Qual é a sua Praia?


Qual é a sua praia? É a pergunta que O Boticário coloca este Verão. A minha são várias. Não é apenas uma, mas algumas que vão guardando pequenos pedaços de mim. Talvez de todas as praias que guardo, a Praia da Rocha tenha um lugar especial. Por ser grande, por ser bonita, por partilhar um amor por ela com o meu pai e pelos muitos anos que por lá passei férias.. há depois um leque de outras praias que vão fazendo fila e que posso considerar um pouquinho como a minha praia. 

Escolha de praias adiante, com esta pergunta surge uma linha especial para o Verão, d'O Boticário, pensada na estação, do ano, mais quente, brilhante e radiante. Uma linha super limitada que traz a frescura e a leveza necessárias para viver o Verão em pleno.  
De "Qual é a sua Praia" há dois produtos que destaco em particular e que já não largo: a loção hidratante iluminadora, que para além de garantir a máxima hidratação após a exposição ao sol, deixa a pele com um brilho especial,  iluminada, destacando o bronzeado. Perfeita para uma saída à noite bem brilhante!; e o sabonete líquido que para além de manter o toque suave e macio, tem uma fragrância bem fresca e refrescante, uma fragrância cítrica apetecível e apaixonante (mas não vale andar de mão colada ao nariz, por exemplo!). 




Artigo escrito em parceria com O Boticário.

Ciclo de Cinema Blaxploitation na Cinemateca Portuguesa


O AFRICA.CONT/CML e o Festival de Cinema Queer Lisboa levam até à Cinemateca Portuguesa, à Galeria Zé dos Bois, ao c.e.m. – centro em movimento e ao Fontória Blues Caffe o ciclo "Are you for real?" Uma viagem Afrofuturista do Blaxploitation às Utopias Queer Visuais e Sonoras, com a apresentação de filmes, instalações, performances, workshops de voguing, de um livro e a presença de convidados internacionais.



Este ciclo, que se vai realizar de 4 a 11 de Julho, pretende olhar, sob uma perspectiva queer, para o movimento cinematográfico blaxploitation e para a estética e filosofia afrofuturista, explorando questões ligadas à raça, género e sexualidade. 

Na noite de abertura (4 de Julho) será exibido o filme ‘Space is the Place’ (1974), de John Coney, que conta com o argumento e banda sonora do músico Sun Ra (1914-1993), um dos grandes nomes deste movimento. Sobre o mesmo músico será ainda exibido o documentário produzido pela BBC, ‘Sun Ra: Brother from Another Planet’ (2005), de Don Letts, ‘ A Joyful Noise’ (1980), da autoria de Robert Mugge, e ‘The Last Angel of History’ (1996), de John Akomfrah.

Destaque também para o cineasta britânico Isaac Julien, que vai ter neste ciclo cinco filmes da sua autoria: ‘Territories’ (1985), ‘Young Soul Rebels’ (1991), ‘The Attendant’ (1993), ‘Darker Side of Black’ (1994) e ‘BaadAsssss Cinema’ (2002).

Na noite de encerramento (11 de Julho) será exibido o documentário ‘Paris is Burning’ (1990), de Jennie Livingston, que examina os meios pelos quais uma comunidade de gays e transgéneros “negros” e “latinos” nova-iorquinos encontram e constroem sustento, criatividade e famílias.

O ciclo chegará ao fim, no dia 11 de julho, com uma festa no clube Fontória Blues Caffee, local que irá também proporcionar workshops de voguing, com entrada livre.

A programação completa e horários pode ser consultada aqui.

Desejos Masculinos: Sob o filtro Instagram


Parecem estar sob o efeito de um filtro do Instagram, mas não. Os novos Reebok Classic Washed Canvas são assim mesmo. Não precisam de filtros para se assumirem giros e para fazerem as delícias do público masculino. Um objecto de desejo para este Verão, que dá um toque desportivo a qualquer look e idade. Os ténis arrasam quer na moda feminina como na masculina, é impossível resistir a não querer andar de sapatilhas nos pés!





Rota dos Hambúrgueres Hellmann´s

As hamburguerias gourmet estão cada vez mais na moda e, por isso, a Hellmann’s decidiu lançar até ao dia 31 de Julho a Rota dos Hambúrgueres Hellmann´s

Ao todo são 52 estabelecimentos conhecidos pelos seus hambúrgueres, em Lisboa e no Porto, onde será possível degustar um hambúrguer especial que tem como ingrediente comum a maionese Hellmann’s.

O preço dos hambúrgueres ronda os 8 euros e ao percorrer esta Rota é possível ir coleccionando autocolantes, correspondentes aos hambúrgueres Hellmann’s, que depois poderão ser convertidos em bilhetes de cinema.

Em Lisboa fazem parte desta Rota: Guilty by Olivier, Bolo do Caco – Hamburgueria Gourmet Oeiras, Lateral Bistro, Hamburgueria Gourmet Café do Rio, Hamburgueria 21, Burger Rouge, Perfect Burgers, Oficina do Duque, Dog Town Burger Joint, Marcelino Beach Club, Hamburgueria da Parada, U-try, Hamburgueria do Técnico, Bun’s, Hamburgueria Insular, A Loja, Entre Nós, 2 Good, Hamburgueria Portuguesa, Hamburgueria da Linha, Gutsy, NY Sliders, Munchie – The Burger Kitchen, American Music Burguer, Hamburg – The Burger House e Bar do Guincho.

No Porto esta iniciativa abrange os restaurantes Munchie – The Burger Kitchen, NY Sliders, Baixa Burguer, Bugo – Art Burgers, 01 Hamburgueria, Tasca Caseira, Hamburgueria do Mercado – Foz do Douro, Peebz, Taste – Burguer/Café, Tasquinha do Caco, Pão que ladra não morde, Dona Maria Pregaria, Romeo Giulietta.



Majestic no The Oitavos


No passado dia 18 de Junho rumámos até ao The Oitavos, na Quinta da Marinha, para conhecer a Majestic e a sua colecção Primavera Verão 2016.

A Majestic é uma marca norte-americana que se afirma pelo seu lifestyle desportivo, estabelecendo uma ligação com as principais ligas desportivas norte-americanas, nas mais diversas modalidades - por exemplo basebol e basquetebol - e com o quotidiano de qualquer cidadão comum. É uma marca feita para os fãs da moda, do estilo e da roupa desportiva, bem como para aos fãs das ligas norte-americanas que representa.

Num evento, que decorreu num dos hotéis mais luxuosos de Cascais, a Majestic juntou desporto, moda, música, gente gira e animação e apresentou uma colecção capaz de deliciar qualquer um, de fazer render ao look desportivo até as pessoas mais formais. Peças para adultos e crianças, desfilaram ao som do Dj da marca e provaram que um toque desportivo pode fazer a diferença e que este tipo de roupa não serve apenas para praticar desporto.








A título de curiosidade, todos os anos são feitas mais de 1 milhão de camisas pela Majestic, sendo a mesma a líder de vendas de merchandising desportivo oficialmente licenciado.


Infeções Urinárias


A infeção urinária é uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É decorrente da presença de agentes infecciosos em alguma parte do sistema urinário, sendo que quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite; quando acomete a bexiga, é chamada de cistite; quando atinge a uretra, recebe o nome de uretrite.



A bactéria que habitualmente é responsável pelas infecções urinárias é a Escherichia coli, que compõe a flora intestinal normal dos seres humanos.

Embora possa afetar indivíduos de ambos os sexos, e de todas as idades, é mais frequente nas mulheres. A causa desta situação deve-se essencialmente a fatores anatómicos, uma vez que a uretra desemboca próximo à entrada da vagina, local onde a flora bacteriana abunda. Outro motivo frequente para a ocorrência desse tipo de infecção é o hábito de higiene após defecar ou urinar, levando o papel higiénico na direcção ânus-vagina, facilitando a migração de bactérias intestinais até a vulva. Além disso, a uretra feminina é muito mais curta quando comparada com a masculina, facilitando o caminho desses microrganismos até à bexiga. 

Outros fatores que podem provocar infecções urinárias:
  • Gravidez, pois nesta época da vida da mulher, há uma diminuição da defesa do organismo da mesma, bem como aumento da hormona progesterona, que causa um relaxamento maior da bexiga, favorecendo a estase urinária;
  • Diabetes;
  • Climatério;
  • Obstrução urinária, quando algum fator está impedindo o fluxo urinário;
  • Inserção de corpos estranhos na uretra, pois estes podem carregar bactérias para o interior do trato urinário;
  • Moléstias neurológicas, pois estas podem interferir no esvaziamento da bexiga;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infecções ginecológicas.
Entre as manifestações clínicas observadas em infecções do trato urinário estão:
  • Dor e ardor ao urinar;
  • Dificuldade para iniciar a micção;
  • Urgência miccional;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades;
  • Urina com mau odor e coloração alterada;
  • Hematúria (urina com sangue) em certos casos.
Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e êmese.

O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com exame de urina, o qual pode evidenciar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que auxiliam no diagnóstico. A urocultura também costuma ser solicitada, sendo que esta ajuda na identificação da bactéria causadora da infecção.

Em alguns pacientes, especialmente crianças e indivíduos com histórico de infecção urinária, é necessário realizar exames de imagem, como a ultra-sonografia e radiografias com contraste das vias urinárias, entre outros. Estes exames auxiliam na presença de defeitos congénitos que favorecem o desenvolvimento deste tipo de infecção.

O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos, sendo este normalmente escolhido de acordo com o resultado da urocultura. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção urinária e o antibiótico de escolha. É de extrema importância que o tratamento seja realizado por completo, de acordo com a prescrição do médico, para evitar recidivas.

A prevenção das infecções urinárias é feita através da adoção de algumas medidas:
  • Ingestão de bastantes líquidos ao longo do dia;
  • Evitar reter urina, devendo urinar sempre que sentir necessidade;
  • Praticar relações sexuais com proteção;
  • Urinar após as relações sexuais;
  • Não utilizar antibióticos indiscriminadamente.

Para as mulheres, outros cuidados também devem ser tomados, como:
  • Limpar-se sempre de frente para trás, após utilizar o toalhete;
  • Lavar a região perianal depois de evacuar;
  • Evitar o uso por longos períodos de absorvente íntimo;
  • Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético.
Fonte: Mega Arquivo

O Futuro É Eléctrico



É algo curioso isto de se considerar que, em pleno Século XXI, “o futuro é eléctrico” se pensarmos que os primórdios desta energia remontam à Grécia Antiga, quando Thales de Mileto, filósofo, astrónomo e matemático grego qu viveu de 634 a 548 a.C., testemunhou a primeira manifestação de electricidade estática, após esfregar um pedaço de âmbar numa pele de carneiro. 

Depois dele perfilaram-se dezenas de outros visionários do tema, dos menos conhecidos a nomes com Stephen Gray, o britânico que em 1729 descobriu como controlar a electricidade; Benjamin Franklin, americano que descobriu em 1750 que os relâmpagos são descargas eléctricas e idealizou os pára-raios; ou Thomas Edison, outro oriundo de terras do Tio Sam que, em 1879, apresentou a lâmpada da incandescência, pondo fim à iluminação tradicional, por chama de azeite, gás, etc.

Fotos: Heijmans Infrastructure/designer Daan Roosegaarde
Outros viram os seus nomes imortalizados nas unidades de medida inerentes às suas descobertas: o “watt” (W) de potência eléctrica de James Watt, escocês que em 1788 inventou a máquina a vapor e deu início à 1ª Revolução Industrial; o “volt” (V) de potencial eléctrico de Alessandro Volta, italiano que em 1799 cria a primeira pilha eléctrica; o “ampere” (A) de intensidade de corrente eléctrica de André Marie Ampère, francês que estabelece em 1820 as leis do electromagnetismo; ou ohm (Ω) de resistência eléctrica do alemão Georg Simon Ohm, que em 1827 desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica por circuitos. 

Não admira, portanto, que existam projectos grandiosos, em fase de estudo ou já implementados, como o que a cidade holandesa de Nuenen, na região de Gerwen en Nederwetten, viu nascer. Falo do Van Gogh Bicycle Path, um projecto do Studio Roosegaarde de um percurso para bicicletas que brilha no escuro. Conheça-o aqui:



Deve ser uma experiência e tanto, não? Tal deve-se à concepção do pavimento, que integra milhares de pedras luminosas dispostas em espiral, carregadas pelo sol de dia, brilhando quando anoitece. Para já numa extensão de 600 metros, o percurso ilumina-se de modo inovador e ecológico, transformando todo o conceito do ciclismo de lazer, nomeadamente. Mas fá-lo de um modo também cultural, já que também se homenageia o pintor local Vincent Van Gogh, em especial o seu quadro “Noite Estrelada”.

Fotos: Thales de Mileto, Stephen Gray, Benjamin Franklin, Thomas Edison, James Watt, Alessandro Volta, André Marie Ampère e Georg Simon Ohm (da esquerda para a direita, de cima para baixo; fonte Google Search)



Note-se que este percurso eléctrico para bicicletas serve de estudo e antecipação a outro projecto, substancialmente mais abrangente, de que vos falarei numa próxima edição do Trendy Wheels. Espero por si desse lado!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

200 Calorias



É inevitável comer e não pensar na carga calórica dos alimentos que ingerimos. Aos poucos, as pessoas começam a tomar alguma atenção aos rótulos dos alimentos que consomem e vão fazendo contas para manter a linha. Contudo, a ideia de que o saudável pode ser comido sem restrição continua a imperar n’algumas mentalidades, o que se pode revelar um erro fácil para quem faz contas para manter a linha. Um grande exemplo é a fruta. Sempre fomos habituados ao “come fruta que faz bem” mas esqueceram-se de nos alertar para as quantidades de açúcar que esta possui.

O contacto com a realidade leva a crer que as pessoas continuam a reger-se por mitos nutricionais levando-as a cometer excessos, mesmo achando que não. Mas vamos quantificar e voltar ao tema inicial, as CALORIAS. Por exemplo, 200 calorias.

Sabe o que são 200 calorias? 


Desejos Masculinos: Police!


Os acessórios completam e muitas vezes fazem um look, não precisam de ser muito chamativos ou em grande quantidade. Às vezes um acessório, apenas, clean é o suficiente para marcar. É o caso desta pulseira em malha grossa de aço inoxidável e fecho com a chancela da Police. Uma pulseira que vai deixar o coração de muitos homens a palpitar.. afinal não são só as mulheres que são vaidosas!


Loja de Solidariedade Online - BIPP



Olá a tod@s!

Deparei-me com uma maravilha da tecnologia, que é a doação online.

Claro que já toda a gente que anda pelas internets já se deparou com várias maneiras de poder ajudar online, mas neste caso, é ainda mais simples, imediato e eficiente!

Falo-vos da Loja de Solidariedade Online:




Criada pela Agência OutDare, a Loja de Solidariedade Online é uma ideia pioneira que se tornou uma iniciativa com pernas para andar da Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência.

A partir de somente Eur 1,00 como valor-base de doação, é possível ajudar um produto ou actividade específica, constantes nesta plataforma, que têm os mais variados níveis de abrangência.

O processo é simples - é como se fosse uma "compra" online!

Escolhe-se a actividade ou produto que se queira ajudar, na barra mede-se o valor monetário a doar, adiciona-se ao "carrinho" e procede-se para checkout, selecionando o método de pagamento (Cartão de Crédito ou Referência MB) e dado instrução se se pretende obter um recibo de donativo (para posterior inclusão no IRS).

Joana Santiago, Presidente do BIPP – Inclusão para a Deficiência, refere que “existe, muitas vezes, uma grande resistência em fazer doações, quer por se pôr em causa qual será o destino final desse dinheiro, quer por não se ter controlo na forma como serão aplicados esses fundos. Foi para facilitar e clarificar o processo de doação que criámos, em conjunto com a OutDare, esta loja online de solidariedade”, adicionado ainda que “queremos passar o poder para o lado dos doadores, dando-lhes a oportunidade de escolherem como e onde vão ser utilizadas as suas doações.”

Espreite, "acenda a luz" no site e veja o sorriso da menina que tão bem nos recebe no site do BIPP - e depois de contribuir.... sorria também! Dar não dói!



We are all under the same sky
AMC*

Top5 Fim-de-Semana


Dias quentes e solarengos combinam com fins-de-semanas longe da agitação do dia-a-dia e perto de um sítio para um bom mergulho. Pode ser na praia ou numa agradável piscina, pelo meio da Natureza, o que não pode faltar mesmo são umas quantas coisas mais que essenciais a ter num desses fins-de-semana, que se querem giras e com aquele toque de estilo (sem precisarem de ser "too much information"). A mala de viagem, os óculos de sol, o biquíni, umas sandálias e uns calções de ganga fazem parte do meu top 5 para a dita escapadinha. Sem levar muita coisa atrás, ficando-se apenas pelo básico e essencial. Os calções de ganga e as sandálias assumem a sua versatilidade e transitam do dia para a noite, podendo ainda acompanhar a viagem. O biquíni é a peça durante o dia, bem como os óculos de sol que acompanham as duas atrás mencionadas. Quanto à mala de viagem essa leva a restante "tralha" necessária, que pode bem passar por duas ou três partes de cima, uma ou duas para o dia e outra para a noite, bem como lingerie, produtos de higiene e afins..







Um Trio para as Férias


Não tarda nada e o povo vai a banhos, esquecendo-se das promessas eleitorais, dos grandes escândalos e das trocas e baldrocas futebolísticas, que nos enchem páginas e páginas de jornais e os noticiários, em conteúdos que se repetem até à exaustão! Chega, por isso, a altura de preparar a família e amigos, bem como pensar onde meter a tonelada de ‘tralha’ que nos acompanha nas ditas e que, muitas vezes, nem chegamos a usar! Trago-vos, assim, três sugestões com diversas filosofias associadas, novidades que se adaptam na perfeição àquele tão ansiado objectivo: o Mazda CX-3, o Citroën Berlingo Multispace e, desta mesma marca, a família C4 Picasso.

Fotos: José Pinheiro, Citroën (oficiais) e Mazda (oficiais)


Nem era para ser este o tema a explorar, mas o que fazer quando me é dada oportunidade de – mesmo que em trabalho – de ficar a conhecer, em apenas uma semana, várias novidades disponíveis em Portugal? Posto isto e para que também possam ficar a par destas estreias, aqui estão elas, por ordem cronológica. 

A japonesa Mazda acaba de desvendar o CX-3, a sua mais recente criação KODO e logo num espaço emblemático de Lisboa. Apresentou-o à imprensa no passado dia 2 na Pousada de Lisboa, espaço do Grupo Pestana e que seria oficialmente inaugurado dois dias depois. Coube, assim, ao pequeno crossover citadino mostrar-se aos jornalistas nacionais em jeito de pré-inauguração daquela novidade hoteleira, sita bem no final da Rua do Ouro, já virado ao Terreiro do Paço, Se há vários séculos foram as caravelas lusas quem dali saiu dando novos mundos ao mundo, agora foi o CX-3 quem também dali saiu, mas para os Concessionários Mazda, ávidos de os mostrar (e vender) ao público luso.




É pequenino q.b. para quem procura um modelo com design cativante e com um interior igualmente muito apetecível, principalmente se escolhido no nível de topo, com os todos packs incluídos. Tem um único motor diesel 1.5 SKYACTIV-D de 105 cv, tracção a duas ou quatro rodas, caixa manual ou automática, dois níveis de conteúdos – Evolve e Excellence – mais um conjunto de opcionais e de packs suficientes para atingir a maioria dos gostos dos clientes que seguem as mais recentes tendências de moda automóvel. Os preços do novo Mazda CX-3 começam nos 22.970 euros, destacando-se as três cores Cinza Ceramic, Vermelho Soul e Branco Pérola da palete de 10 tons possíveis para o modelo. 

“Tendência” é, também, a palavra-chave nos Citroën C4 Picasso e na sua declinação de sete lugares Grand C4 Picasso que, não sendo novos na íntegra, apresentam duas novidades em termos de motores para o nosso mercado – um gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e outro diesel 1.6 BlueHDi de 120 cv – este último associado a uma também nova caixa automática. Fui conhecer estes motores um pouco mais longe, em Aix-en-Provence, na região francesa de Marselha, conjuntos que mostraram ser simultaneamente espevitados, poupados e amigos do ambiente e, assim, ideais companhias para as tais viagens de férias sem stresses.




Aliás, estas telas sobre rodas têm espaço para os tais cinco ou sete viajantes e mais os “pequenos nadas” que os acompanham nas ditas, somando-se-lhes a imensa tecnologia a bordo, seja para ajudar o condutor ou entreter os seus acompanhantes, sempre ligados ao mundo virtual. Novas soluções que estão integradas numa gama composta por 10 versões C4 Picasso, cujos preços começam nos 25.500 euros, e também uma dezena de Grand C4 Picasso, estas vendidas de 27.600 euros para cima. 

Em simultâneo, sob as mesmas temperaturas bem quentinhas, conheci o novo Berlingo Multispace XTR. Uma proposta também da marca francesa ideal para aventureiros, surfistas, campistas de ocasião, skaters, praticantes de BTT, escalada, pesca e outras actividades lúdicas ou, muito simplesmente, grupos de amigos em viagem para concertos de Verão, idas à praia ou para o campo, sem quaisquer preocupações com a areia no carro, se o mesmo fica sujo de terra, ou até se têm de lá dormir dentro!




Há uma certeza: a de que lá cabe (quase) tudo, sendo este o seu maior argumento – como, aliás, se pode ver nas imagens – com ‘buraquinhos’ para guardar tudo e mais um par de... chinelos! O motor é o mesmo diesel de 120 cv dos Picassos acima, pelo que a qualidade e as ‘vitaminas’ para chegar a tempo a todo o lado estão garantidas! Quanto a preço, este Berlingo Multispace XTR custa 28.770 euros esta versão com este motor e este nível de equipamento de topo, mas há mais propostas, numa gama que começa nos 25.000 euros. 

Como se pode ver, novas ideias não faltam, com o pequeno crossover Mazda CX-3 direccionado para os casais de aventureiros, em ambiente citadino ou em busca de percursos fora-de-estrada pouco demolidores, que lhes permitam algum exclusivismo no sítio onde possam fazer… o bom do piquenique; os bem mais familiares Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso para quem goste de viajar com estilo e conforto, com inúmeras mordomias a bordo; ou ainda o bem mais simplista e descontraído Citroën Berlingo Multispace XTR em que, uma vez parado algures em parte incerta, quase permite que se façam ‘raves’ a bordo, sem preocupações de maior ou incomodar os vizinhos. 

Posto isto, deixo-vos os votos de umas excelentes férias, esperando, ainda assim, que me continuem a ler todas as 4as feiras, sem falta! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Trendy Music #22


Tem acompanhado a actualidade musical em Portugal? Não? Então não se preocupe! É precisamente para o manter actualizado que cá está o Trendy Music! Esta semana trago-lhe dois regressos inesperados e uma jovem banda que promete bastante!

Todos os cantores (e bandas) que escolhem a língua inglesa para expressar o seu talento e a sua arte vêem-se constantemente confrontados com duas perguntas: “Porque escolheram cantar em inglês?” e “Algum dia vão cantar em português?”. Muito recente David Fonseca respondeu de forma muito clara à segunda pergunta acima mencionada lançando duas músicas cantadas inteiramente na língua de Camões. 

Esta não foi a primeira que vez que o ouvimos cantar em português dado que já o fez algumas vezes. Mas em todas as vezes que o fez foi em projectos paralelos ou colaborações específicas e não para um álbum seu, a solo. Também por isso estas duas faixas ganharam ainda mais significado junto dos fãs do cantor. 

Estes lançamentos não tiveram qualquer aviso, ou preparação, simplesmente aconteceram. Em dois dias diferentes, separados por uma semana, David Fonseca lançou as músicas e os respectivos videoclips. 

Primeiro foi “Futuro Eu” e, de seguida, “Sem Aviso”. As duas faixas podem ser escutadas abaixo e compradas em formato digital nos locais do costume. Para o Trendy Music este regresso está mais do que aprovado. Porque não termos, um dia destes, um álbum de David Fonseca inteiramente em português? Olhe que esse dia já esteve mais longe!





Sabe quem é que também está de regresso? Eu dou-lhe duas pistas: é uma banda portuguesa oriunda do Porto e há muito que os fãs pediam o seu regresso. Não, infelizmente (ou talvez felizmente, não sei), não são os Heróis do Mar. São, isso sim, os X-Wife!

Depois de uma pausa de quase três anos, durante o qual João Vieira e Rui Maia editaram álbuns com novos projectos como White Haus e Mirror People, e Fernando Sousa juntou-se aos Best Youth, There Must Be a Place e PZ, os X-Wife regressam com um novo single “Movin’ Up”.

Agora acompanhados por Nuno Sarafa, na bateria, o single foi produzido pela banda e pretende mostrar uns X-Wife com o aproveitamento das suas recentes experiências paralelas e os seus 13 anos de carreira.

O videoclip é protagonizado pela actriz Sigrid Deforche, tem a realização de André Tentugal (a voz e a mente por detrás dos igualmente geniais We Trust, que consegue aqui um trabalho muito sólido e demonstrativo do seu talento) e é um regresso em grande. Os X-Wife ocuparam, novamente, o lugar que é deles por direito no topo da música portuguesa. Agora que venha o novo disco e os concertos para podermos todos disfrutar dos êxitos de sempre e das mais recentes faixas!

“Movin’ up” está já disponível nas plataformas digitais de venda e streaming (como o Spotify e o iTunes) e pode ser ouvido imediatamente abaixo. Em vista estão grandes palcos, onde o single será apresentado como o Festival Paredes de Coura.


Por último, mas não menos importante, quero falar-vos dos Amor Terror. 

Os Amor Terror formaram-se na primavera de 2011: Daniel Filipe e Miguel Morgado juntaram-se ao baterista Ricardo Rodrigues e pouco tempo depois chegou o baixista Bruno Barradas para completar a formação. Foi assim que nasceram os Amor Terror. 

Dois meses depois foram para estúdio e gravaram o seu disco de estreia. Teve como título “Lista Negra” e foi misturado e masterizado na Suécia. Depois veio a primeira digressão, que apenas terminou em Abril de 2012, apenas possível graças a uma marca de roupa que se associou ao projecto. Nessa altura, assinaram com a NMusic a distribuição digital do “Lista Negra” e gravaram, e lançaram, o videoclipe “Isabel”.

Até que surge o EP “A Culpa é Tua”. Foi editado no passado mês de Fevereiro pela Music In My Soul e já são conhecidos dois singles. “A Culpa é Tua” e “Fogo” são as duas faixas que podem ouvir desta jovem, e promissora, banda nacional.





O Trendy Music estará de volta em breve, com mais novidades da música nacional e internacional.

Ainda é Primavera!



O Verão está quase, quase a chegar, mas o certo é que ainda é Primavera! Ainda, celebramos as árvores floridas, que dão cor ao dia-a-dia. O chilrear dos pássaros, ainda, entoa nos nossos ouvidos. As borboletas e as abelhas, ainda, voam desenfreadamente pelo céu azul e salpicado por raios de sol primaveris. Nesta senda da celebração há ainda que usufruir da linha especial Bem-Vinda Primavera d'O Boticário. Para mim ideal para os fins-de-semana que se podem aproveitar para passar fora e levar na mala. O tamanho dos frascos é o ideal e a linha tem tudo o que é necessário a uns dias fora de casa.


Artigo escrito em parceria com O Boticário.

10 das Leis mais “Estranhas” do Mundo!


Para dar um pouco de ironia e humor à rubrica do Trendymind, hoje trago-vos uma pequena lista das leis mais bizarras que existem consagradas nos diversos ordenamentos jurídicos mundiais. 

Acreditem, no meio de tantas leis diferentes, adequadas a cada cultura, não seria de admirar que alguma nos parecesse algo mais “absurda”, que outra. No fundo, elas existem, e têm motivos culturais o sociais que fazem com que tivessem permanecido ou ainda permaneçam oficializadas. Até as nossas normas jurídicas podem parecer diferentes face a outras culturas. Mas não deixemos de as olhar com algum humor. Este é um artigo que encontrei e achei bastante interessante. Não tive possibilidade de investigar se são todas totalmente verídicas (fá-lo-ei, e caso não sejam, escreverei um artigo a explicá-lo), mas sem dúvida que não deixam de ser imensamente curiosas!

Canadá – Não se pode retirar um curativo em público no país. É ilegal, assim como em Alberta, se alguém esteve preso e foi libertado, tem direito de pedir uma arma carregada e um cavalo para deixar a cidade;

México - Devido à cultura mexicana, é proibido queimar bonecas em qualquer região do país;

Israel - Aos sábados, não é permitido enfiar o dedo dentro do próprio nariz. A lei vale para todos os homens que seguem a fé judaica, mas isenta os demais cidadãos.

França - Em memória a Napoleão Bonaparte, é proibido baptizar qualquer porco com o nome de Napoleão. Também é ilegal beijar na boca dentro do metro!

Espanha (Larajon) - Em 1999, um prefeito, Jose Rubio proibiu que as pessoas morressem no município, pois o cemitério da cidade já estava lotado. A proibição durou até que foi encontrado um novo terreno para contruir outro cemitério;

Singapura - a lei diz que é proibida a venda de pastilhas elásticas. A medida foi imposta em 1992, devido ao facto das pessoas cuspirem demasiado as pastilhas para o chão. Em 2004 foi aberta a excepção para as pastilhas de nicotina, que são apenas vendidas em farmácias ou centros médicos.

EUA (Kansas) – Nesta zona do país, é proibido servir vinho em chávenas de chá.

EUA (Chicago) - Na terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, é proibido comer quando o lugar onde estivermos começa a arder.

Inglaterra – Neste país da Europa, supostamente nenhum funcionário do governo britânico tem a permissão de morrer dentro do Parlamento. Se isso acontecer, existe a possibilidade de “o morto vir a ser preso”.


Um Eco(rk)hotel




É bem perto de Évora, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, que se encontra o Ecorkhotel – Évora Suites & SPA, uma unidade hoteleira de 4 estrelas. O edifício principal é completamente revestido a cortiça (funcionando como isolante térmico e acústico) e o hotel foi projectado de modo a obter a máxima eficiência energética, nomeadamente através da utilização de painéis solares.

O conceito de suites individuais é cada vez mais habitual no nosso país, no Ecork existem 56 suites, classificadas como standard ou premium, com ou sem kitchenette. Estas mini-casas com pátio privativo dispõem-se em filas pelos 38 mil metros quadrados do terreno, partilhando o espaço com árvores típicas do montado alentejano. 

A estadia foi realizada em dias ainda pouco propícios a um mergulho na piscina exterior, localizada no terraço do edifício principal, mas conseguimos usufruir da piscina interior, num espaço de linhas simples, modernas e com luz natural. O spa dispõe ainda de sauna e banho turco, bem como salas de massagem e relaxamento com cromoterapia. Para os amantes do desporto, existe um ginásio e bicicletas ao dispor dos hóspedes.

O que mais gostámos no Ecorkhotel? Do silêncio, do sossego, da simpatia com que somos recebidos, das suites espaçosas e da comunhão com a Natureza.