Praia, e Agora?


Com o início do Verão, muitas são as famílias que programam as suas férias. Os momentos vividos em ambientes tranquilos, que apelam ao tão merecido descanso, são desejados por muitos.

Contudo, e quando o assunto implica “crianças”, há que sabe gerir e programar as ditas férias da melhor maneira, para que o seu descanso não seja apenas uma miragem.

As opiniões entre pediatras divergem, e muito se tem debatido sobre a questão das crianças/bebés, com menos de um ano de idade, frequentarem a Praia. 

Segundo o pediatra Mário Cordeiro (Pais & Filhos), um bebé pode «fazer praia» desde que os pais obedeçam a determinadas regras, isto porque o calor e a brisa marítima aumentam o risco de desidratação da criança.



Tendo em conta que a Praia é o destino da maioria das famílias, a rubrica Trendy Kids partilha consigo, dicas uteis para que as suas férias sejam vividas da melhor forma:
  • O ideal é o bebé ter mais de 4 meses;
  • Evite sempre sítios muito quentes e mantenha o bebe à sombra;
  • Evite as horas de maior radiação, ou seja, entre as 11h e as 17h, pois é quando os raios ultravioletas têm maior intensidade;
  • Além do calor, também a luz pode incomodar – recomenda-se o uso de óculos escuros para todos os bebés e um chapéu/panamá de abas largas;
Sugestão Chicco

  • Imprescindível a ingestão de água, várias vezes ao dia (entre as refeições);
  • Tenha especial atenção com a areia. O ideal, e quando são mais pequeninos, é resguarda-los o máximo possível, pois a areia oferece inúmeros perigos, sendo um foco de infeções. 
  • Chapéu-de-sol ou tenda com proteção UV.
Sugestão Decathlon

  • Alguns estudos mais recentes mostram que é muito importante a utilização de protetor solar, uma vez que a pele dos bebés é demasiado sensível. Por isso, muitas marcas têxteis criaram uma linha especial de roupa de Verão feita de um tecido que protege as crianças dos raios de sol. Este material dispersa os raios solares de maneira a que não entrem no tecido.
Sugestão Vertbaudet
  • A partir dos 6 meses, o bebé já pode tomar banho na praia. Contudo, será mais cómodo e simples se levar uma piscina pequena para a criança tomar banho. 
  • No que diz respeito às piscinas, e uma vez que possuem cloro, apenas são aconselhadas para bebes a partir dos 6 meses, já que é nessa idade que termina o amadurecimento do sistema imunitário da criança, diminuindo a possibilidade de resfriados e infeções. 
  • Não se esqueça de levar alguns brinquedos e uma boa dose de “paciência” pois o seu bebe irá, com certeza, querer usufruir desta experiência e explorar o “mundo” à sua volta. O ideal é intercalar com o seu companheiro (ou outro familiar) as brincadeiras, para que assim também possa relaxar e “estender-se” ao sol.
Boas férias.




Agenda Trendy Kids
  • 27 a 29 Junho 14 – Festival Panda – Estádio do Restelo - Lisboa
  • 30 Junho a 25 Julho 14 - Férias desportivas de Verão – Azambuja - Inscrições abertas nas Juntas de Freguesia do Concelho.
  • 7 Junho a 28 Setembro 14 – Teatro – O Principezinho (M6 anos) - Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Inf. - 21 392 18 08


Fontes de informação eletrónicas – 

- Os bebés podem ir à praia? – [em linha], [consult. 23 Junho 2014]. Disponível em http://www.paisefilhos.pt/index.php/component/content/article/39/3637

- Praia, quando posso levar o meu filho pela primeira vez? - [em linha], [consult. 23 Junho 2014]. Disponível em http://www.todopapas.com.pt/bebe/cuidados-com-o-bebe/praia-quando-posso-levar-o-meu-filho-pela-primeira-vez-3335







Sem comentários: