Tatiana Costa


Entrevistámos a Tatiana Costa (Atleta Fitness estreante). Vamos procurar saber um pouco mais sobre a vida e hábitos de alguém que faz do ginásio e do exercício físico a sua vida. 

a) Fala-nos um pouco sobre ti e sobre como surgiu o gosto pela musculação.
Durante a minha infância/adolescência tive maus hábitos alimentares e ausência de atividade física, por consequência o meu corpo começou a ser reflexo dos meus actos e hábitos. Diversas vezes procurei soluções, erradas e feitas "à minha maneira", um jogo de "tentativa/erro", que acabava sempre em erro e levava-me a não ter força psicológica para manter hábitos ditos saudáveis. Há cerca de 1 ano e pouco tive a felicidade de conviver com atletas que tinham descoberto que o segredo para se viver bem consigo próprio passava por impor rigor e disciplina nos hábitos alimentares e na tipologia de treino. O gosto pela musculação surgiu pelo descontentamento e procura de uma solução para mudar algo que via em mim e me destruía a nível psicológico e físico cada vez mais. Hoje dedico-me bastante para manter e sempre melhorar a postura rigorosa que adotei, invisto bastante na criatividade para tornar a minha dieta, treino e todo o planeamento dos meus dias a fim de tornar os mesmos desafiantes e sempre diferentes. A verdade é que saborear os resultados da minha luta e investimento dá-me força para continuar. 

b) Sabemos que és uma estreante nas competições de Fitness. O que te fez querer competir?
O que me levou a querer competir foi a grande admiração por vários atletas, pelo desafio de viver a experiência de levar a minha condição física ao limite, todo o processo levou-me a compreender como funciona o meu corpo, e principalmente a minha cabeça. É super desafiante a nível psicológico. Só quem passa por este processo e sacrifício compreende o que falo. 

c) Agora que já experimentaste a sensação em cima do palco, como perspectivas o teu futuro nesta área?
Não posso adiantar muito sobre esse assunto pois ainda estou a decidir e a ponderar algumas "alíneas" e oportunidades. Posso adiantar que esta foi a primeira de muitas, é para continuar e sempre com o objetivo de ser melhor que ontem.



d) Quais as principais dificuldades com que te deparas no teu percurso enquanto atleta fitness?
Dificil é começar, é viver na ignorância, é não saber distinguir o que é correto ou errado para nós. Não existe um procedimento padrão que possa ser praticado por todos. No meu caso, como sou uma pessoa de certo modo "radical", tive que alterar completamente o meu estilo de vida. Gosto de obter algo na sua totalidade e não apenas superficialmente, mas como disse, tudo depende do objetivo pessoal. A maior dificuldade que senti até hoje foi sentir-me sozinha nesta luta, coisa que não acontece hoje. 

e) Provavelmente já surgiram comentários relativamente ao modo de vida que escolheste. Como ages perante isso? E aos que dizem que a musculação faz as mulheres parecerem “homens”? 
Sobre esse tema pouco tenho a dizer, é enfadonho falar sobre o assunto, "cansa-me a beleza". Mas sim, há muito comentários/"frases feitas", mas francamente não dou qualquer relevância aos mesmos, preocupo-me em gostar de mim, luto diariamente por mim e para mim, quem gosta apoia e segue, quem não gosta poderia simplesmente ficar em silêncio, mas devem gostar que dê umas boas gargalhadas de vez em quando. Quanto a esses comentários infelizes (vindos sempre de homens que fisicamente e nitidamente também psicologicamente, são débeis) de que "mulheres musculadas parecem homens", essa frase é tão monótona e cansativa, poderiam ser mais criativo e criar novas, porque até lá terei que responder também com a mesma frase feita de sempre "se mulheres que treinam parecem homens, homens sem músculos parecem mulheres". 

f) Sabemos que não é fácil e não está ao alcance de qualquer um mas o que te motiva para não desistires? Quais as tuas fontes de inspiração?
O meu percurso enquanto atleta é um percurso também pessoal, é uma luta diária e amo o meu estilo de vida por ser desafiante, faz-me sentir que consigo ser um "super herói", por vezes tendo mesmo a complicar ainda mais a minha rotina de forma a sentir-me útil e sobretudo sentir que aproveitei ao máximo o dia (tempo/vontade para me sentar no sofá para ver televisão não existe, para mim é perda de tempo). Sejam quais forem as dificuldades o meu lema para seguir firme e forte na luta é: Há sempre alguém que sofre e se dedica mais que tu, no momento em que quiseres desistir, alguém continuou! A minha maior fonte de inspiração e de cumplicidade, com quem partilho objetivos e sonhos, é a minha cara metade. É essa uma das minhas maiores inspirações. 


g) Fala-nos um pouco das tuas rotinas diárias de treino
Posso dizer que treino todos os dias, treinos duração média de 45 minutos, procuro alcançar sempre "overtraining", intensidade alta. 

O meu esquema de treino é simples, treino perna 2 vezes por semana; ombro; gluteo e gémeos; bicep e tricep; costas e peito. Quanto à alimentação procuro variar bastante tendo em conta os alimentos que escolho tendo sempre por base o meu objetivo/meta a atingir. 

h) E a alimentação? Que cuidados tens? O que varia em fase de competição e off-season?
Na alimentação faço cerca de 6/7 refeições diárias. Fase de competição e fase de off-season são completamente diferentes, tanto na dieta como no treino, posso dar umas luzes de que em fase de competição reduzo (e chego a cortar) o sal, a lactose, procuro sempre alimentos de índice glicémico baixo, a estratégia que melhor se adapta a mim passa por ciclar hidratos de carbono...etc.

i) Recorres à suplementação? Quais consideras mais importantes?
Sim, a meu ver uma boa suplementação é uma base essencial para qualquer atleta. A minha suplementação varia também dependendo da fase em que me encontro. Na minha opinião, de um modo geral, não no meu caso, mas sim para praticantes de musculação, a base fundamental/primária passa por: whey protein; caseína; glutamina; BCAA's; e um bom multivitaminico.

j) Que dicas darias às mulheres que queiram praticar musculação e, quiçá, entrar em competições, tal como tu?
A melhor dica que posso dar é: não aceitem dicas, dicas qualquer pessoa dá, qualquer pessoa faz umas pesquisas pela internet e absorve aquilo que lhe é mais conveniente, há sempre o lado "sim e não" da questão. Procurem serem ajudadas por pessoas que provem fisicamente que estão aptas a.

Não há verdades absolutas ou regras iguais para todos, somos todos diferentes e é necessário auxiliar um atleta/individuo tendo em conta aquilo que ele faz e é. Sozinhos não chegamos a lado nenhum e enquanto as pessoas não entenderem isso vão andar a perder tempo com "formulas mágicas". A melhor dica é mesmo, procura ajuda em alguém que admires e que te motive, foi o que eu fiz e continuo a fazer, e espero que outros me vejam também dessa forma. 

Aos que tiverem interesse podem seguir o meu "daily fitness de um fitcouple" partilhado com o Gonçalo, meu namorado, e a minha página pessoal.

Divulgamos o conceito de receitas fitness e relatamos a nosso rotina em volta de um culto ao fitness



Sem comentários: