UM DESPORTO, MILHÕES EM RETORNO


Em vésperas da “Copa do Mundo - Brasil 2014” e depois de há umas edições atrás ter falado do patrocínio automóvel aos mais importantes campeonatos internacionais de futebol, desta feita venho explorar essa mesma vertente, mas agora numa perspectiva mais individual.

É sabido o envolvimento de marcas de renome que, não deixando de espreitar a oportunidade de subir mais um degrau na escala dos patrocínios aos grandes eventos internacionais – ver o texto TESOUROS INVEJADOS – oferecem os seus préstimos aos mais conceituados clubes mundiais de futebol, com particular incidência na Europa. Eis alguns exemplos:


A Audi está em grande, reservando uma enorme fatia do seu orçamento dedicado ao desporto para patrocinar muitos clubes conceituados, como o Bayern Munich (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), AC Milan (Itália), Barcelona e Real Madrid (Espanha), entre outros, sendo estes dois últimos ilustrados pelo seguinte vídeo:




A Citroën, para além da Selecção Francesa, está há muito com os espanhóis do Celta de Vigo e brilha com os resultados do Paris St Germain (França), do Boca Juniors (Argentina) e ainda do Arsenal FC (Inglaterra), com quem fez este curioso vídeo promocional a um dos seus mais recentes modelos:



A Alfa Romeo surge de mãos dadas com o Eintracht Frankfurt (Alemanha), a Chevrolet, que em Inglaterra já patrocinava o Liverpool FC, alargou a sua acção aos rivais do Manchester United, num país onde a FIAT apoia o Aston Villa, fazendo-o, também, além-Atlântico ao Palmeiras (Brasil). A Jeep está com a Juventus (Itália), a KIA surge ligada ao Atletico Madrid (Espanha). A Mazda veste os italianos da Fiorentina, a Nissan os britânicos do Sunderland, a Opel os alemães do Bayer Leverkusen e os holandeses do Feyenoord Rotterdam. A Peugeot equipa o Flamengo (Brasil) e VW detém 100% do VfL Wolfsburg (Alemanha), incluindo um estádio com o seu nome, o Volkswagen Arena!

Adicionar legendaFotos: Construtores Automóveis e Equipas de Futebol 
Em termos de Selecções Nacionais, a BMW está de pedra e cal com a equipa oficial da Bélgica, a Toyota com a dos Emiratos Árabes Unidos (em paralelo é patrocinadora da Taça do Mundo de Clubes) e a Vauxhall com nada menos do que as quatro equipas do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. A Mercedes-Benz associa o seu nome à Federação Alemã de Futebol. 

Uma lista infindável de contratos que são estabelecidos por períodos mais ou menos alargados, sempre com o objectivo último de cativar os milhões de fãs do ‘desporto-rei’ a correrem até aos ‘stands’ e saírem de lá ao volante de um automóvel novo. 

Parece que por todo o lado menos por cá, sendo pontuais os envolvimentos de marcas, sendo os casos existentes maioritariamente feitos nos escalões mais baixos e através dos concessionários das regiões das equipas. Decerto que é uma questão de estratégia… ou será de ‘budget’?! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

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