redutoras e anti celulíticos. Também têm tratamentos de rosto tal como limpeza de pele, peeling ultra-sónico ou microdermabrasão.

Destacamos a Fotodepilação Laser4Skin E-light, a fotodepilação por Luz Pulsada Intensa de Última Geração, que é o método mais eficaz, duradouro e rápido para eliminar o pêlo. Graças ao seu Spot Refrigerado a -4ºC permite trabalhar a altas intensidades sem danificar os tecidos adjacentes e fazendo deste, um tratamento Indolor. Os últimos avanços tecnológicos, permitem, fazer fotodepilação inclusivamente em peles escuras e bronzeadas graças aos seus filtros exclusivos.

Na Dubody Saldanha poderá também ser mimado com o tratamento NACARY. O tratamento NACARY é uma criação da equipe científica da DU, que durante mais de dois anos tem estudado os benefícios que o pó de pérola e a seda produzem na pele, dado que ambos componentes, durante milhares de anos têm sido empregues na medicina tradicional chinesa como produtos medicinais e produtos anti envelhecimento. Todas as investigações e estudos demonstraram a validez cosmética destes preciosos elementos e a DU, combinou-os com uma seleção dos princípios ativos mais eficazes da atualidade, desenhando um novo e revolucionário tratamento que faz uma fusão de “ tradição e inovação”. NACARY, é um exclusivo tratamento regenerador, que retarda o envelhecimento cutâneo e devolve à pele a sua firmeza e esplendor. Um luxo de tratamento que satisfaz sem dúvidas as clientes mais exigentes.

O slogan da Dubody Saldanha é "O Vosso Corpo é a nossa Paixão!", por isso, se está com vontade de se mimar, é um destino a seguir. Na Avenida Defensor de Chaves, 16 cv / direita, junto ao Saldanha, a equipa Dubody está pronta para cuidar de si e mimá-la(o) até ao último minuto. Contacte por telefone através do 213 520 608 / 963 963 130 ou por e-mail dubodysaldanha@gmail.com.





Moda Lisboa Legacy - Day 2


Deixamos aqui as propostas dos designers portugueses presentes no segundo dia da Moda Lisboa Legacy:

Christophe Sauvat

O desfile de abertura do segundo dia da Moda Lisboa levou-nos numa viagem pelo mundo, pela tradição. Pelas mãos de Christophe Sauvat chegaram propostas de inspiração fortemente étnica, a apelar a dias de Primavera e Verão coloridos e com brilho. 


Ricardo Andrez

Diz que foi o jogo entre a presa e o predador que serviu de inspiração à colecção Primavera-Verão 2015 de Ricardo Andrez. O criador juntou à caça o pop e o sexy e por entre ténues transparências, peças oversize, um padrão subtil e uma paleta de cores variável, entre os verdes e os azuis, trouxe as suas propostas no segundo dia da Moda Lisboa. 


Michal Szulc

O criador polaco apresentou, em Lisboa, propostas de tons sóbrios, uma paleta que andou à volta do branco, dos tons terra e do azul, em tecidos leves, soltos e fluídos. Bastantes peças oversize mas que conseguiram ser delicadas e femininas ainda que sem delinear exaustivamente o corpo da mulher.


Filipe Faísca

Os tempos de contenção foram o mote da colecção de Filipe Faísca para as próximas estações quentes. Uma contenção em cores e materiais mas jamais na beleza das propostas apresentadas. Linhas rectas, preto e branco, algum bege à mistura, feminismo, elegância e sofisticação resultaram numa colecção minimalista e tão apetecível. Porque o menos é (quase) sempre mais!

 

Cia.Marítima

Cor. Muita Cor. Padrões. Muitos Padrões. Num desfile onde a "polémica" já foi instalada - Jessica you rock girl! #sheforshe - sentiu-se vontade de ir para a praia, de passar à frente o Outono que por cá anda (ainda que incerto!) e o Inverno que ainda lá vem. A directora criativa da marca brasileira, Benny Rosset, diz que a inspiração para esta colecção vibrante foi uma viagem de três amigas que partiram do Brasil, rumo à Califórnia, passando por toda a América Latina.

 

Luís Carvalho

O blazer foi o ponto de partida. A partir daqui foi dar largas à imaginação, desconstruir e criar peças femininas, e não só, sempre com base na alfaiataria. Luís Carvalho apresentou em tons pastel peças minimais, leves e soltas. Juntou recortes, a fazer lembrar uma colagem de folhas, e um padrão de veados que trouxe o lado da Natureza a uma colecção baseada num lado mais formal e executivo. Um simbiose perfeita entre o descontraído e o formal, eu diria.


Carlos Gil

Matchpoint na estreia de Carlos Gil na Moda Lisboa. O criador trouxe o jogo da vida para a passerelle da capital portuguesa e sem dúvida que saiu com uma vitória. Uma colecção apaixonante, marcadamente feminina, harmoniosa e, perdoem-me os demais, de cortar a respiração, de querer tudo no armário, já! As propostas de Matchpoint, nome dado à colecção Primavera Verão 2015, passam pelas polkdots e pelas riscas (apaixonada me confesso por estes dois padrões!), pelo preto e pelo branco, pelo feminino, pela elegância, pela leveza. Uma mulher confiante e feminina foi o que Carlos Gil nos deu e tão, tão bem.


Miguel Vieira

Palavras para quê poderia ser assim a descrição da colecção que Miguel Vieira apresentou no fechar do segundo dia de Moda Lisboa. O criador português arrebatou corações, fez suspirar a cada peça, numa junção do formal com o descontraído, de silhuetas cintadas com peças soltas, do cool e do elegante. Propostas marcadamente femininas, como é habitual em Miguel Vieira, onde o branco imperou dando força a uma mensagem clean. Os acolchoados e os ténis, dando força ao lado descontraído e desportivo, foram novidades apetecíveis e tão bem conseguidas. (pode vir a colecção toda para o armário lá de casa!)