Tendências Outono Inverno 15/16 no Feminino


Estava em falha com as meninas e ainda não tinha falado sobre as tendências das estações frias, mas nunca é tarde de mais (ou quase nunca!) e eis que elas chegam.

As inspirações são mais que muitas, para este Outono e para o Inverno que chegará. O mix das várias culturas faz-se sentir: há uma espécie de viagem no tempo, recupera-se a tradição latina, passa-se pelo gótico e as suas faces ocultas e pelo boémio, a relembrar Paris. Também os anos 80 marcam presença, o vintage e o minimal, este mais recente. A rua entra, também, moda a dentro, e no streetstyle há uma mistura entre o clássico e formal com o casual, desportivo e messy style. A mulher assume-se poderosa e autoconfiante e adopta a alfaiataria masculina ao seu dia-a-dia. O mote é arriscar!

Malhas & Tricô - Agasalhos com fartura. Mais finos, mais grossos, em tamanho oversize ou menos. Sob a forma de casacos, ponchos, camisolas, vestidos... Em looks descontraídos ou mais formais, as malhas e o tricô chegam a todos os estilos e idades.

Oversize - A tendência oversize começou a dar os primeiros passos o ano passado. Este ano, no Verão, afirmou-se e agora é destaque na maioria das colecções. Há sempre uma qualquer peça, numa colecção, que bebe da inspiração oversize. Esta tendência que começou associada ao swag rapidamente influenciou todos os outros estilos e é possível vê-la em qualquer pessoa, de qualquer idade. Há peças simples e mais formais, por exemplo um blazer, e outras mais alternativas, descontraídas e desportivas.

Rendas - A renda invade o closet feminino. A pitada romântica e sensual, da estação, chega assim. Mais uma vez, é uma tendência transversal ao estilo e à idade, dependerá sempre da peça escolhida e da conjugação feita com a mesma. Mais sexy ou mais romântica, mais nos moldes do gótico ou a lembrar a tradição latina, a escolha será sempre de quem a usar.

Rock'n'Roll - O cabedal, o preto, os rasgões, as skinny jeans e tudo mais que nos levem ao rock marcam o Outono Inverno. 

Franjas - As franjas assumem o seu protagonismo ao aparecerem em acessórios e peças de roupa. Em pequenos detalhes ou em looks mais marcados, têm influência do estilo boho e, também, do estilo rock'n'roll.

Camurça - No que confere à pele é a camurça que tem particular destaque. Surge em look total ou apenas numa peça e é novamente transversal no estilo e na idade.

Boho - Vestidos longos, bordados, franjas, coletes, veludo e camurça contagiam o Outono e o Inverno. O espírito latino faz-se, também, sentir nesta tendência. A figura de referência, para inspiração, do estilo boho é a stylist Rachel Zoe.

Minimal - Ao estilo de menos é mais. Linhas rectas, looks monocromáticos e simplicidade. 

Assimetrias - Camisolas e casacos desiguais, partes de trás mais compridas que as partes da frente. As assimetrias, que já tinham estado presentes no Verão, surgem para acompanhar o frio, de forma mais ou menos descontraída, em tshirts, sweats, camisas ou casacos...

Militar - A tendência militar não é propriamente nenhuma novidade. Acompanha-nos à algumas estações, umas vezes de forma mais acentuada em que o camuflado sai expressivamente à rua, outras vezes sob o caqui ou os botões a lembrar os casacos dos oficiais. 

Gola Alta - O pescoço quer-se bem agasalhado, nas estações frias. A gola alta marca as tendências quer femininas quer masculinas. Seja em peças mais finas e delicadas ou em peças mais grossas.

Sport - Os ténis são, provavelmente, a maior referência no que confere a esta tendência. As sweatshirts e a tshirts marcam também o seu lugar. O desporto continua a influenciar a forma como nos vestimos, seja em looks mais ou menos casuais.

Messy Style - Bebe influência de outros estilos ou surge quase como um mix do sport style, das malhas e do rock'n'roll. É aquele estilo desarranjado cativante, aquele estilo que parece que não houve o mínimo de cuidado (às vezes não o há, é certo, mas muitas vezes é minimamente pensado) mas que fica perfeito, dentro da imperfeição.

Padrões - Riscas e xadrez, flores e grafismos, eles aí estão.

Midi-Skirt - Ligeiramente abaixo do joelho, podem ser rodadas, plissadas ou justas. As saias midi são uma das peças chave da estação e assumem-se versáteis. Outra peça transversal, que pode ser usada em qualquer idade ou estilo. Seja com tshirts e sweatshirts, acompanhadas de ténis, com um body em renda, mais sensual e feminina ou com uma camisa em toque mais formal e uns stilettos, as opções são muitas.


Tendências resumidas, é hora de usar e abusar. De deixar a nossa personalidade falar, experimentar e brincar. Acima de tudo sermos nós em cada peça que usamos.









Sem comentários: