UM SURTO DE DUAS RODAS


Se é amante das duas rodas sem motor e de dar ao pedal pelas avenidas, ruas e ruelas da localidade onde vive, esta edição Trendy Wheels é para si! Isto porque não param de surgir propostas, umas já bem reais, outras em fase lançamento e outras como projectos à espera de financiamento de um qualquer ‘Shark Tank’ que se atreva a meter dinheiro no projecto e recuperar o investimento com muitos mais zeros à direita.





Numa altura em que todos os tostões contam, já que os custos dos combustíveis são inversamente proporcionais aos ordenados que muitos levam para casa, nada melhor do que dar ao pedal. É, decerto, mais saudável – para si e para a sua carteira – e um bom modo de ajudar na preservação do ambiente, se tal temática lhe disser alguma coisa. Vamos a isso! 

A mais recente que se me atravessou à frente – a novidade, não a dita ‘bicla’ de que ainda só há um protótipo – chama-se Sada Bike. Parece ser o último grito em termos de uma ‘duas rodas sem motor’ muito prática, já que, uma vez utilizada, se pode dobrar e, eventualmente, guardar numa mochila, dispensando cadeados e afins.


De dimensão semelhante a uma bicicleta tradicional, distingue-se pelas suas rodas sem raios, o que lhe permite a tal facilidade de arrumação. Já alvo de vários prémios de design e inovação, o seu criador – o designer italiano Gianluca Sada – procura agora apoios para a sua passagem à produção. Veja o vídeo aqui:



Outro interessante conceito é o Yerka Project, da autoria de três estudantes chilenos – Andrés Roi Eggers, Cristobal Cabello e Juan José Monsalve – que, fartinhos de verem as suas bicicletas levadas pelos amigos do alheio, conceberam uma original ideia de evitar essa desagradável situação.


Aqui, de novo e como se vê, não há correntes nem cadeados, sendo as próprias tubagens da bicicleta – nomeadamente a do selim – a trancá-la com um poste, vedação ou árvore. Muito prático, como se pode comprovar:



“Ah e tal… isso é tudo muito giro mas não dá para grandes transportes, nem quase para ir às compras!” – clamam os mais cépticos! Não seja por isso! Aqui no Trendy Wheels há (quase) tudo como na drogaria, pelo que, para o efeito, apresento-lhe a Donky Bike, um conceito do designer britânico Ben Wilson.


Trata-se de uma proposta que conta com uma estrutura adicional alongada, onde assentam duas plataformas – uma à frente e outra atrás – e que permite transportar quase todo o tipo de cargas, juntando força e simplicidade. Veja se algum dos exemplos deste vídeo lhe dará jeito:



Como vê, soluções há muitas – é como ‘aquela’ máxima dos chapéus, mas sem a parte do ‘palerma’ – já que basta ter veia para a coisa, alguma dose de loucura e de pilim para o investimento inicial e está-se apto a apresentar soluções ao mundo em prol da mobilidade. É tudo uma questão de rodas, algo que aqui no Trendy Wheels gostamos e muuuuuuuuuuuito!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: