TODO UM MUNDO NOVO


Mas… o que é isto?! Um automóvel com portas… em termoplástico? E com um tecto em vidro sem cortina para o sol? E… tem o airbag no tecto e detalhes tipo malas de viagem? Sim, de facto é tudo inovador! A Citroën prepara-se para dar resposta a isto tudo através do novo C4 Cactus. Veja este vídeo e depois eu explico estes pequenos ‘mimos’:



O mundo automóvel está repleto de inovações, soluções que nos ajudam na condução, que nos levam ao destino, que nos alertam para o que nos rodeia e nos ligam ao mundo virtual, que distraem os passageiros numa viagem, etc, etc, etc. A desenfreada luta pelo (quase) impensável, oferecendo-se aos clientes todo um mundo novo, é a aposta da grande maioria das marcas, conquistando-nos e, com isso, convidando-nos a ir até aos seus stands e, se possível, a sair de lá com um ‘popó’ novinho em folha, repleto de ‘gadgets’, cores e conteúdos diferentes, inovadores!


O conceito C4 Cactus é tudo menos ‘dejá vu’! É diferente de tudo o que já se viu no segmento até à data: é um automóvel médio familiar, mas pelo formato da traseira parece-se com uma carrinha, pois até tem barras no tejadilho e montes de espaço. Já o visual deste Citroën também lhe dá um ‘je ne sais quoi’ de pequeno SUV, segmento tão em moda nos dias de hoje. 

Mas vejamos o primeiro dos tais novos mimos: as novas portas! Esqueça os riscos e os pequenos toques que o ‘vizinho’ do lado tanto gosta de o brindar nos estacionamentos, pois o C4 Cactus tem portas com uma grande secção sem a habitual chapa. Uma alternativa chamada Airbump, num elemento de design que alia o estilo à função, protege a carroçaria das agressões do dia-a-dia. Uma placa em plástico rígido e outra mais macia, com bolsas de ar no meio, absorvem os pequenos choques e está disponível em quatro cores: Preto, Dune, Chocolate e Cinza, em conjugação com as 10 de carroçaria. Veja abaixo as múltiplas hipóteses.


A placa macia do Airbump é feita em material macio elástico de excepcional qualidade e muito resistente (caso goste de pormenores, ele pertence à família dos termoplásticos de poliuretano alifático, vulgo TPU; se não gostar, então passe à frente!). É resistente aos raios ultravioleta e às variações de temperatura, às micro-rachaduras, arranhões e riscos, não se deforma e retoma a sua forma original após o toque – chama-se a isso regresso elástico –, não absorve líquidos e é de fácil limpeza. É isso que se quer, algo que não dê trabalho!


Outro dos ‘mimos’ é o revolucionário tejadilho panorâmico, de elevada protecção térmica. Não deixa entrar o calor, mas garante um fluxo luminoso ideal, tendo uma filtragem semelhante à dos óculos de sol de categoria 4. Se ligarmos o ar condicionado, temos um interior perfeito! Até se podem comer gelados e namorar à noite, sob as estrelas, já que o banco da frente tem uma configuração de sofá. Hummmmm…!


Como se viu no vídeo acima, o C4 Cactus representa, também, muito espaço, para as pessoas e para tudo o que levamos connosco, seja na ida às compras ou nas viagens de férias em que atulhamos o carro com muito mais do que o que precisamos! Uma inovação que permite ter um porta-luvas maior e com abertura para cima resultou da passagem do airbag do passageiro da frente – aquele ‘saco’ que nunca queremos ver aberto, pois significa que algo correu verdadeiramente mal – para o tejadilho. Tem um visual tipo mala, numa ponte com a moda, a que as pegas das portas e a concepção interior também não são alheias.


Destaque ainda para o sistema Magic Wash que permite lavar o vidro da frente com muito mais qualidade, sem os desagradáveis esguichos para o vizinho do lado; o ecrã táctil multi-funções de 7 polegadas, onde se pode controlar quase tudo o que há a bordo, do telemóvel ao ar condicionado, do rádio ao sistema de navegação; o Park Assist que nos ajuda a estacionar, junto com a câmara de visão traseira; isto para além da excelência de toda a mecânica – motores, caixas e suspensões – que não irei explorar neste espaço. Há várias revistas e ‘sites’ especializados para o efeito! 

Então e porquê Cactus?! Pois é… até no nome o modelo prima pela diferenciação. A marca disse-me que essa ponte é feita pela resistência da planta, ser vivo capaz de sobreviver a quase tudo sem grandes necessidades adicionais (leia-se “despesas de manutenção”), consumindo pouca água (e aqui “consumir muito pouco combustível”). Mas, decididamente, é tudo menos um cacto, já que suavidade e conforto são dois dos seus maiores atributos.

Fotos: Citroën



Posto isto, convido-o a consultar o micro-site do Citroën C4 Cactus e depois ir até um Concessionário da marca e experimentá-lo! Não perde nada e, quase aposto que até vai gostar de entrar neste autêntico mundo novo, repleto de novas ideias. E tudo a partir de 16.000 euros!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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