Bolo de Laranja


A grandeza de um simples bolo de laranja! 

O bolo da minha avó... 

Deixavas-me rapar a massa crua dos bolos que fazias..no ar ficava o cheiro doce que se sentia ainda nas escadas do prédio... 

Impaciente, esperava que o bolo saísse do forno e depois cumpria a tarefa que sempre me davas de regar com uma calda de laranja por cima do bolo quente... 

Não conseguia esperar que arrefecesse, queria muito dar uma dentada enquanto me afagavas os cabelos...ainda hoje, sonho com o teu bolo de laranja! 

Saudades tuas...avó! 

Ingredientes: 
  • 6 ovos 
  • 300 gr. de açúcar 
  • raspa de 1 laranja 
  • sumo de 3 laranjas 
  • 300 gr. de farinha 
  • 1 colher de chá de fermento 
Preparação:

Bater as claras em castelo e juntar o açúcar batendo sempre, juntar as gemas uma de cada vez ,seguindo o sumo e raspa das laranjas, adicionar a farinha e fermento e bater. Untar com manteiga e farinha uma forma e verter a massa. 

Cozer no forno pré aquecido por 20 minutos a 180 graus. 

Ir verificando com um palito a cozedura. 

Depois de desenformado,fazer uma calda com sumo de 2 laranjas e 3 colheres açúcar e embeber por cima do bolo. 

Peneirar açúcar fino por cima! 



6 comentários:

Ana Marcelino Cruz disse...

Felizmente ainda tenho a minha Avózinha e o seu bolinho... de nozes ;)
Como compreendo este texto. Já comia uma fatiazinha, já... :)
Trendy Kiss *

José Pinheiro - Trendy Wheels disse...

Obrigado Paula, por esta fatia de bolo e pela partilha das saudades.
Tb tenho da minha... :-)
JP

Paula disse...

Eu é que estou grata por esta partilha trendy! toca a por as maos na massa!

Anónimo disse...

Muito bom aspecto. Acho que este até eu consigo fazer.

Anónimo disse...

O 'nosso' Nuno fez, eu provei e amei. Agora venho 'roubar' a receita ;)
Obrigada pela partilha da delícia que podem ser as memórias.
Keep up Pal ;)
AM (a mãe)

Ana Marcelino Cruz disse...

Só para registo, ontem fiz um bolo (coisa rara cá em casa). O primeiro bolo do meu filhote. Vi aqui copiar a receita, à qual adicionei canela e gengibre.
Já está quase no fim ;)
Trendy-Kiss
A*