Presentes no Dia do Pai


Celebra-se hoje o Dia do Pai! De entre os vários dias comemorativos que se vão celebrando ao longo do ano, este é um dos mais importantes para as crianças. 

Com efeito, o pai é também uma fonte fundamental de segurança e de estabilidade emocional, motivos pelos quais deve ser sempre uma figura efetiva e/ou simbolicamente presente. A figura paterna é um dos pilares mais importantes para um crescimento psico-afetivo harmonioso e estruturante, pois é um referencial que, em criança, potencia diversas identificações, que mais tarde, ou seja, ao longo da sua vida, cunhará as mais diversas escolhas e, até mesmo, comportamentos que esse futuro adulto irá fazer/evidenciar.

A representação psíquica mais precoce do pai é construída com base na imagem que a mãe tem do mesmo e na forma como ela a transmite à criança. Se ela o desvaloriza ou o excluí poderá vir, assim, a colocar em risco o equilíbrio psicológico do filho.

Deste modo, mesmo em famílias em que por diversos motivos (ex. divórcio, emigração, morte) o pai não esteja fisicamente (sempre) presente, é fundamental que ele possa, com essa ‘ajuda’ da mãe, fazer parte do mundo interno da criança de forma a que esta possa construir uma imagem da figura paterna no seu imaginário.

Figuras paternas presentes (que cuidam, dão colo/afeto, educação/regras) são os presentes (prendas) mais preciosos das crianças e por isso é tão importante para elas presenteá-las também neste dia! Aproveite, então, mais um Dia do Pai para ‘semear’ vivências, recordações e/ou imagens positivas e privilegiadas no mundo interno do seu filho. Permita-se construir-lhes um equilíbrio psicológico salutar. Esse é e deve ser o melhor presente no Dia do Pai.


O ‘Valet’ Invisível


Podia até parecer um título da saga de Hercule Poirot, sublime e inigualável personagem da autoria da ‘crime master’ Agatha Christie, mas o que eu vos trago hoje não é um crime mistério a ser resolvido pelo detective belga de bigode revirado. Nada disso, se bem que o tema tenha uma conotação gaulesa, senão vejamos!

Quem é que nunca pensou o quão fixe seria ter um ‘valet’ (leia-se um misto de ‘chauffeur’ e mordomo) que fosse estacionar e buscar o carro, enquanto vamos para um almoço, reunião e/ou fazer compras, sem que tenhamos de andar às voltas pela cidade ou num infindável parque de estacionamento, desesperando por um lugar?
Fotos: BMW
 Essa poderá ser uma realidade a médio prazo, sendo que os construtores automóveis – nesta (saudável) loucura que se tornou a incorporação de novas tecnologias de apoio à condução – não perdem tempo em oferecer algo de diferente e, principalmente, útil. A BMW acaba de demonstrar isso mesmo, tendo apresentado um ‘valet’ invisível que nos arruma e vai buscar a viatura, bastando para isso um toque num ‘smartwatch’ (relógio/comando de pulso dedicado). Fê-lo no “CES 2015”, o maior evento de electrónica de consumo do mundo, realizado em Janeiro último em Las Vegas (EUA), demonstrando o processo, com o seu “Remote Valet Parking Assistant”. Veja como funciona aqui:



Fantástico! Acabaram-se as milhentas voltas ao quarteirão ou aos parques subterrâneos dos ‘shoppings’ e afins em plena hora de ponta. Acabou-se o stress daquele lugar que estava mesmo ali mas que alguém menos escrupuloso ocupou, quando até já o tinha visto primeiro, levando os seus nervos quase ao limite, pois a reunião em que devia estar com o chefe já há muito começara. Acabou… 

Calma!!! Já esteve mais longe mas a sua massificação aos comuns automóveis ainda demorará algum tempo. Para já a marca alemã apresentou um protótipo – já bastante avançado – deste sistema automatizado, aplicando-o num BMW i3 – uma das suas coqueluches eléctricas do momento, modelo que por cá pode ser adquirido por valores entre os 38.000 e os 46.000 euros, embora ainda sem esta funcionalidade. 

Como pôde ver acima, permite-se o seu estacionamento de modo automatizado, algo possível pela combinação das informações recolhidas por sensores e ‘lasers’ presentes no modelo, conjugados com as plantas digitais dos edifícios em causa. Ao condutor basta usar o tal comando de pulso para activar o “Remote Valet Parking Assistant” e o sistema conduzirá o seu BMW pelos diferentes pisos, até encontrar um lugar vago, sem que seja necessária qualquer intervenção física sua, que até pode estar fora do carro, já a tratar da sua agenda. O sistema reconhece a estrutura do edifício e das viaturas estacionadas ou em movimento, contornando os obstáculos que, eventualmente, se lhe atravessem. Uma vez encontrado um lugar, o BMW i3 estaciona, tranca-se e fica a aguardar novas instruções do utilizador, por novo toque no ‘smartwatch’ ou por comando vocal – isso mesmo, tipo “Kitt” da série de TV “O Justiceiro” de há umas décadas – voltando a ir, obedientemente, ter com o seu dono!

Mas os avanços no domínio da condução autónoma não se ficam por aqui, pois a BMW, como vários outros construtores, já há muito ensaiam viagens de viaturas sem condutor a bordo nos vários recantos do planeta, em pistas fechadas e em estrada aberta. Um dia hão-de ser comuns viagens com intervenções mínimas de quem neles viaja, com as viaturas a fazerem (quase) tudo sozinhas, identificando o ambiente envolvente e a desviarem-se de obstáculos ou travarem para evitar colisões. Até mesmo ao detectarem eventuais desmaios, faltas de acção/intervenção em determinadas situações, parando o veículo na borda da estrada, estabelecendo depois chamadas de emergência mesmo sem a intervenção do debilitado condutor. Poderão até levá-los aos hospitais ou esquadras da polícia, depois de analisarem dados como pulsações, índices de glicémia, temperatura do corpo ou transpiração que demonstrem que o condutor não está em condições ou a responder às exigências da condução.



Por isso, se um dia destes vir um BMW a passar por si sem que ninguém pareça – ou esteja – ao volante, não se admire… são sinais dos tempos.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Vencedor do Passatempo Dia do Pai by Confiança



Sugestões para O Dia do Pai


O dia de mimar o papá está a chegar e, por norma, para além do almoço ou jantar, lanche ou até pequeno-almoço de hino ao papel que o Pai desempenha na vida dos filhos, há sempre um presente associado. É desse mesmo presente que venho falar ou como quem diz dar uma sugestãozinha para o mimo.

Há pais de todas as idades, uns mais velhos outros menos, e de todos os estilos, uns mais clássicos outros mais desportivos. As sugestões que hoje deixo agasalham ligeiramente do frio e compõe qualquer look. Primam pela sofisticação e elegância.



Pedro del Hierro

HUSSE – Caixa Berto

Todos nós sabemos que os gatos são muito asseados! Passam muito do seu tempo diário a tratarem do seu grooming, limpando o pêlo, as patas, o focinho… 

Mas para nós, humanos, nem sempre o tempo que passamos a cuidar do seu local privado é lá muito divertido! Às vezes, torna-se uma autêntica caça ao tesouro, mas sem a verdadeira animação. 

Na HUSSE encontramos a melhor solução, e também a mais prática, para esta tarefa tão vital para os nossos gatos. A caixa Berto é simples, prática e rápida.

Não acredita? Então veja aqui!

Sugestões para O Dia do Pai


O Dia do Pai está quase a chegar, é já dia 19 de Março. Está na altura de pensar como vai mimar o papá, como tal aqui ficam duas sugestões, ambas da Cortefiel.

A primeira é um blazer clássico, mas transversal, dá para papás mais velhos e, também, para os mais novos, quer mantenham uma linha mais tradicional e clássica ou gostem de brincar com apontamentos destes em looks mais casuais; A segunda são uns oxford shoes que têm o seu lado bem trendy com o detalhe branco na sola, para pais que gostem de um toque mais irreverente, mais cool, ligeiramente diferenciador.



Banco de Ajudas Técnicas - Juntos valemos MAIS!


Infelizmente, quando se cai e parte uma perna, não basta a dor dilacerante, mas também as belas contas por pagar inerentes a isso.

Taxas moderadoras do hospital, o rol de coisas na farmácia, quiçá bandeirada de um táxi porque não consegue conduzir... e ainda umas canadianas!

Normalmente tentamos arranjar alguém que no-las possa emprestar, mas em último caso teremos sempre de as comprar...!

Eis que surje uma excelente ideia, agregadora deste tipo de material para o poder posteriormente ceder, mediante solicitação.


Este Banco de Ajudas Técnicas visa reunir este tipo de equipamento nos Concelhos da área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira) - a campanha de sensibilização da população já começou há uns tempos por vários meios e acaba no fim deste mês.

SE TEM PARA DAR EQUIPAMENTO TÉCNICO:

As doações deverão ser realizadas até ao dia 31 de março de 2015, junto dos Departamentos de Ação Social das Câmaras Municipais dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, entregando diretamente os equipamentos ou solicitando a sua recolha.

Se é um dos bons Portugueses que tem vontade de ajudar, que até já tinha pensado nisso, que inclusive levou o flyer para casa mas ainda não foi à garagem, arrecadação ou casa da tia buscar os equipamentos que já usou e poderão servir para outros, mas que ainda não o fez: TEM 2 SEMANAS PARA O FAZER!

SE PRECISA DE EQUIPAMENTO TÉCNICO:

Pode simplesmente apresentar o seu pedido nos Departamentos de Ação Social das Câmaras Municipais dos cinco concelhos da área de influência do Hospital, ou junto de Instituições de Solidariedade Social, sendo estes de imediato conduzidos para o Banco de Ajudas Técnicas, que procurará dar a melhor e mais célere resposta.

SE É AUTARCA OU RESPONSÁVEL DE UM HOSPITAL:

Que é que está à espera para desenvolver este projecto na sua terra?

É só começar...! E como se diz em Inglês... Break a leg! ;)

"We are all under the same sky"
AMC*

Spring Color Report: Ar Puro & Natureza


A Primavera está a escassos dias de chegar. Aquela que é a estação das flores, dos passarinhos e das borboletas vem com "novas" tendências e "novas" cores para usar. Hoje vamo-nos dedicar às cores.

O Fashion Color Report, elaborado pela Pantone, para a Primavera de 2015 dita 16 cores a usar e abusar, nas estações quentes deste ano.




Cores que nos fazem respirar, a plenos pulmões, ar puro e que nos levam a uma simbiose com a Natureza. Cores suaves, pastel, um apontamento mais vivo de tangerina e do scuba blue (se traduzirmos à letra azul mergulho).Todas estas cores são para usar e abusar na Primavera, claro que também no Verão, mas dentro destas há o top de Mulher e o top de Homem.


Mais direccionadas para o sexo feminino surgem tons que nos levam a passear pelo mundo, numa espécie de viagem pelos seus encantos naturais e tradições. Os diversos tons da Natureza chegam através dos azuis Aquamarine e Scuba Blue que nos levam a banharmo-nos nos oceanos, assim como o Lucite Green, que dá paz e traz-nos a água, calma e serena, das praias paradisíacas. Em contraste, com estes tons mais claros, há o Classic Blue. Um azul forte e poderoso, clássico como o próprio nome indica, e tão fácil de conjugar com outro qualquer tom. Um azul que tanto incorpora o formal, o rígido, o clássico e tradicional, como surge num casual, num desportivo completo. Um azul altamente versátil. Continuando nos tons da Natureza, vem o Toasted Almond que nos dá o neutro e o seu conforto. Ainda nos tons paralelos aos sabores naturais, surgem aqueles que são os fortes e vivos da Primavera: o Strawberry Ice e o Tangerina, cobertos de energia, para saborear e reenergizar. Da natureza, do deserto e também a apelar ao sentido gustativo destacam-se o Custard e o Marsala. Para refrescar, que os dias também se querem quentes, um tom mais discreto ou pelo menos leve e fresco: o Glacier. Apresentado o hit de tons para a Mulher resta combinar e descombinar.


Para o sexo masculino o top 10 é algo diferente. Também este nos leva por uma viagem pela Natureza, afinal derivam da mesma paleta. Os tons eleitos são leves e sofisticados, uns mais óbvios, outros não tanto. Os tons de azul são aqueles óbvios: Dusk Blue e Classic Blue, o destaque, tons de todos para todos, daqueles que nunca ficam mal, que nunca são um "erros de casting" seja qual for o estilo e a idade. A juntar a estes tons mais óbvios, no sexo masculino, estão o Treetop, um verde forte, harmonioso, maduro e natural, num leque de opções bastante variável no que concerne estilos e idades; e o Woodbine, um verde mais tropical, menos carregado. O Toasted Almond é o tom do paladar que assume protagonismo, ao lado do Marsala, que nos faz levar ali perto dos tons avermelhados, bem como o Sandstone. Os cinzas são tons, igualmente, óbvios nos homens e aqui o destaque é o Glacier Gray, mais suave e refrescar os dias quentes, e o Titanium, um cinza mais escuro e forte. O toque de risco, charme e sofisticação, na paleta do sexo masculino, é o Lavender Herb. Um tom fresco e sofisticado, que nem todos os homens sabem usar, mas que pode resultar na perfeição, sobretudo numa brincadeira plena com os cinzas ou os azuis e até mesmo os verdes.


O Pantone da Primavera 2015 e, também, do Verão está apresentado! Agora que venham estas estações, que tanta vida trazem, para usarmos e abusarmos!

Decoração de Varandas


Se é daquelas pessoas cujo espaço ao ar livre de sua casa é apenas uma varanda, tenho ideias para si.

Agora que a Primavera começa a espreitar, torne a sua varanda num espaço agradável e bonito. Não é preciso muito, até porque geralmente o espaço é escasso, mas com alguns toques simples de cor, peças bonitas e um “verde” à mistura, consegue um espaço agradável mesmo só ao olhar lá para fora.

Utilize peças que possam estar no exterior e pelo sim pelo não, caso seja um sítio ventoso, é sempre mais seguro colocar uma rede na estrutura de guarda da varanda, não vá haver alguma ventania forte indesejada.

Aqui vão umas ideias para se inspirar...













Tem dores lombares? Então estas dicas são para si.



As dores na região das costas, particularmente a lombar, são dos maiores problemas físicos a ensombrar o dia-a-dia de cada um. Quase todos nós já as sentimos, e muito provavelmente voltaremos a senti-las.

Elas poderão provir de muitas origens. Desde as conhecidas hérnias discais, até quadros mais gravosos denominados protusões e prolapsos, que são roturas graves nos discos intervertebrais. Lesões musculares na musculatura que acompanha a coluna, ou lesões nos ligamentos entre vértebras, também podem ser fonte de dor e frequentemente, todos estes componentes estão afectados, o que torna complicado descobrir qual a principal fonte da dor ao avaliar a pessoa. 

Contudo, há determinados hábitos, posturas e, formas de mover o corpo, que todos nós podemos e devemos adoptar para o dia-a-dia, e que vão, além de facilitar a recuperação, prevenir que voltemos a sofrer do mesmo problema. Aqui vão elas, para que se proteja:
  • Quando acorda, não se comece a levantar da cama pelas pernas ou directamente de uma posição de barriga para cima, se for assim que acorda. Rode-se sempre de lado, e com a ajuda dos braços comece a levantar o tronco e só depois vá levando as pernas para fora da cama.
  • Quando entrar e sair do seu veículo, tenha em atenção a forma como o faz: ao entrar, sente-se primeiro, deixando as pernas de fora do carro e só depois rode, e as traga para dentro. Na saída, faça o processo inverso: uma perna de cada vez para fora do carro, e de seguida, apoiando-se por exemplo na porta, levante-se do banco.
  • Mantenha a curvatura da lombar enquanto está sentado. No carro, regulando o ajuste lombar do banco do carro; nos transportes públicos e no trabalho, sentando-se com o rabo o mais encostado possível ao encosto do banco do comboio ou da cadeira do escritório (e o monitor à altura dos olhos). Em casa, quando estiver no sofá, coloque uma almofada atrás das costas, ligeiramente acima da bacia.

  • Esta já é um clássico. Sempre que precisar de se baixar, faça-o pelas pernas e nunca dobrando as costas. De início e durante algum tempo, não lhe vai dar muito jeito, mas com a insistência, vai tornar-se a forma normal de agachar. A imagem deste pequenote está aqui de propósito. Os seres humanos, começam por fazer os movimentos correctos quando são pequenos. Ao longo do envelhecimento e, fruto do estilo de vida mais sedentário de hoje em dia, vamos “desaprendendo” esses mesmos padrões. Por isso, e com as devidas limitações, faça como ele. Percebe mais disto do que nós, adultos.
  • Beba bastante água. São inúmeros e sobejamente conhecidos os benefícios de o fazer. E na coluna, os discos intervertebrais (estruturas onde as hérnias ocorrem) têm na sua composição mais de 70% de água. E é esta característica que permite amortecer e suportar o peso e as cargas sobre a coluna. Um disco com pouca água, é um disco menos capaz, mais frágil e com menos capacidade de cicatrizar se estiver lesado.
  • Quando transportar objectos pesados, procure levá-los junto ao corpo. Quanto mais afastado maior a força que a sua coluna tem de fazer para manter o tronco direito. Além disso, evite rodar o tronco enquanto levanta ou sustém esses pesos, como por exemplo ao retirar do porta-bagagens do carro, os sacos pesados das compras. Nessas condições, os músculos das costas têm de segurar entre 3 a 5 vezes o peso que o objecto realmente tem, desnecessariamente.


Color Up!!!


Color Up Longlasting Eyeshadow by KIKO foi a minha última descoberta neste fim de saldos. É uma sombra de olhos, de lonnga duração que se apresenta em formato de lápis XL. Não precisa de ser afiado, pois tem um sistema em que basta rodá-lo para a mina subir. É super prático de usar, a sua textura é cremosa o que permite uma aplicação fácil e um excelente poder de cobertura de cor. Basta aplicá-lo nas pálpebras e esbatê-lo com os dedos imediatamente, pois após secagem, torna-se permanente e a sua durabilidade é de pelo menos oito horas intacto.

O preço é também muito simpático: € 3,95

Uma excelente opção para quem quer uma sombra glamourosa, fácil e rápida de aplicar e que dure todo o dia... ou noite!!!








Vencedor Passatempo Carolans



Lisboa is all in!


Os fãs da Adidas já têm uma megastore em Lisboa para seu deleite! 


Foi no passado dia 4 de Março que a frase Lisboa is all in! passou a fazer todo o sentido. Numa das ruas icónicas de Lisboa, a Rua Augusta, foi inaugurada a megastore Adidas, sob o olhar atento de vários adeptos da marca que não quiseram deixar de estar presentes na inauguração. Rúben Rua, Naíde Gomes, Cristina Ferreira, Pizzi, Nico Gaitán, Raminhos e Borges foram algumas das ditas presenças. Estes dois últimos trataram de animar a "festa", ao entrevistar os presentes, criando dinâmica, sempre com o humor.

Quanto à loja, esta tem um conceito especial designado de Homecourt, sendo uma loja que pretende destacar o espírito e história Adidas, bem como os seus ícones ao longo do seu percurso. Assim, uma visita à loja acaba por ser uma viagem global ao mundo do desporto e da moda Adidas, oferecendo uma experiência de compra diferenciadora, interactiva e única. Quanto aos "trapos e afins", ao longo dos 3 pisos, espalhados por 300m2, é possível encontrar as coleções Originals e Performance. Na primeira encontram-se peças das colecções de Rita Ora, Pharrel Williams, entre outras. Já na colecção Performance o destaque vai para a Adidas by Stela Mcartney, com um corner dedicado apenas a esta linha - ou como quem diz o delírio da mulherada - e também para o 3º piso dedicado totalmente ao futebol - e aqui entra a euforia do público masculino, mas não só! Destaque ainda para o 2º piso, onde se encontram algumas peças-museu em exposição, entre elas uma camisola oficial assinada por Zidane e Messi.

Agora é só correr até à Rua Augusta, se ainda não correu, e suspirar! (shame on me que não estava por Lisboa e tive de faltar à inauguração!)

Lisboa is all in sem dúvida!








Constelações do Palato


Por definição, uma Estrela é uma esfera de plasma de grandes dimensões e luminosidade, mantida íntegra pela sua própria gravidade, e a que está mais próxima de nós é o Sol, que, como decerto sabem, é o elemento central do Sistema Solar e fonte da maior parte da energia do nosso planeta. Outras há que são mais ou menos visíveis durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz solar ou bloqueadas por fenómenos atmosféricos.

Fotos: Michelin e Repsol

 Mas não é só no céu estrelado que há constelações ou asterismos, pois aqui na Terra também brilham estrelas e sois de enorme intensidade, agrupados em distinções gastronómicas atribuídas por duas empresas relacionadas com as rodas: a Michelin, produtora de pneus e outros derivados de borracha, e a Repsol, ligada à vertente dos combustíveis e outros derivados.
Começando pela marca francesa, há mais de um século que a Michelin atribui as famosas e muito cobiçadas “Estrelas Michelin” aos mais famosos restaurantes que fazem parte de um não menos reputado “Guia Michelin”, da sua autoria. Nele incluem-se as estradas de todo o mundo – há muito que já o fazem por continentes e/ou grupos de países – e os locais de repasto de paragem obrigatória, distinguindo os melhores com a atribuição de 1, 2 ou 3 estrelas.

Fotos (da esq. para a dta.): José Avillez, Hans Neuner e Dieter Koschina (oficiais)


Na mais recente edição do seu guia para Espanha e Portugal são 14 os restaurantes lusos galardoados, se bem que ainda nenhum com a distinção máxima (acredito que será uma questão de tempo). Tal como foi amplamente divulgado há alguns meses pela imprensa, temos três espaços com 2 estrelas: o Belcanto (Lisboa), com o Chef José Avillez a ser o primeiro português a conquistá-las para a capital, e os algarvios Ocean (Porches) e Vila Joya (Albufeira), cujas cozinhas estão sob a supervisão dos austríacos Hans Neuner e Dieter Koschina, respectivamente.

No grupo dos premiados com 1 estrela estão o restaurante Pedro Lemos (Porto), sob a direcção do mesmo e que se estreia nestas andanças, e o São Gabriel (Almancil) que recuperou a estrela que já havia tido, para agrado da equipa comandada por Leonel Pereira. Mantiveram-se neste grupo os seguintes espaços gastronómicos de excelência (por ordem alfabética): Casa da Calçada (liderado por Vitor Matos, em Amarante), Eleven (Joachim Koerper, Lisboa), Feitoria (João Rodrigues, Lisboa), Fortaleza do Guincho (Vincent Farges, Cascais), Henrique Leis (do Chef com o mesmo nome e que também é pintor, em Almancil), Il Gallo d'Oro (Benoît Sinthon, Funchal), The Yeatman (Ricardo Costa, Gaia), L’And Vineyards (Miguel Laffan, Montemor-o-Novo) e o Willie's (Willie Wurger, Vilamoura).

Fotos (da esq. para a dta.): José Avillez, Vincent Farges, Hans Neuner e Dieter Koschina e Benoît Sinthon (oficiais)

Mais contida em termos geográficos, pois apenas abrange a Península Ibérica, ao mesmo tempo que distingue maior número de espaços, a Repsol editou o “Guia Repsol 2015”, concedendo os seus prestigiados Três Sóis a nada menos do que 43 restaurantes na região. Entre eles estão cinco espaços lusos, todos referidos acima: Belcanto, Fortaleza do Guincho, Ocean e Villa Joya, a que se juntou este ano o madeirense Il Gallo D'Oro. Dezasseis outros restaurantes portugueses têm Dois Sóis e 52 Um Sol! Uff… para ver a lista dos distinguidos clique aqui e depois escolha a região.





Fotos: Belcanto, Ocean, Vila Joya, Fortaleza do Guincho, Il Gallo D’Oro (Oficiais)

Posto isto, se a sua carteira os suportar – a grande maioria são do tipo ‘upa-upa’ e, às vezes, mais uns ‘upa’ – visite um ou mais destes espaços e delicie-se com as propostas dos premiados Chefs.


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro




Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.