TW100 - UM REGRESSO À MINHA INFÂNCIA


Pronto! Foi desta! Regressei à minha infância pois pude ter só para mim, durante alguns dias, um verdadeiro “brinquedo” que me fez recordar um certo carrinho a pedais vermelho, em tubos de ferro e lata, que tive quando era puto, já então deliciado com esta ‘coisa’ dos automóveis. Esta versão para adultos, agora maioritariamente feito em chapa e aço, construído a preceito e de acordo com as normas em vigor, dá pelo nome de Mazda MX-5, resumindo-se num automóvel que é uma verdadeira delícia para todos sentidos!


Não existem adjectivos suficientes no dicionário da Priberam para descrever este autêntico portento da indústria automóvel, por tudo o que gera dentro e em seu redor. Olhá-lo conquista-nos, tocá-lo convida-nos a entrar e cheirar o perfume a novo que dele emana, para dar à chave e ouvir o rouco motor… hummmmmmmmmmmmmm! Já prová-lo… bem, não tanto a nível de paladar – se bem que me tenha crescido água na boca quando soube que mo iam emprestar por alguns dias – mas sim nas estradas, pelo que ‘bora nessa Sara!


Começando pelas dimensões, é pequeno – parece bem maior por fora, fruto do longo capot do motor – quase um ‘rasteirinho’, um ‘roadster’ descapotável de dois lugares, daqueles repletos de uma essência automóvel ímpar a que a Mazda chama de “Jinba Ittai”, que representa, na cultura japonesa, a ligação de um “cavaleiro com o seu cavalo”, tornando-nos numa única entidade! 

E é mesmo isso que se sente quando nele entramos, quase que sentados ao nível do chão, imediatamente nos tornando “um só” com o MX-5. Um ‘cockpit’ em que tudo é pequenino – o espaço, a manete das mudanças, a distância para o/a parceiro/a do lado e para o tecto (quando a capota eléctrica está fechada), o porta-luvas, o compartimento para objectos, ou a bagageira que recebe a estrutura superior quando conduzimos a céu aberto!




Ahhhhhhhhhhhhhhh!!! Conduzir de cabelos ao vento! (Okok… como se vê numa das fotos, praticamente não o tenho mas não interessa). Que delícia, que sensações, que vontade de ficar horas ‘perdidas’ de cá para lá e volta, mãos no volante e manete das mudanças – curta e deliciosa de usar e abusar – acelerando na A5 ou às voltinhas pela sinuosa Serra de Sintra, passeando na marginal até ao Guincho, palcos onde o Luis Azevedo fez as fotos que acompanham este texto. 

Quem por mim passava, nos semáforos ou quando abria ou fechava a capota eléctrica – operação de apenas 12 segundos que, orgulhosa e quase babadamente, fiz não sei quantas vezes – turistas e locais, apontavam, comentavam, sorriam, acenavam, não tanto à minha pessoa mas a este estonteante Mazda MX-5, que lhes respondia com um rasgado sorriso da grelha da frente e dos faróis amendoados!


Um modelo que não deixa ninguém indiferente e que também este ano completa o seu 25º aniversário! Um ícone com quase 1.000.000 de unidades vendidas no planeta, nas suas já três gerações (a quarta foi mundialmente apresentada há dias). A acompanhá-lo, uma legião de fãs em crescendo, em encontros e eventos dedicados, alguns em solo luso, como os passeios regulares do Club MX-5 Portugal, projectos como o MX-5 - 25 Years / 25 Cities dos irmãos João e Afonso Moreira Pires que em Agosto ligaram 25 cidades europeias em apenas 250 horas, ou ainda a festa que as revistas Auto Hoje e Motor Clássico lhe dedicaram e que está patente neste vídeo:


Pudera! Quem é que não quer ter um brinquedo destes, para ‘destressar’, ao final da tarde e finais de semana, das agruras da vida? Eu quero ou, melhor dizendo, eu bem queria, já que sem o EuroMilhões o orçamento não chega aos 34.500 euros pedidos por este MX-5 Zen Edition, integrado numa gama cujos preços vão dos 31.000 aos 39.000 euros, consoante as várias versões, com dois motores a gasolina (este 1.8 e outro de 2,0 litros), capota manual de lona ou rígida eléctrica (como a desta unidade) e pintura metalizada ou apenas sólida.

E ter de devolvê-lo? Ui… que dor ter que dizer adeus a este companheirão – um enorme obrigado à Mazda Motor de Portugal que mo proporcionou – em Edição Especial com jantes de liga leve de 17 polegadas com acabamento especial, faróis de nevoeiro e a tal capota rígida retráctil na cor da carroçaria – um cinza acastanhado “Titanium Flash” – casando no interior com a pele beije/preta e as inserções metalizadas, os bancos desportivos e os pedais de alumínio, sistemas de ar condicionado automático, áudio e navegação Sanyo TomTom, ‘cruise control’ e Bluetooth, soluções que nos facilitam a vida a bordo.

Fotos: LAZEVEDOPHOTO
Termino com outro agradecimento ao Luís Azevedo (a quem me referi a meio do texto), amigo e ‘expert’ da fotografia que ilustrou este meu 100º texto para o blog Trendy Mind – yeahhhhhhhhhhhhhhhh!!! Convido-o a visitar a LAZEVEDOPHOTO ou a aceder ao respectivo Facebook para que se delicie com as imagens deste profissional, desde os ‘simples’ tratamentos ou manipulação de fotos, aos conteúdos diversificados – alguns deles fantásticos – como os das imagens que ilustram este trabalho! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 




Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: