Nativa Spa Óleo Hidratante Nutritivo


Para quem não consegue ter um hábito de hidratar a pele após o duche, tal como eu, apresento-lhes uma solução bastante prática e com um efeito igualmente hidratante.

A minha solução vem de O Boticário e chama-se Nativa Spa Óleo Hidratante Nutritivo. Eu neste momento uso o de Açaí que tem um cheiro ótimo que se entranha na pele por horas, mas tem como opção outros aromas igualmente bons.

No fim do seu banho antes de secar aplique o óleo hidratante massajando a pele e no final retire o óleo passando novamente pelo duche.

A sua pele vai agradecer.


Artigo feito em parceria com O Boticário.

Burguer de Tempeh


Para quem é fã da Hamburgueria do Bairro, ou de hambúrgueres em geral, não pode deixar de experimentar o burguer do mês de outubro. 

Pois é! A Hamburgueria do Bairro todos os meses apresenta um burguer novo e não é a primeira vez que é vegetariano. Disponível em todas as lojas, para nos aconchegar o estômago (e a alma!) chegou-nos o Quebra-Nozes - burguer de tempeh (alimento altamente nutritivo produzido a partir da fermentação do feijão de soja, típico da Indonésia) em bolo do caco, com cogumelos salteados e cebola caramelizada e com base de tomate e alface. O toque final é a maionese de ervas, totalmente vegan! Absolutamente delicioso, para vegans e não vegans :)

Parece-vos bem? Ainda têm até ao final do mês para experimentar!


Halloween - Doces, Travessuras e Cinema



A celebração do Halloween na noite de 31 de outubro, um fenómeno relativamente recente no nosso país, tem vindo a crescer bastante de ano para ano, com diversas festas, paradas e concertos, que se baseiam maioritariamente na cultura pop americana. 

Para os mais fanáticos por filmes de terror, existe também a tradição chamada "31 Dias de Terror", que consiste básicamente em visualizar um filme de terror por dia, durante o decorrer do mês de Outubro. Para quem precisar de inspiração, existem dezenas de listas online, como esta

Sendo esta uma secção de cinema, deixamos algumas sugestões que misturam a celebração da noite das bruxas e a sétima arte: 

FOX Halloween Party


Local: Fábrica XL (Lisboa) 

Esta festa pede aos participantes que se vistam a rigor, e que, se possível, se inspirem nas personagens FOX. 

A festa, que promete muita diversão e sustos, arranca às 23 horas na Fábrica XL, com DJ Kamala, DJ Nokin e DJ João Vaz da Rádio Comercial.

Cabaret dos Vampiros


Local: Mob – Espaço Associativo (Lisboa)

A festa arranca às 21h30 com a projecção do filme 'Crú', escrito e realizado por João Camargo, onde acompanhamos uma vaga de zombies a devastar um Portugal pós-Troika.

Às 23h15 é altura do show dos irmãos Bellini, e a partir das 23h45 haverá DJ Set e muita animação.

Halloween na Hamburgueria da Praia


Local: Hamburgueria da Praia – Praia da Bafureira (São Pedro do Estoril) 

Com o restaurante decorado a rigor, a Hamburgueria da Praia vai ter filmes de terror, com a projecção dos clássicos Alien – O 8.º Passageiro, Pesadelo em Elm Street e Os Caça-Fantasmas

A música temática fica a cargo do DJ Josh Riot, numa noite que promete muita animação. 

(Reservas: eventos@sushifashon.pt)

Assembleia das Bruxas



O evento arranca com um jantar, que se inicia às 20 horas. Pelas 23h é exibido o clássico 'Nospheratu', de 1922. Após o filme a animação continua, com DJ set e consultas espirituais dadas por Lara Kardec. 

(Reservas: ola@donagertrudes.com)

Aos Nossos Campeões da Vida Real!


Não é só em desportos mais tradicionais, como o judo, a canoagem, o atletismo ou o pingue-pongue – só para referir alguns dos feitos mais recentes – que a bandeira de Portugal sobe aos lugares mais altos dos pódios internacionais. Tal também aconteceu numa competição tão fora do comum como o “World Rescue Challenge 2015”, o maior campeonato do mundo de desencarceramento de vítimas de acidentes rodoviários e trauma, em que os nossos profissionais de salvamento conquistaram lugares de grande destaque.

Foto: WRO/Jason Kay 



Não são raros os dias em que nos entram pelas televisões – pior ainda quando nos “batem à porta” – imagens de acidentes rodoviários em que, para além do aparato dos destroços em que se tornaram as viaturas envolvidas, se vê parte da intervenção destes profissionais no trabalho de extracção de vítimas ou no seu tratamento aos primeiros sinais de trauma. Nesta competição recriam-se essas realidades, colocando-se em confronto bombeiros e outros operadores de serviços de emergência e intervenção rápida, mostrando-se publicamente o seu difícil e desgastante – física e psicologicamente – dia-a-dia. Um “faz-de-conta” em que não há a pressão e demais condicionantes humanas inerentes a um acidente real, mas onde continua a haver a dedicação à causa e o trabalho de equipa, bem como a luta contra o cronómetro, algo que pode significar uma vida salva ou perdida. 

O mais recente medir de forças decorreu sob a pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em meados de Outubro, palco onde a bandeira nacional subiu mais alto, fruto do trabalho conjunto dos elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Diogo Lourenço Fernando Mafra, Miguel Duarte, Ricardo Couto, Rui Mexia, Rui Oliveira e Vítor Gomes venceram esta 17ª edição do “Campeonato do Mundial de Salvamento e Trauma”, resultado que sublinha um outro alcançado há um ano, quando a equipa lisboeta foi reconhecida no Reino Unido como a que maior evolução havia tido a nível mundial!

Fotos: WRO/Jason Kay e Câmara Municipal de Lisboa



Valorosos lusos que garantiram a maioria dos troféus em disputa, com a vitória à Geral suportada por quatro 1ºs lugares em categorias individuais – Comando, Médico, Equipa Técnica, Intervenção Rápida – juntando-lhes, ainda, um 2º lugar em Equipas Complexas e um 3º em Equipas Standard. 

As cores nacionais subiram ainda num outro mastro, desta feita como resultado da acção dos dois representantes dos Bombeiros Voluntários de Parede, Mariana Campilho e Sebastião Esquível, que alcançaram um excelente 3º lugar na categoria de Trauma. Isto depois de, umas semanas antes, o denominado “Parede Trauma Team” ter garantido o 1º lugar no respectivo Campeonato Nacional.

Fotos: André Nobre Fotografia

Resultados obtidos após cinco dias de intensa actividade, onde cerca de 500 elementos de 34 das melhores equipas do mundo mostraram porque se destacam nos seus países em operações pós-acidente. Corporações de 18 países, oriundas dos quatro cantos do mundo, foram recebidas pela anfitriã Portugal, país que, para além do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e dos Bombeiros Voluntários de Parede, contou com a experiência e credenciais do Batalhão de Sapadores do Porto, dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz e dos Voluntários de Cacilhas, Aguda e Sul e Sudoeste do Barreiro, todas elas fazendo frente aos seus congéneres internacionais. Competiram nas provas de Trauma e de Desencarceramento, aqui recorrendo a cerca de uma centena de destroços de acidentes reais, disponibilizados pela Polícia Municipal de Lisboa, com que se criaram os tais cenários.

Fotos: WRO/Jason Kay e Câmara Municipal de Lisboa 



“O objectivo é dar a conhecer as avançadas técnicas utilizadas pelas equipas de socorro a nível mundial, o desenvolvimento e o aprimorar das habilidades dos diversos elementos” referiu à imprensa um elemento da organização, acrescentando que também “se pretende aumentar a consciencialização da sociedade para o problema global dos acidentes e mortes na estrada”. 

Mais informações e fotos sobre esta prova organizada pela Câmara Municipal de Lisboa nas páginas de Facebook da World Rescue Organisation (WRO) e da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD)

Dedico, por isso, este texto a todos os Bombeiros e demais salvadores das nossas estradas, casas, florestas e sociedade em geral. Tantas vezes esquecidos, ou pelo menos não tão valorizados como decerto merecem, são um dos mais notáveis símbolos da nossa comunidade. Aos nossos Campeões da Vida Real! Obrigado por estarem aí!



Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

6ª Edição Rota de Tapas Estrella Damm



A Rota de Tapas Estrella Damm vai já na sua 6ª edição e não pára de surpreender. Nesta edição o tema são as conservas, aliando uma tradição nacional ao prazer de tapear. 

O Trendy Mind foi assistir à apresentação desta nova Rota que teve início no dia 15. O evento de apresentação decorreu no Mercado de Santa Clara, onde se encontra em exposição a colecção particular do Centro de Artes Culinárias, que conta com mais de 200 latas de conserva. 

O conceito é o mesmo das Rotas anteriores, vários pontos de venda espalhados por Lisboa e Porto, onde podemos experimentar uma tapa e uma Estrella Damm por 3€. As tapas foram especialmente criadas para este evento tendo por base a utilização de uma conserva. 

Em Lisboa existem 60 tapas diferentes para experimentar, havendo ligações entre os bairros através de Tuk Tuk (basta juntar 6 amigos e ter já dois carimbos no mapa da Rota). No Porto são 29 os locais que aderiram a esta iniciativa, nas zonas da Ribeira e da Baixa (e quem juntar 4 carimbos poderá viajar no Estrella Damm Bus num roteiro turístico que acontece à sexta e sábado das 18:30 à 00:30 e domingo das 16 às 20 horas).

Para além de experimentar deliciosos petiscos, quem participar neste edição e juntar três carimbos diferentes, poderá habilitar-se a ir até Barcelona e desfrutar de um jantar num restaurante gourmet de tapas. O mapa carimbado devera ser deixado numa das tômbolas disponíveis nos restaurantes aderentes e fazer o upload de uma fotografia na página de Facebook da Estrella Damm, ou colocar a fotografia juntamente com o hashtag #rotadetapas no Instagram ou Zomato.




Nova Maquilhagem H&M


Olá meus amigos!!!

Recentemente, a H&M lançou a sua nova linha de beleza que inclui cuidados de corpo, de cabelo, maquilhagem e acessórios de maquilhagem. Estes novos produtos foram resultado de uma parceria com líderes da indústria de cosmética e são fabricados de acordo com as normas da União Europeia, prometendo produtos de qualidade a preços acessíveis.

Visitei a loja H&M do Chiado que já recebeu um novo e amplo espaço dedicado aos novos produtos, um espaço bem iluminado, com uma apresentação de produtos muito clean.

Para um primeiro teste escolhi adquirir duas sombras de olhos, um creme para o cabelo e um lápis para lábios de fixação do baton.

As embalagens têm um design muito simples, mas moderno, com um toque retro e os preços são acessíveis.

Escolhi as sombras de olhos de longa duração HIGH IMPACT EYE COLOUR nas cores MOLTEN MAUVE e ACT YOUR BEIGE.

São tons que se encaixam dentro dos terras e que ficam bem com qualquer cor de olhos.

A textura é de um pó cremoso que se espalha muito bem e de forma uniforme nas pálpebras, tanto com um pincel, como também com a ponta dos dedos e têm um acabamento acetinado, óptimo para usar durante o dia. Usei as duas cores juntas, pois complementam-se. Apliquei a cor mais clara ACT YOUR BEIGE em toda a pálpebra móvel e terminei com a mais escura MOLTEN MAUVE no côncavo e também junto à raíz das pestanas inferiores, esfumando bem com o pincel.

Terminei aplicando o eyeliner em caneta, também da H&M junto à raíz das pestanas superiores e aplicando máscara de pestanas.

As sombras custam €5,99 cada, um preço acessível, mas ainda assim um pouco mais do que estava à espera, tendo em conta que a embalagem não é grande contendo apenas 2g de produto...

Apesar de não ser a minha área, a titulo pessoal resolvi comprar o bálsamo anti humidade para cabelo encaracolado. Posso dizer-vos que a textura é de um creme rico, mas que não se espalha com muita facilidade. Convem aplicar no cabelo húmido, mas temos de massajar bem para ser absorvido. O aroma não é dos melhores e não vi grande diferença no meu cabelo que ficou um pouco eriçado depois de o secar com o secador. Supostamente este bálsamo serve para o cabelo ficar mais liso e não frisar com a humidade, mas penso que fica um pouco aquém do que promete. O bálsamo pode ser adquirido por €7.99 e a embalagem contém 150 ml.

Irei testar, no próximo artigo, o lápis fixador de baton, pois pretendo testá-lo no meu trabalho, durante todo o dia, debaixo de luzes fortes e ar condicionado (prova de fogo)!







Tendências Outono Inverno 15/16 no Masculino


O Outono já começou, ainda que tímido, e como tal está mais que na hora de falarmos daquelas que são as tendências que marcam esta estação e marcarão, também, a próxima. Não vale adiar mais, afinal há compras a fazer e looks a pensar!

