Trendy Music # 14



A boa música está de regresso ao Trendy Mind por intermédio do Trendy Music! Estão preparados para esta autêntica aventura? Esta semana tenho para vos oferecer três bandas, todas elas nacionais!

Miguel Araújo é um daqueles artistas que parece estar em todo o lado. Se por um lado é uma peça fulcral nos Azeitonas (dando uma magia difícil de explicar a uma das bandas favoritas dos portugueses), por outro é também o detentor de uma curta (mas brilhante) carreira a solo. 

E depois de “Cinco Dias e Meio” o público português tinha ficado a gritar por mais (não literalmente, coitados de nós) tamanho foi o seu sucesso. O novo capítulo da carreira a solo de Araújo chegou sob o nome de “Crónicas da Cidade Grande”, sendo “Balada Astral” a porta de entrada em mais um álbum absolutamente fascinante. 

De uma forma simples e apaixonada consegue contar-nos várias pequenas histórias que juntas criam em nós a sensação de conhecermos aquelas pessoas, aquelas situações, aqueles momentos. Escrever letras e cantar canções qualquer um consegue. Mas transmitir emoções e transportar-nos para outra dimensão é um dom reservado aos predestinados. E penso que seja consensual considerar que Miguel Araújo é, claramente, um predestinado. 

“Crónicas da Cidade Grande” é apenas mais uma prova do talento, da visão e da genialidade de Miguel Araújo. Deixo-vos com duas das faixas que integram este segundo disco a solo do cantor nortenho, a segunda das quais em colaboração com igualmente talentoso Marcelo Camelo.





Por sua vez o protagonista da próxima música está agora a conquistar o seu espaço, á medida que se vai apresentando ao exigente público português. Dá pelo nome de Fil the Captain e embora tenha passado diversos anos a tocar em bandas de rock foi numa vertente mais acústica que agora decidiu apostar. 

O seu EP de estreia intitula-se “Our Home” e promete arrebatar os nossos corações fazendo-nos carregar vezes sem conta no repeat. Em baixo podem ouvir “Eu não”, um dos temas deste EP lançado recentemente por um dos mais interessantes projectos da música nacional!



Terminamos com o virtuoso Frankie Chavez. Este é um daqueles nomes da música nacional a que é impossível ficar indiferente dada a magnitude do seu talento. Contudo, se nos últimos anos esteve alheado dos novos talentos da música nacional não desespere porque ainda chegou a tempo de o conhecer. 

Deu nas vistas pela primeira vez em Março de 2010 ao lançar o seu primeiro EP através da Óptimus Discos. Regressa em Janeiro de 2011 com o seu primeiro álbum (“Family Tree”) que o projecta para grandes voos e o coloca na primeira linha dos talentos emergentes em Portugal. 

E este ano lançou-se na aventura de gravar um novo álbum. E assim chegou até nós no passado mês de Maio “Heart and Spine”. Este álbum, que já pode ser escutado na íntegra e de forma gratuita no Spotify, é uma evolução na continuidade. Ou seja, é o trilhar de um caminho recheado de músicas viciantes e com capacidade para se tornarem clássicos eternos. 

O primeiro single é arrebatador e possui um ritmo que nos conquista á primeira audição. “Fight” possui também um maravilhoso videoclip que pode ser visto abaixo. Por sua vez o outro tema nasceu de uma colaboração com a doce, e talentosa, Erica Buettner.


Sem comentários: