A Handmade Book


Querida colega Ana Moreira, hoje trago um vídeo que bem pode ser considerado uma obra de arte. Numa altura em que estamos rodeados de novas tecnologias onde quer que estejamos, o mundo dos livros não é exceção. Confesso que estou, pela primeira vez, a ler um e-book e estou a ter muitas dificuldades em terminar o livro. Bom, primeiro porque a minha capacidade extraordinária de passar as páginas faz com que consiga a proeza de voltar ao inicio do livro ou avançar umas 10 páginas. Mas ainda não desisti e provavelmente vou demorar uma eternidade a lê-lo porque estou constantemente a perder a página, mas hei-de apanhar o jeito. O livro é muito bom, merece o esforço e oportunamente falar-vos-ei dele… mas deixo-vos o link para quem se queira adiantar. Clique AQUI 


Voltando à obra de arte que vos falei no inicio, hoje quero partilhar convosco um vídeo que nos mostra como é feito um livro num processo completamente manual e artesanal, desde a dobra do papel e a costura à confeção da capa. É um processo delicado e reflete a paixão e dedicação que estes artistas tem pelo livro. 

Como resultado deste zelo, cada exemplar é único, numerado, com pequenas diferenças na intensidade de tinta nas letras, tornando-o realmente uma pequena obra de arte. 

Mais do que uma recordação das origens medievais é também um apelo à contenção na produção em massa e personalização de algo que é tao valioso. 

Portanto, deixem os Kindle, Tablet, Smartphones, etc, peguem num bom livro, apreciem as texturas, os cheiros, o toque e disfrutem da leitura!!


A handmade book from José Alfaro on Vimeo.

Sem comentários: