Parece tirado de um filme de ficção científica, mas está a tornar-se numa realidade cada vez mais palpável e… promissora! Imagine que, um dia, poderá ir até à praia trabalhar para o bronze e, de caminho, abastecer o seu automóvel com… água salgada!!!
Era fantástico, não? Pois, mas o melhor é regressar das nuvens que a ‘coisa’ não se afigura tão simples – quase nada o é, na realidade – pese embora o crescendo de preocupação para com o suposto fim dos combustíveis fósseis e com as restrições ambientais, virando-se as empresas para a exploração do potencial das energias alternativas e sua aplicação em temos reais. Isto sem fazer disparar muito os custos de produção, de modo a que o comum mortal possa adquirir os novos produtos daí resultantes.
Electricidade, ‘fuel cell’ (vulgo pilhas de combustível) e mesmo o hidrogénio, são já realidades em alguns automóveis, soluções ainda algo caras, nomeadamente de produzir. Tanto que, há tempos, um presidente de uma marca disse que até preferia não vender unidades de um determinado modelo eléctrico pois, cada vez que o faz, perde dinheiro! Elucidativo! Isto para além dos seus preços bastante irreais, nomeadamente na afogada em impostos Tugalândia.
Já o sonho do automóvel movido a água continua a ser isso mesmo, um sonho, mas muito presente na cabeça dos engenheiros de motores de todas as marcas, com vista a proporem veículos eficientes, que gastem pouco e sejam amigos do ambiente! Um passo que a empresa nanoFLOWCELL já deu. É que eles já têm um automóvel que anda… a água… embora salgada! Veja-se aqui o fantástico vídeo promocional:
Parece mentira, não é? Uma vez mais, o processo não se afigura tão simples quanto pedir o balde ao ‘puto’ por cinco minutos – prepare-se para um berreiro desenfreado – ir enchê-lo ao mar e depois despejá-lo no depósito. Lá chegará o dia… digo eu! Mas, sempre com uma perspectiva ecológica e de sustentabilidade, o mar serviu de inspiração na concepção do QUANT e-Sportlimousine, que até já circula em estradas europeias. Não me alargo em detalhes, mas esta obra-prima tem quatro motores eléctricos alimentados pela energia gerada por uma reacção química de um fluido electrolítico (‘flow cell’), líquido esse que é, nada mais, nada menos, do que a tal água salgada. Ou uma espécie, pois é naturalmente diferente da água do mar em que mergulhamos.
Para mais informações clique no ‘link’ QUANT e-Sportlimousine e delicie-se com toda a panóplia tecnológica e demais conteúdos presentes a bordo deste potencial de futuro da indústria automóvel.
É um facto que já estivemos mais longe mas, para já, devolva lá o tal do balde ao puto!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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