Trendy Food - PASSATEMPO


Meus queridos: 

Quero saber quais os vossos conhecimentos gastronómicos e para isso desafio-vos para uma brincadeira: todos os meses vou fazer uma pergunta sobre culinária. 

A 1ª pessoa a responder correctamente, ganha. E ganha o quê?! Perguntam vocês ! Pois o vencedor irá receber em sua casa um presente muito saboroso confeccionado por mim. 

Respondam o que sabem e não tem piada se forem a Wikipédia! ...Desta forma irei ver em que nível estão para mais tarde fazermos uns Trendy Workshops! Que dizem? 

O tema de Abril é: Sushi! 

Quantos de nós não são viciados em sushi? 

Outros quantos que só de pensar no salmão cru torcem o nariz? 

O Sushi está de há uns anos para cá muito na moda, mas na verdade nem todos sabem qual é verdadeiramente a essência do Sushi... 

A minha pergunta é: O que quer dizer Sushi? 

Respondam com comentário em baixo e boa sorte!


8 comentários:

Lili disse...

Sushi quer dizer azedo =)

Anónimo disse...

significa "é azedo"

Unknown disse...

A tradução dos caracteres japoneses para Sushi é "conserva de peixe", em que o ingrediente principal é o bom arroz japonês temperado com vinagre de arroz e ao qual são adicionados pedaços de peixe. Assim em traços largos. Porque a amplitude do significado cultural gastronómico de sushi é tão grande como a quantidade de baba que me está a cair só de olhar para esse prato.... :P

Mélanne Nicolau disse...

Significa azedo/ácido, devido ao preparo do arroz utilizado no sushi, o shari, que recebe um tempero de sal, vinagre e açúcar, que confere o sabor ácido do sushi.

Guida disse...

Sushi quer dizer: Se Umer Seixe Hru Invelhece!

Sílvia disse...

O termo "sushi" vem de uma forma gramatical arcaica, não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, "é azedo", num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado

Paula disse...

Estamos no bom caminho, as respostas são muito idênticas mas já há quem se destaque.
O passatempo encerra domingo as 24h.

Paula disse...

Muitos apreciadores do sushi tradicional japonês rejeitam a inclusão no sushi de elementos não-tradicionais ou de fusão – como queijos, legumes, frutas ou molhos – com base no argumento de que estes escondem ou até eliminam o sabor a peixe.

Contudo, o elemento mais importante do sushi não é o peixe, é o arroz.
Pelo que, ao contrário do que alegam esses defensores do sushi tradicional, o principal defeito do sushi de fusão não é esconder (ou até eliminar) o peixe – é abafar o arroz.

Daí que para o mais conceituado sushiman português, Paulo Morais, entrevistado pelo jornal i, até seja aceitável que o sushi inclua ingredientes não-tradicionais ou de fusão, desde que se respeite o arroz e o faça sobressair – o que porém muitas vezes não sucede em Portugal:

“O arroz é o ponto mais importante [na preparação do sushi], é o que faz com que tudo o resto faça sentido – ou não. Hoje em dia em muitos restaurantes dá-se importância a outras coisas e esquece-se o arroz. O sushi é arroz avinagrado e a base é essa, mas muitas vezes sabe a tudo menos a isso. (…) Cada vez mais o sushi tornou-se desequilibrado, começou-se a dar importância aos aspectos menos importantes, a haver excesso de molhos, excesso de fritos, e perdeu-se a essência do que é bom e começou-se a acrescentar demasiados ingredientes. O peixe, os legumes e a fruta não devem fazer desaparecer o arroz, devem enaltecê-lo, e o que acontece em Portugal a maior parte das vezes não é isso. (…) Tem de haver equilíbrio em tudo. Na carta do meu restaurante, tenho sushi com queijo, fruta e molhos, mas tento equilibrá-los, sem desvirtuar a base.”

Meus caros(as),todas respostas corresponderam á verdade.
Houve wikipédia,sim,com a resposta que eu mais previa,mas na verdade houve uma que completou o verdadeiro significado do Sushi.
E o verdadeiro significado é: Arroz temperado.
Quem mais se salientou foi a Raquel Laureano,Parabens Raquel! Mas nao posso deixar de congratular a Méllane e a Silvia,pelo que haverá 1º,2º e 3º lugar respectivamente.
Peço que me enviem as vossas moradas para o meu e-mail e receberao os vossos presentes trendy food! Parabens!

trendyfood@trendymind.pt