Capuchinho Vermelho


Fiéis seguidores, já vos tinha confessado numa rubrica anterior a minha paixão por livros infantis. Desde as histórias às ilustrações todos têm uma certa magia que me encanta. E, ao contrário daquilo que muitos adultos pensam, estas histórias são escritas e ilustradas a pensar nas crianças, mas também nos adultos. Sobretudo quando as ilustrações conseguem criar um diálogo entre os significados bons e maus, próprios às histórias infantis. 

Os próprios contos de fadas nascem, justamente, para apresentar à criança, de uma forma metafórica, o carácter frágil e contraditório da condição humana. Por isso, a meu ver, uma boa ilustração e uma boa história para livros infantis é aquela que concilia essa duplicidade entre doçura e violência, numa obra que acabará por criar um mundo surreal no qual crianças e adultos se encontrem e se reconheçam. E é esta a magia dos livros infantis.

Por isso mesmo vos trago um dos últimos lançamentos de uma das minhas editoras de eleição de livros infantis, a Kalandraka. O título é “A Menina de Vermelho”. Esta é uma versão moderna do conto O Capuchinho Vermelho, mas em vez de uma floresta temos uma cidade, o lobo é um homem de carne e osso, um motoqueiro, um estranho, a quem a miúda nunca devia ter dado ouvidos. A avó não vive na orla da floresta, vive numa roulotte, e não é um bando de lenhadores mas uma brigada da polícia que impede que a história tenha um final infeliz. 

As ilustrações são extraordinárias sendo semelhantes às da BD. Esta história é o exemplo perfeito do que dizia mais acima. Para as crianças temos a divertida história que já conhecem adaptada ao mundo onde vivem. Os mais graúdos serão capazes de encontrar na ilustração várias críticas aos excessos da sociedade actual. 

Deixo-vos algumas fotos do livro, disponibilizadas pela própria editora. 

Deliciem-se e boas leituras!!






1 comentário:

Ana Marcelino Cruz disse...

Adorei!!!
Lá vou cuscar a Kalandraka!
Trendy-Kiss!
A*