UM… DOIS… TRÊS… CINQUENTA!


E eis que senão quando, de repente, chegámos à Edição nº 50 do Trendy Wheels! Representa isto outros tantos devaneios quase semanais à roda das rodas, passe-se a redundância, nas suas mais variadas vertentes e interpretações. Resultaram, decerto, em conteúdos mais interessantes para uns do que para outros, já que, muito naturalmente, não consigo agradar a todos, mas pelo menos o ‘Chefe da banda’… perdão… o responsável pelo ‘blog’ Trendy Mind ainda não se arrependeu de quando em Setembro do ano passado me perguntou se eu queria embarcar neste agora projecto partilhado a dezena e meia mãos, tantas quantos os actuais temas cobertos nesta multi-facetada plataforma de informação.


Um orgulho indisfarçável para com o facto de, quase 15 anos depois, ter voltado a escrever para o grande público e não apenas para os meus clientes habituais do sector automóvel, com quem trabalho diariamente. Ter alguém a ler as minhas escritas sobre as rodas, expressas de um modo simples, sem grandes tecnicismos, para chegar ao maior número possível de leitores. Ainda hoje não sei quantos são, mas sabendo que ainda está desse lado a ler estas linhas, fico muito feliz!

E sobre o que falar nesta edição especial com um número tão redondinho? Pensei em muita coisa ao longo dos últimos meses, à roda (sempre a dita cuja…) do número 50, mas havia uma que se ia sobrepondo às restantes ideias que me surgiam, pelo que, cá vai: vou dedicá-la ao 50º aniversário de um automóvel em particular: o Porsche 911.


Colocando-se num patamar diametralmente oposto ao do Citroën 2CV, sobre o qual me debrucei há uma semana, este modelo de origem alemã nascido em 1963 é, também ele, uma das incontornáveis referências na indústria das quatro rodas. Apesar das evoluções no sector e as do próprio modelo, o 911 manteve-se sempre igual a si próprio, evoluindo ao longo de cinco décadas nos conteúdos e na sua génese desportiva, mas mantendo a alma e as linhas de base do design original, o que é do agrado dos seus fãs e proprietários.


Fruto desse tão importante aniversário, realizaram-se eventos dedicados em quase todos os locais do planeta, com o grande destaque para os realizados na cidade natal da Marca em Estugarda (Alemanha). Mas também por cá, no início de Junho, a Porsche Portugal garantiu a concentração do seu quinhão de amantes do 911, reunindo mais de 240 viaturas, numa festa que integrou desfiles pelas ruas de Cascais, exposições na Marina da vila e nos jardins do Casino Estoril, uma prova-mistério pelas míticas estradas de Sintra e voltas ao Autódromo do Estoril, entre outras acções.




Caso tenha curiosidade em ver em movimento as diferenças abissais e os inegáveis paralelismos entre passado e futuro da marca alemã e do 911, sem dúvida o seu modelo mais emblemático, assista a este pequeno vídeo.



E pronto! Atingimos, assim, a primeira meia centena de edições do Trendy Wheels, sendo que para a semana trago-vos a edição 51. Ainda não pensei no conteúdo, mas será o arranque para um novo lote de textos rumo à marca das 100 edições, algures a ser publicada no Verão de 2014. Só preciso que continuem desse lado!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: