AUTOCARROS DOS DESEJOS


Amanhã é o dia do tudo ou nada para Portugal no âmbito da Copa do Mundo da FIFA que, como todos sabemos – mesmo os mais avessos a estas cenas do futebol – se disputa no Brasil, colando aos ecrãs de televisão milhares de ‘tugas’, fora os fanáticos da bola que rumaram a Terras de Vera Cruz para assistir ‘in loco’ ao que, se acontecesse, seria um alento ao corrente desânimo luso noutros domínios. Só que a coisa não está a correr de feição para a Equipa das Quinas… 
Mas não quero falar da componente desportiva deste Mundial mas sim dos portugueses que, entre Outubro de 2013 e Fevereiro deste ano, participaram no passatempo “Be There With Hyundai”, submetendo as suas frases mais inspiradas de incentivo à nossa selecção, candidatando-se a ver a sua aposta no autocarro com as cores nacionais.


Um passatempo da responsabilidade da FIFA, a organizadora do evento, e da Hyundai, marca de veículos coreana que é um dos principais ‘sponsors’ deste Mundial, como “Veículo Oficial” – ver o texto “TESOUROS INVEJADOS” – e que se estendeu a todo o mundo, com milhares de compatriotas ou apoiantes das 32 equipas, a expressarem-se na escrita no incentivo à selecção dos seus países. E foram 155.000 os participantes no dito, com as três maiores fatias a pertencerem aos brasileiros (país organizador), aos seus vizinhos argentinos e também aos nossos, já que a Espanha foi o terceiro país com maior número de frases submetidas.


Infelizmente, não consegui descobri quantos foram os lusos a fazê-lo, mas sei que o vencedor nacional inscreveu-se no passatempo com o ‘nick’ “ovelha_negra” e tem o seu ‘slogan’ – “O PASSADO É HISTÓRIA, O FUTURO É A VITÓRIA” – colocado nos vidros laterais do autocarro que transporta a Selecção Nacional de um lado para o outro. Um desejo de milhões que está preso por arames, dependente de vários factores, já que, até à data a prestação de Portugal está longe de enriquecer essa história ou até de garantir vitórias. Nesta 5ª Feira decide-se esse futuro, mas a coisa está muito ‘preta’ mesmo! 

Já as frases dos restantes 31 países, entretanto escolhidas por mais de 1.000.000 de internautas, depois de votarem nas suas favoritas (de um lote de três finalistas), são mais ou menos imaginativas. Senão vejamos: 

Os autocarros dos três adversários de Portugal na fase de grupos ostentam as frases “Uma nação, uma equipa, um sonho!” (Alemanha), “Unidos pela equipa, guiados pela paixão” (EUA) e “Estrelas negras: aqui para iluminar o Brasil!” (Gana). 

Como anfitriões, o autocarro de todo um país vestido de verde & amarelo incita os seus com um estrondoso “Preparem-se! O Hexa está chegando!”, enquanto a Espanha levou no peito os seus Campeões Mundiais (foram-no na última edição há quatro anos) com um “No nosso coração, a paixão de um campeão”. Só que, para eles, já é tempo de arrumar as chuteiras!




Da Argentina ecoa “Não somos uma equipa, somos um país”, algo parecido com a dos vizinhos da Colômbia que dizem “Aqui não viaja uma equipa, viaja um país!”, enquanto a Costa Rica afirma que “A minha paixão é o futebol, a minha força é a minha gente, o meu orgulho é a Costa Rica”. 

A honra está em grande destaque em outras frases de outras tantas selecções: pela Grécia com “Os heróis jogam como gregos”, pelo Irão com a “Honra da Pérsia” e, naturalmente, pelo Japão com “Samurai, chegou a hora de lutar!”. 

Como não podia deixar de ser, há uma costela zoológica nas frases deste Mundial 2014, nos autocarros da Bósnia com um “Dragões no coração, dragões no campo!”, com os Camarões que dizem que “Um leão continua um leão”, e com a Costa do Marfim com o alerta “Os elefantes à conquista do Brasil!” 

A Austrália joga com as palavras e escreve "Socceroos: A traçar o caminho para a História!”, a Coreia do Sul incita os seus com um curto “Aproveitem, reds!”, a Argélia põe os “Guerreiros do deserto no Brasil” e o Chile… bem… o Chile tem um simples e sonoro “Chi, Chi, Chi, Le, Le, Le! Viva o Chile!”.




A Bélgica diz “Esperem o impossível!”, vocábulo que a França refuta em absoluto, dizendo que “Impossível não é uma palavra francesa”. A Holanda alerta que “Homens de verdade vestem-se de laranja” e a Itália diz que “Vamos pintar o sonho do Mundial de azul”. Já a Inglaterra transportava “O sonho de uma equipa, o bater do coração de milhões!”, mas já está de malas aviadas a caminho de terras de Sua Majestade. 

O Hyundai das Honduras ostenta “Somos um país, uma nação, cinco estrelas de coração”, órgão vital a que a frase da Croácia também recorre, “Com fogo nos nossos corações, pela Croácia todos unidos!”, tal como a do Equador, com “Um compromisso, uma paixão, apenas um coração, isto é para ti Equador!”. 

O México remonta às origens com um “Sempre unidos… sempre Aztecas!”, a Nigéria diz que “Apenas unidos conseguimos vencer”, o apoio ao Uruguai faz-se por “Três milhões de sonhos… Vamos Uruguai!” e a Rússia avisa que “Ninguém nos consegue apanhar!” Finalmente, a ‘pequenina’ Suíça não vai de modas e promete que a paragem final é no Estádio do Maracanã, com um sonoro “End Station: 13.07.2014 Maracanã!”. 

No dia 13 de Julho veremos se assim é. Até lá trago-vos mais uns quantos textos sobre rodas, só para distrair e enriquecer os conhecimentos. Afinal, como refere o ditado popular, “o saber não ocupa lugar”! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: