E Para os Mais Pequeninos…


Depois das extravagâncias de há uma semana, com as praticamente inatingíveis prendas para os adultos, vou descer à terra e passar para a componente diametralmente oposta. Corto nos preços e, na maioria dos casos, também no número de rodas. Pretendo, aqui, ter uma vertente mais pedagógica, alternativa à loucura actual das armas coloridas que disparam dardos – papás, mamãs, tios e afins, já chega a triste presente realidade!!! – e longe dos sofás, que algemam os miúdos ao interior de uma casa, de comandos colados às mãos e olhos pregados nos ecrãs das diferentes plataformas. Assim sendo, ‘bora prá rua, ajudá-los a aprender a andar de bicicleta!

Fotos: Velocitcafe

Neste domínio das duas rodas e para um público mais miniatura, começo por lhe apresentar as KiddiMoto, feitas em madeira e sem pedais, perfeitas para se aprender a ganhar equilíbrio, independência, coordenação motora e, em última instância, a andar de bicicleta. Os preços variam dos 90 euros da Kurve, uma proposta mais simples, até os 196 euros da Scooter. Pelo meio, com ar motorcross, há a Scrambler por 140 euros, tudo para o grupo dos 2 aos 6 anos. Já com o quadro em aço e para crianças a partir dos 18 meses há a Super Júnior, nas variantes simples e Max (70 e 110 euros). “Made in UK”, a sua comercialização entre nós é feita pela Velocitecafe, numa ofertas que inclui acessórios, como luvas e capacetes de protecção, nos mesmos padrões das bicicletas.

Fotos: ProbikeShop

No catálogo da ProbikeShop o leque de preços é maior – dos 63 aos 223 euros – destacando-se, aqui, a curiosidade do triciclo em madeira LIKEaTRIKE, evolução em três rodas das LIKEaBIKE de duas, ou mesmo o Spherovelo, considerado como uma pequena revolução no desenvolvimento físico dos mais pequenos.

Fotos: Eurekakids

Bem mais diversificado é o catálogo da EurekaKids com conjuntos para diferentes idades e com preços mais em conta, dos 30 aos 90 euros, marginalmente abaixo das quantas propostas da Decathlon, de 40 a 110 euros. Aqui e apesar de mais caras, destaco as “bicicletas evolutivas”, que permitem à criança andar sem pedais numa fase inicial e, mais tarde, ver esse acessório montado em duas alturas de perna diferentes, consoante a sua evolução e antes da passagem para montadas maiores.

Fotos: Decathlon



Na ToysRUs, a oferta não é muita mas existe, como poderá ver clicando no respectivo link. No grupo dos grandes supermercados e dependendo do tamanho das lojas, Continente, Jumbo, Pingo Doce e outros que tais também têm exemplares de duas rodas, numa oferta maioritariamente mais comum, leia-se, a pedais! 

Porque ainda não o fiz convenientemente, resta-me desejar a todas/os Boas Festas, claro que na companhia dos vossos familiares e amigos, mas também na minha! Isto porque apesar da época, por aqui me mantenho para que possam ler o Trendy Wheels a cada 4ª Feira. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: