Saúde, Exercício e o Treino Primal


É com muito prazer que escrevo o meu primeiro artigo para este grande projeto, que permite a todos os interessados a possibilidade de se encontrarem na linha da frente da informação em diversas áreas. 

Tal como o nome indica, as minhas intervenções vão ser no âmbito do desporto, exercício e fitness, no entanto a minha 1 publicação começa pela base, ou seja, a saúde e de que forma o exercício influencia positivamente a mesma. 

Deixo então aqui um dado relevante, em Portugal os últimos estudos referem os problemas Cardiovasculares como a principal causa de morte. As mesmas são responsáveis pela morte de mais de 30 mil portugueses ao ano. Estima-se, segundo dados internacionais, que em 2020 a maior incapacidade e mortalidade no mundo será as doenças cardiovasculares. 

Outro fato importante é o da obesidade infantil em Portugal, a Organização Mundial de Saúde diz que na Europa um em cada dois adultos e uma em cada cinco crianças sofrem de excesso de peso. A mesma fonte refere que Portugal a par de Malta são os dois países da União Europeia com maior taxa de obesidade em crianças com menos de 11 anos, fazendo antever um aumento da taxa de Obesidade em terreno nacional. 

Para contrariar este dado a ASCM ( American College of Sports Medicine) entidade de maior credibilidade na construção das diretrizes recomenda a prática 30 min de atividade física diária para todas as idades

Por outro lado, existem ideologias novas, como a do autor Mark Sisson e a sua visão Primal sobre o tema, ou seja, ele defende que o fato de o nosso DNA não ter sofrido alterações ao longo dos tempos, nós deveríamos manter a atividade física de acordo com a que fazíamos no passado, ele acredita que é o sedentarismo é dos grandes problemas da nossa sociedade.

Ele diz que os nossos “hunter-gatherer ancestors” realizavam sim bastante atividade cardiovascular, devido muitas vezes aos processos migratórios mas também nas suas próprias atividades diárias! No entanto nunca chegavam a um máximo de 80% da sua frequência cardíaca máxima. Mark define os seguintes benefícios de uma atividade cardiovascular de moderada intensidade:

- Redução do risco de síndrome metabólica; 
- Redução da incidências de alguns cancros;
- Redução da depressão crónica; 
- Todos os outro benefícios cardiovasculares que conhecemos;
- Aumento da oxidação das gorduras.

No entanto o mesmo autor não esquece que para além do treino cardiovascular, existem outras componentes da atividade física que devem constar no nosso planeamento semanal de treino, tal como o treino de força e o de alta intensidade, mais conhecido pelo HIIT ( High-Intensity-interval-training), que na figura identificamos como “Sprint”.

Pirâmide do Exercício segundo Mark 
Para Resumir, o mais importante independentemente da ideologia, é adoptar um estilo de vida saudável, começando pela redução do nosso sedentarismo. 

Como Personal Trainer aconselho sempre a prática de exercício físico com aconselhamento/acompanhamento, pois a prescrição de exercício físico possui muitas variáveis que necessitam de ser controladas. Um plano de treinos não adaptado faz com que não consigamos os resultados pretendidos e muitas vezes pode levar a lesões, que a longo prazo se podem tornar graves.

Sem comentários: