Dia da Criança


Celebra-se hoje o dia Mundial da Criança e, a meu ver, a melhor forma de o celebrar é junto das crianças partilhando sorrisos, abraços, beijinhos, gargalhadas contagiantes e contando ou lendo histórias! Deixo-vos algumas sugestões para este dia tão especial! Boas leituras. 

O Incrível Rapaz que Comia Livros, 
de Oliver Jeffers


“Esta é a história de um rapaz com um apetite insaciável... por livros. Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se na pessoa mais esperta do mundo. Até que percebe os malefícios deste hábito peculiar.... Já não consegue digerir bem, as coisas que aprendeu começam a ficar todas baralhadas e tem de parar.”

É um livro genial e tem uma história muito divertida! É um excelente incentivo para as crianças que não gostam de ler ganharem alguma motivação para o fazerem. 

Nicomedes O Careca ,
de Pinto e Chinto


“Nicomedes não encontra nenhuma solução perfeita para a sua calvice prematura. A cada alternativa para voltar a ostentar a sua abundante cabeleira, sucede-se um inesperado e incómodo inconveniente, cada um mais surrealista que o anterior, que o deixa novamente calvo: desde um cabeleireiro que lhe aparece na cabeça e lhe corta a cabeleira a uma velhinha que dela se aproveita para tricotar… Mas felizmente, e antes de eventualmente perder a paciência - e a cabeça -, ocorre-lhe uma ideia muito prática.” 

Dos mesmos autores de “Contos para meninos que adormecem logo a seguir” e “Minimalário”, eis que sai este mês o novo livro de Pinto e Chinto, da editora Kalandraka. A história tem tudo para nos fazer soltar umas boas risadas e as ilustrações são muito originais.


História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos

de Luis Sepulveda


“Max vive em Munique com os seus pais e irmãos - e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.

Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.

Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.” 

O resumo diz tudo e parece-me que é mais um livro fascinante com uma mensagem bonita e ao mesmo tempo divertida transmitindo valores tão importantes como a amizade e a partilha.



Escreve o teu livro- Um livro único em que és tu o autor!, 

de Hubert Bem Kemoum


“Este livro espera por ti, pela tua caneta e pela tua imaginação para se tornar na tua obra, para se tornar único...Para ti, Hubert Ben Kemoun montou um cenário, criou personagens e imaginou situações. A continuação está nas tuas mãos: cabe-te a ti dar vida a estas personagens durante um dia inteiro. Bem-vindo à Praça das Penas, a partir de agora és tu o autor!” 

É o livro ideal para incentivar a criatividade e a imaginação das crianças. Permite às crianças experimentarem todo o tipo de escrita, desde postais, a artigos de jornal, receitas, anúncios, classificados, acrósticos, críticas, contracapas, anedotas, canções, teatro, discursos...etc. Tem ilustrações giríssimas e está construído de uma forma muito interessante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Trendy Cheila.

Já tiveste um tubarão na tua banheira?

Adoro estas sugestões infantis :) O meu filhote não sabe ainda, mas também adora...

Obrigada!

Sara Pinipon