Leather - A pele, sobretudo o cabedal, é daqueles materiais que nunca saem de moda. Um casaco de cabedal, por exemplo, é sempre uma peça intemporal e que deve figurar em qualquer guarda-roupa, seja qual for o estilo é transversal ao mesmo e á idade, será sempre uma questão do modelo escolhido. No entanto, este Outono Inverno, no que confere à pele, são as calças as grandes protagonistas. Uma das grandes inspirações provém do Rock'n'Roll. Por de trás da palavra "pele" surgem adjectivos como sofisticação e luxo, qualquer look com uma peça deste material ganha elegância e um toque próprio, mesmo um "messy style" ou "bad boy".

Oversize - A tendência oversize há muito que era vista no guarda-roupa feminino, aos poucos foi entrando, também, no closet masculino, começando a sua afirmação no início de 2015 e ganhando o destaque total nas estações mais frescas, que agora se iniciam. Normalmente, esta tendência surge em looks mais jovens, desportivos, associados ao "messy style", ao "bad boy", ao "swag".

Oversize Jacket - Ou, vulgarmente chamado, casaco 3/4 é uma das peças referências para se agasalhar, nos dias mais frios. Mais ou menos clássico, é transversal nas idades e estilos, tudo dependerá do modelo que for escolhido.

Burgundy -  Se há cor destaque para as estações frias é esta. Uma cor que se assemelha ao tom do vinho, mas que é ligeiramente mais avermelhada.

Sport Style - Há muito que o Sport Style deixou de estar associado à prática de desporto. Os ténis nos pés, para looks do dia-a-dia, em pessoas cujo desporto não é a sua área profissional, é completamente banal e cada vez mais em voga, bem como casacos desportivos, sweats e até mesmo calças. A influência do sport style pode ser maior ou menor, pode aparecer em pequenos apontamentos ou num look quase integral.

Army -  Não é de agora a inspiração militar no que diz respeito à moda, basta nos lembrarmos que o banal trench-coat foi criado, pela Burberry, para o exército britânico, na I Guerra Mundial e rapidamente passou para "as ruas do mundo". A influência militar está nos pormenores mais subtis, como botões a lembrar os usados em fardas ou os tons das mesmas até às coisas mais evidentes, como um padrão camuflado ou um casaco que segue inteiramente o modelo de uma casaco de farda.

Animal Print - O print animal chega ao closet masculino. O destaque maior vai para o padrão leopardo.

Messy Style - É aquele descuidado cuidado. Aquele ar de quem nem pensou no que ia vestir, mas que por acaso até pensou, nem que tenha sido apenas um pouco. É aquele estilo que combina e descombina na perfeição. Cujas calças são de algodão e a camisola parece meia de andar por casa. Aquele "messy style" que conjuga várias tendências e, em simultâneo, as desconjura, que joga com o roto, o desalinhado, os algodões e as malhas trapalhonas, os gorros e as camisas abertas e desconcertantes.

Turtleneck - As golas altas invadem o guarda-roupa dos homens. Seja em casacos ou camisolas, mais ou menos grossas, elas vêm agasalhar o pescoço, nos dias mais frescos. Podem surgir por baixo de camisas, em camisolas "secundárias" ou como protagonistas numa camisola de algodão ou malha.

Lenços&Cachecóis - Os lenços e os cachecóis assumem um destaque particular nas estações mais frias do ano. Surgem compridos e curtos, mais ou menos largos. Em looks mais ou menos cuidados.  O lenço vai do mais simples e tradicional, por exemplo até dentro de uma camisa, ao mais largo e desalinhado, a beber do "messy style". O cachecol segue a mesma linha do lenço, do tradicional ao mais extravagante.

Baggy Trousers - As calças baggy são outra das peças de eleição deste Outono Inverno. Estamos habituados a vê-las associadas a estilos mais desportivos e jovens, em materiais mais casuais, mas o certo é que nestas estações surgem, também, em looks mais cuidados, em tecidos mais nobres e associados a situações menos casuais.

Andrógino - Cada vez mais a moda assume uma linha transversal, surgem peças masculinas mais delicadas e românticas, bastante associadas a uma linha andrógina. Os tons pastel e os padrões suaves deixam de pertencer apenas ao guarda-roupa feminino e passam a integrar, igualmente, o armário masculino. É o efeito andrógino.

Fur - Aquela tendência que surgia sempre associada ao closet feminino passa para o guarda-roupa masculino com mais ênfase. O pelo transmite a mensagem e luxo e opulência, elegância e classe.




HELPO - 5.ª Corrida Solidária Internacional


HELPO promove 5ª Corrida Solidária Internacional

A HELPO é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, projectos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano em múltiplos países do Mundo.

Através das colaboração dos seus parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários cuja motivação se coaduna com a Missão, Visão e Valores da Organização, levam as suas acções a cabo, desta feita, sob forma de mais uma edição da sua já 5.ª Corrida Solidária Internacional. Pelas 10:00 do próximo dia 31 de Outubro terá lugar a 5ª Corrida Solidária Internacional a favor da Erradicação da Pobreza - promovida pela HELPO.

Serão seis as cidades nacionais e internacionais que acolhem esta iniciativa: desde Oeiras a Vila Real, como São Tomé, Pemba, Nampula e Ilha de Moçambique, dos 3 países onde a ONGD Helpo opera.

Em Moçambique e São Tomé e Príncipe, quem participa na corrida são os beneficiários dos projetos da instituição, e as suas famílias, enquanto actores na luta pela erradicação da pobreza. Este ano e pela primeira, juntam-se à corrida Francis Obikwelu, Ricardo e Pedro Guedes.







O evento juntará, também apoiantes e beneficiários que correm a favor da mesma causa. 

Como é habitual, a iniciativa conta com a presença de algumas figuras públicas, como António Perez Metelo, Paulo Bento, Ricardo Peres, Vera Kolodzig, Diogo Amaral e Rita Andrade.

Esta é uma iniciativa da HELPO em parceria com o Núcleo de Atletismo de Alcabideche e o Complexo Desportivo do Jamor

(foto da corrida de 2014)


Para nos inscrevermos, é facílimo, basta preencher este formulário!

E tu?
Vens?

"We are all under the same sky"

AMC*

Biataki – O Eco Cinzeiro Pessoal

Não há muito a dizer sobre a ideia que vos apresento hoje, exceto, se não têm um, deviam! Atenção, este aviso é só feito aos fumadores! ;) Já muitos são os fumadores que trazem consigo o seu cinzeiro portátil e são vários os bons exemplos que já vi: plástico reciclado, tecido impermeável e agora, cana. 

A ideia é simples, mas prática e sempre, motivo de conversa! 

Desta vez, mais original do que o conceito, o nome. Já sabem, biataki.




Mexa-se! Pela Sua Saúde!


É daquelas pessoas que não vive sem o telemóvel, o computador ou passa demasiado tempo do seu dia sentado? Então, o vídeo que se segue é para si. Já não é só o sedentarismo que é prejudicial. A má postura está, cada vez mais, relacionada com a perda de qualidade de vida a médio/longo prazo. Tem dúvidas? Assita, então, ao vídeo que deixamos para si:

Meter o Rossio na Betesga


Decerto que já ouviu a popular expressão “meter o Rossio na Betesga”, referindo-se à arrumação de uma coisa com dimensões mais generosas num espaço demasiado pequeno para o acomodar, numa analogia entre a granjola Praça D. Pedro IV e a pequenina rua que a liga à Praça da Figueira. É uma tendência cada vez mais recorrente de muitos daqueles que, ao volante e depois de muito deambularem pela cidade, em busca de um lugar(zinho) onde se estacionar o carrão, carrinha, SUV, familiar, citadino ou afim, optam por essa solução.

Foto: smart (oficial) 




Há cada vez mais afoitos que decidem levar aquela expressão à letra e apertar-se num sítio que toda a gente menos o próprio vê que o carro não vai caber, mas que com uns quantos empurra-o-da-frente/toquezinho-no-de-trás a coisa até se faz. Mas fique descansado, pois em plena era tecnológica há uma solução, a dos carros que encolhem! 

A sério! Dou-lhe uma dica: tudo o que tem de fazer é encontrar um espacinho livre entre as duas viaturas Mercedes-Benz da imagem acima – um furgão comercial branco e uma carrinha cinzenta – e já está! Eles encolhem-se de medo quando a/o vêem chegar, dando-lhe alguns centímetros extra para que possa estacionar o seu carro e ir à sua vida, sem toques e sem chatices! Ainda não acredita?

Então veja aqui:



Engenhoso, não é? Chama-se “smart effect”, sendo uma das mais recentes campanhas da marca alemã smart, que deixa muito boa gente de boca aberta em vários pontos da nossa capital! Afinal, não é para menos, pois há dois carros que encolhem para deixar estacionar entre eles uma terceira viatura. 

Um deles é o novo smart fortwo, já de si um dos mais pequenos automóveis do mercado, modelo para quem os criativos da Jack The Maker desenvolveram o conceito de carros que encolhem. Fizeram réplicas em fibra de vidro à escala real da carroçaria de dois modelos da Mercedes, dotando-os de estruturas que lhes alteram as dimensões. Tudo para uma campanha que irá ser difundida pelo planeta, nela passando a mesma mensagem que viveram os incautos transeuntes e condutores da nossa cidade, ou seja, que ao comprar um smart os lugares parecem esticar.

Caso queira saber mais pormenores, deixo-lhe os links para o projecto e, também, do making of da campanha! 

Assim sendo, quando vir um lugar vago mais pequeno do que o seu automóvel e, ainda assim, ache que ele cabe lá com algum jeitinho, certifique-se apenas que os carros que estão imediatamente atrás e à sua frente são os que viu nas imagens acima. Isto para não entrar em despesas extra, arriscando-se ainda a que cheguem os donos das viaturas a que está a dar um novo visual. E aí meu amigo/minha amiga…!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

HYUNAMA - Casa no Meio da Natureza


A incorporação de uma estrutura arquitectónica dentro de uma paisagem natural majestosa é sempre uma tarefa difícil. 

O atelier Seung h-sang construiu 'hyunama', a casa de campo, no meio de uma floresta. Onde o proprietário tinha plantado cinco jardins botânicos e pediu aos arquitectos para criar uma habitação onde podia contemplar e meditar entre os mesmos. 

Composta por uma estrutura de aço corten de dois andares com uma longa encosta. Na parte superior deste volume há uma colina artificial, onde um conjunto de escadas nos guia até o portão de entrada. Uma vez aberto o mais esplêndido panorama de um vasto vale é revelada através de janelas do chão ao tecto, que correm ao longo de três lados da casa.

O sitio está localizado no centro da montanha, onde apenas vimos montanha e céu, e permite ver o sol se por sobre o reservatório e dando calor no inverno ao longo do trajecto do sol.

Arquitectos: Seung-sang / h IROJE arquitectura e planeamento 
Equipa: jong tae yun, sinwook han, sunjoo kim
Localização: bugye-myun, gunwi-gun, Gyeongsangbuk-do, Coreia
Área de implantação: 133,699㎡
Área de construção: 125.05㎡
Área bruta: 137.33㎡
programa: equipamentos culturais
Escala edifício: 2 andares acima do solo
Estrutura: Betão Armado
Materiais Exteriores: Painel corten THK2.3, betão, vidro
Materiais interiores: Betão, piso ondol, madeira compensada





Trendy Music #24


E cá estamos nós para mais uma edição do Trendy Music! Desta vez trago três sugestões musicais portuguesas. Há lugar para uma diva do fado, uma banda que tem como vocalista um reputado jornalista e ainda um jovem projecto que procura afirmar-se no panorama musical nacional! 

Se falamos de divas de fado vêem-nos vários nomes à cabeça e com toda a certeza que um deles é o de Mariza. Sabia que ela tem um novo álbum? Ah pois é! O seu mais recente registo a solo intitula-se “Mundo” e já está à venda! O primeiro single tem o sugestivo nome de “Paixão” e teve direito a um videoclip simples mas muito bonito (que pode ver e ouvir em abaixo). 

Mariza rodeou-se dos melhores profissionais para gravar este disco, nomeadamente Javier Limón. É normal que este nome não lhe seja estranho uma vez que ambos já tinham colaborado no disco “Terra” (de 2008). 

Se é um grande fã da fadista então marque na sua agenda estas três datas: 26 e 27 de Novembro e 7 de Dezembro! Porquê? Porque nas duas primeiras datas Mariza irá actuar no Coliseu do Porto e na terceira data passará pela MEO Arena, em Lisboa. Estão prometidas três noites inesquecíveis ao som de uma das melhores vozes femininas nacionais!

Aproveite não só para ouvir o novíssimo “Paixão” como também o sempre emocionante “Gente da Minha Terra”.




Quem também está de regresso com disco novo são os The Happy Mess: dá pelo nome de “Half Fiction”, já está à venda nos locais habituais e está prometida uma digressão pelo país!

De acordo com o vocalista, e também jornalista da SIC, Miguel Ribeiro o processo criativo de Half Fiction foi diferente do álbum de estreia (intitulado Songs from the Backyard ) uma vez que a banda se propôs a um curioso desafio: ir uma semana, e uns dias, para uma floresta [no Corno de Bico] em Paredes de Coura, onde ficaram afastados de tudo e de todos e compuseram grande parte do disco! Estavam tão afastados da população que não havia rede de telemóvel, nem internet e apenas tinham uma visita de vez em quando de uns pastores e das respectivas ovelhas". 

Para além do próprio Miguel Ribeiro a banda é composta por Rui Costa (nos teclados), Joana Duarte (na voz e nos sintetizadores), Pedro Madeira (na bateria) e João Pascoal (no baixo). De referir que a banda mantém a mesmo formação há cerca de dois anos e que viu o seu mais recente disco ser produzido por Rui Maia, dos portuenses X-Wife.

Quer uma amostra do que o espera neste novo disco dos The Happy Mess? Então oiça abaixo “The Invisible Boy” (o primeiro single) assim como o grande êxito “Backyard Girl” (extraído do disco de estreia).





E para finalizar esta edição do Trendy Music trago-vos uma jovem banda que promete agitar Portugal! Eles dão pelo nome de The Walks, vêm de Coimbra, são compostos por cinco membros e lançaram muito recentemente o seu primeiro disco!

Antes de ouvirmos a sua música temos que conhecer os seus membros: Gonçalo Carvalheiro (no baixo), John Silva (na voz), Miguel Martins (na guitarra), Nelson Matias (na guitarra) e Paula Nozzari (na bateria) compõem os The Walks! 

O EP “R” marcou os primeiros passos do grupo, conhecendo a luz do dia a 13 de Julho de 2014. Foi gravado nos Estúdios Sá da Bandeira, com o acompanhamento de Víctor Torpedo (dos The Parkinsons e dos Tédio Boys) e conheceu um longo processo de divulgação, do qual fizeram parte espectáculos em Espanha (nomeadamente em Madrid e Cáceres), NOS Alive 2014, Festas Académicas de Coimbra e Porto, entre muitos outros concertos. O seu single “Redefine” chegou mesmo a ser incluído na colectânea “Novos Talentos FNAC 2014”.

Depois da sua estreia discográfica ter revelado um bom pronúncio para o futuro da banda, apresentam-se agora com um novo trabalho: “Fool’s Gold”. À imagem do disco anterior, o mérito de gravação é atribuído aos Estúdios Sá da Bandeira, todo o trabalho de produção foi realizado em colaboração com João Brandão e mais uma vez a edição está a cargo da Lux Records. Nota para o facto de valer bem a pena dar especial atenção à imagem da capa (tanto interior como exterior), assim como ao próprio disco!

Para quem não conhece os The Walks sugiro duas faixas: “Redefine” (single do EP de estreia da banda) e “Clockwork” do disco “Fool’s Gold”!






Direitos de Autor e a SPA – O que Realmente Significa?


Hoje o Trendy Law procura trazer-lhe um tema bastante interessante para quem gosta de escrever, de pesquisar blogs, de ouvir bons CD’s de música, e ver bons filmes. O que isso pode ter a ver com o sistema jurídico? TUDO! Isto porque toda a nossa actividade creativa se encontra também ela regulada por leis, que permitem salvaguardar o nosso trabalho e originalidade. 

É essa a ideia de Direitos de Autor e Direitos Conexos.



Com base nas “Perguntas mais Frequentes” encontradas no Site da Sociedade Portuguesa de Autores, que lhe trazemos a explicação de alguns dos conceitos mais importantes:

O que é o direito de autor?

É um Direito do Homem e um Direito Fundamental, consagrado na Constituição da República Portuguesa, que protege as obras ou criações intelectuais. É um ramo do Direito Civil que se rege, essencialmente, pelas disposições do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC), publicado pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março, com as alterações introduzidas pelas Leis n.ºs 45/85, de 17 de Setembro, 114/91 de 3 de Setembro, pelos Decretos-Leis nºs. 332/97 e 334/97, ambos de 27 de Novembro, e pelas Leis nºs 50/2004, de 24 de Agosto, 24/2006, de 30 de Junho e 16/2008, de 1 de Abril. A protecção conferida pelo Direito de Autor é reconhecida em todos os países da União Europeia, nos países subscritores da Convenção de Berna para a Protecção de Obras Literárias e Artísticas e nos países membros do Tratado OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).

Quando é necessário obter autorização para a comunicação pública de obras?

A comunicação pública de obras depende de autorização dos respectivos autores, sempre que se realize em qualquer lugar público, por qualquer meio que sirva para difundir sinais, sons ou imagens, com ou sem fim lucrativo. Por lugar público entende-se todo aquele a que seja oferecido o acesso, implícita ou explicitamente, mediante remuneração ou sem ela, e ainda que com reserva declarada do direito de admissão.
No entanto, caso as obras tenham sido previamente divulgadas, e desde que seja realizada sem fim lucrativo e em privado, num meio familiar, a utilização poderá fazer-se independentemente de autorização do autor, princípio que se aplica a toda a comunicação. Entende a melhor doutrina que a noção de meio familiar se restringe aos membros de um agregado familiar e aos respectivos convidados, não se aplicando, porém, aos casos em que a comunicação das obras é efectuada em hotéis, espaços onde se organizam eventos e casamentos, clubes ou associações, mesmo privados, estabelecimentos comerciais, empresas, ou transportes públicos sendo, nestes casos, necessário o consentimento dos autores.


O que é a Sociedade Portuguesa de Autores?

A Sociedade Portuguesa de Autores (S.P.A.) é uma cooperativa de direito privado, sem fins lucrativos, com reconhecida utilidade pública, criada para a gestão colectiva do direito de autor, que actua nos termos do artigo 73º do CDADC e dos seus estatutos. A S.P.A. gere as obras e actua na defesa dos direitos dos autores que nela se inscreveram enquanto membros ou que representa mediante contratos de representação recíproca celebrados com entidades congéneres estrangeiras. A declaração de uma obra na S.P.A. permite, nomeadamente, a sua gestão, a defesa - extrajudicial e/ou judicial - dos direitos patrimoniais e morais dos autores que a S.P.A. representa e a cobrança e distribuição dos direitos gerados pela sua utilização junto dos mais diversos utilizadores, nacionais ou estrangeiros.

O direito de autor é um imposto, taxa?

Uma taxa ou imposto corresponde a uma exigência financeira, pela prestação de um serviço público cobrado pelo estado. Os valores cobrados a título de Direitos de Autor corresponde à remuneração devida ao autor, pela utilização das suas obras.

O pagamento de Direitos de Autor é obrigatório?

Em regra geral sim, pois a utilização de uma obra intelectual, necessita da autorização prévia do seu autor, ou do organismo que legalmente o represente, assim a falta desta autorização constitui crime de usurpação previsto e punível de acordo com os artigos 195º, 196º e 197º do C.D.A.D.C.



(respostas constantes no Site da SPA)

Sicario


Realização: Denis Villeneuve
Argumento: Taylor Sheridan
Elenco: Emily Blunt, Benicio del Toro, Josh Brolin, Victor Garber



A filmografia do realizador canadiano Denis Villeneuve tem alguns pontos em comum, como o realismo ou a forma tensa e sombria com que aborda os temas. 'Polytechnique' (2009), 'Incendies' (2010), 'Prisoners' (2013), 'Enemy' (2013) e 'Sicario' (2015) são perfeitos exemplos disso. Histórias moralmente ambíguas, que causam um desconforto propositado, motivado em grande parte pelo permanente suspense que o cineasta emprega.

'Sicario', o seu mais recente filme antes de realizar a aguardada sequela de 'Blade Runner', relata uma história que nos soa familiar, mas que é expressa de forma bem diferente. Aqui, o combate contra o tráfico de drogas na fronteira entre o México e os Estados Unidos é travada de forma furtiva e oculta. A narrativa não evolui de forma simplista, preto no branco, mas sim através de uma ambiguidade e complexidade moral, que dificulta a separação entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.

Segundo palavras do realizador, numa entrevista recente, 'Sicario' segue uma continuidade de raciocínio que se iniciou com 'Prisioners'. Ambos partilham semelhanças temáticas, onde a violência ou o lado mais negro da humanidade é posto em destaque.

Através de um realismo fora do comum, Villeneuve desafia o espectador a compreender um ponto de vista que a princípio pode ser condenável, mas que se torna justificável, se inserido no devido contexto.

A cinematografia e a banda sonora, da autoria de Roger Deakins e Jóhann Jóhannsson (que colaboraram também em 'Prisoners'), é extraordinária. Uma envolvência perfeita. Nada se perde, nada é ao acaso. Cada cena, cada diálogo, cada som, tem um propósito, tem razão de existir.

No campo das interpretações, Emily Blunt e Benicio del Toro dividem os louros. Blunt é excepcional como uma agente que se envolve "inocentemente" em algo bem maior do que imagina. del Toro mantém o seu à vontade habitual, no papel de um homem pragmático, controlado, e com uma agenda muito pessoal.

Com (mais) uma realização poderosa e ambiciosa de Villeneuve, 'Sicario' é facilmente um dos melhores thrillers do ano. Uma experiência que nos acompanha além da projecção, e que deve ser vista por todos aqueles que apreciam filmes fortes e moralmente desafiantes.