Here comes the Sun!

Estamos mais do que na época de ir à praia. As temperaturas estão cada vez mais a chamar-nos para perto de água. É o regalo de quem está de férias e o desespero de quem trabalha e tem de aguentar o calor como pode.


Mesmo assim, resolvi indicar os conselhos da Deco, no que concerne aos cuidados com a pele face à exposição solar. A pele que uma vez danificada, não regenera já mais.

Por isso, tenham lá atenção às dicas que se seguem e toca a zelar por uma pele linda e saudável:

  • Para qualquer tipo de pele, o protector deve ter um índice mínimo de protecção de 15. Se a sua pele for muito clara, tiver problemas cutâneos ou hipersensibilidade (manchas ou ardor, por exemplo) à luz do Sol, use um protector com índice mínimo de 30.
  • Coloque o protector cerca de uma hora antes de se expor, para que a pele o absorva bem. Repita a operação em cada 2 ou 3 horas e após mergulhar, mesmo que o rótulo refira que é de longa duração ou à prova de água.
  • Evite o Sol entre as 11 e as 17 horas. Em caso de onda de calor, não vá à praia.
  • No início das férias, não se exponha durante muitas horas seguidas. Proteja a pele mesmo depois dos primeiros dias. Movimente-se e molhe-se frequentemente e não adormeça ao sol, para evitar escaldões.
  • Mesmo que esteja um pouco enevoado, que se proteja debaixo do guarda-sol ou use t-shirt, aplique protector solar em todo o corpo e não apenas nas zonas expostas. Uma parte dos raios solares consegue atravessar estas barreiras e são reflectidos pela areia e água.
  • Proteja-se não só na praia mas em qualquer desporto ou actividade ao ar livre, como caminhada e jardinagem.
  • Para o exterior, opte por roupa com protecção específica contra os raios UV ou escolha determinados tecidos. A ganga, os tecidos sintéticos como o poliéster, mais espessos e de cores mais escuras são mais eficazes. Pelo contrário, o algodão e o linho protegem menos. Pode ter uma ideia da protecção conferida pelo tecido, ao colocar a peça de roupa contra a luz solar.
  • Evite a exposição ao sol depois de depilação ou peeling, pois a pele fica mais sensível.
  • Não use creme solar que sobrou do ano passado. Com o passar do tempo e devido à acção da temperatura ambiente, o índice de protecção pode diminuir. Compre um protector solar novo para cada época balnear e use o antigo como creme hidratante. Desde 2007, estes produtos indicam o prazo de validade de 12 meses após abertura da embalagem.
  • A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta. Muitos casos de cancro de pele têm origem em escaldões durante a infância. Coloque-lhes regularmente protector solar com índice elevado. Proteja-os ainda com boné e t-shirt seca e escura, pois as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta. Até aos 6 meses, não leve os bebés para a praia e, até um ano, evite a sua exposição directa ao Sol.
Pronto, aqui ficam as dicas de como manter a pele saudável e ao mesmo tempo bronzeadinha. 


Bem sei que está a pensar, que se seguir estes conselhos todos, vai sair das férias mais pálido do que quando entrou, mas não custa pelo menos tentar seguir alguns dos conselhos... Pode fazer a diferença.

Fonte: Deco

1 comentário:

4 am disse...

Caramba!!! O sr ficou mal tratado. A questão da pele ele consegue resolver, se não tiver consequências mais graves, agora, a da beleza... enfim! É importante ter cuidados especiais nesta altura do ano, oh yeah!!! Take care!