A estância de St. Moritz, na Suíça, tem um novo ‘hotspot’. Não me refiro especificamente à ligação Wi-Fi que também faz parte do projecto, mas pela construção de uma singular infra-estrutura de apoio aos praticantes da modalidade, numa nova interpretação do conceito de uma loja de ski tradicional. Construído em Corviglia, no vale de Engadin, a uma altitude de 2.486 metros, apresentou-se ao mundo como o “Audi quattro Bar”, numa inauguração com pompa e circunstância, realizada em meados de Dezembro último.
Conhecida pela sua associação aos desportos de inverno, patrocinando diversos campeonatos, e pela construção de automóveis desportivos de tracção às quatro rodas que, em tempos idos, lhes valeram títulos ao mais alto nível dos ralis internacionais, a Audi decidiu levar a sua imagem ‘branca’ ainda mais longe, com a construção desta infra-estrutura de características inéditas.
Trata-se de um edifício de excelência, idealizado pela empresa alemã SchmidHuber e pelo ‘atelier’ suíço Steiner Sarnen, com a colaboração dos designers Tim John e Martin Schmitz em alguns dos detalhes interiores. Ocupa uma área de cerca de 100 m2 e tem uma capacidade de primeira leva para 90 pessoas, num espaço cujo ‘menu’ é fornecido pelo ‘chef’ Reto Mathis, premiado com estrelas Michelin.
Madeira e vidro foram os principais materiais utilizados no “Audi quattro Bar”, para que se integrasse na perfeição na paisagem de montanha, dando uma ampla visão do impressionante panorama alpino e garantindo aos visitantes estadias inesquecíveis. Destaque, também, para um distinto logótipo “quattro” com 10 metros de comprimento, visível de fora e lá dentro, bem como aos elementos tridimensionais que, literalmente, flutuam na parede de granito, contando a história do modelo Audi quattro.
Um ícone cuja nova geração poderá, eventualmente, a surgir a breve prazo, caso seja dado o OK à produção do modelo final, feito a partir do exercício de estilo Audi quatro Concept recentemente apresentado pela marca alemã dos quatro anéis.
Abaixo poderá ver um pequeno vídeo com diversos pormenores que vão desde a construção do espaço à sua utilização.
Curioso é, também, este outro vídeo de pouco mais de um minuto, com cerca de 90 fotos tiradas a partir de um ponto fixo, em que se vê o evoluir das obras e da estrutura.
Assim sendo, se estiver a planear as suas férias na neve e a sua carteira ainda suportar viagens deste tipo, dê um salto a St. Moritz e tome um copo por mim no “Audi quatro Bar”. Mas vá bem agasalhado pois parece que está assim um pouco pró ‘briasco’…
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
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2 comentários:
Olá Zé Luís
Hoje continuo do "contra" e a pensar que, por um lado gostava que se pudesse regressar aos "básicos" onde a promoção e divulgação do automóvel passava por isso mesmo, pelo automóvel, e não por todos estes fait-divers que não sei, hoje, o que adianta à marca excepto notoriedade.
Test-drives, corridas, conferências de imprensa puras e duras, salões sempre com muitos carros à volta. Hotspot na neve! ok, pode ser.
Como disse continuo do contra. Mau feitio?
Ana
Olá Ana,
A imagem pode hoje valer, de facto, muitos milhões e todas as empresas, independentemente do sector onde actuam, querem ver a sua imagem exponenciada, de preferência resultando em mais vendas.
Se o automóvel vale por si só? Não sei... considero que hoje em dia não há automóveis maus, pelo que a diferença está a fazer-se, por vezes, através desses 'fait divers'.
E a grande maioria, senão todas, está a alinhar por esse diapasão.
Obg por mais este comentário, não o vejo como "do contra", mas como "opinião"! E essas, para mim importam, e muito!
JP
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