ÀS VOLTINHAS NOS CARROCÉIS


Longe vai o tempo em que a palavra “gincana” representava uma actividade em que um grupo mais ou menos alargado de pessoas se juntava para umas ‘voltinhas’ com um veículo num determinado espaço, mais ou menos confinado. Haviam inúmeras variantes, desde a colocação da viatura em locais exíguos, sem tocar ou derrubar nenhum dos elementos circundantes, ao contornar alternadamente uns pinos colocados ao longo de um percurso, enquanto o acompanhante realizava provas de malabarismos, como equilibrar um ovo numa colher colocada na boca enquanto se corria, saltar a pares com as pernas enfiadas em sacas de serapilheira, correr com uma perna amarrada à de uma outra pessoa, encestar umas bolas nuns determinados ‘buracos’ ou, no limite, respondia a uma ou outra pergunta de cultura geral, entre outras provas de demonstração de habilidades caseiras.


Como sinal dos tempos, o termo evoluiu significativamente e essa simples transposição de obstáculos ou malabarismos de dificuldade variável ultrapassou a barreira do (im)possível, passando a ser algo que só alguns conseguem atingir. Bem… alguns não, um “algum” muito em particular, de seu nome Ken Block. É americano, tem hoje 46 anos e é completamente ‘apanhado do clima’, pois conduz como se tivesse nascido com um automóvel – ou qualquer outra coisa com rodas – como uma extensão do próprio corpo. Faz em 10 minutos o que a grande maioria dos comuns mortais nem sequer imagina conseguir fazer numa vida inteira. 

Neste domínio, trago-vos algo denominado “Gymkhana”, um projecto este ano com o alto patrocínio da Need for Speed (jogo de consola) e da DC Shoes (calçado e equipamentos), entre outros apoiantes deste autêntico devaneio de condução entre obstáculos, lidando-se com extras impensáveis, alguns na presença de elementos humanos que devem ser tão loucos quanto o próprio do malabarista de quatro rodas! Sejam bolas de demolição em movimento, estreitos contentores, retroescavadoras precariamente equilibradas, saltos, longos ‘drifts’ e piões consecutivos entre obstáculos móveis, tudo serve para demonstrar como se conduz (muito) bem, (muito) depressa e sem hesitações, em que ao mínimo deslize e é a “morte do artista”! OK, estou a exagerar, mas lá se ia o espectáculo! Mais do que as palavras, deixo-os com as imagens deste autêntico espectáculo de condução.


É este o sexto vídeo de uma série que teve início em 2006, algumas décadas depois de Block ter maravilhado meio mundo, ainda em criança, com as suas capacidades em cima de um skate, fazendo-o, mais tarde, com uma moto e depois em ‘snowboard’, desporto em que é também brilhante. Até se deu ao luxo de montar a sua própria estrutura no quintal lá de casa! Não é para quem quer… é para quem pode e sabe!


É abismal a diferença de imagens e de estrutura envolvida entre o Gymkhana Six (o vídeo que apresentei acima e que acabou de ser tornado público) e o Gymkhana One, o primeiro de todos, realizado nos terrenos circundantes a um hangar abandonado. O sucesso deste primeiro filme – teve, na altura, 20 milhões de ‘views’ no Youtube; hoje conta já com mais do dobro – foi tal que no Gymkhana Two, a coisa se tornou bastante mais profissional, tendo como palco a zona portuária de Los Angeles, integrando vários truques pirotécnicos e outros detalhes de captação de imagens. 

Em 2010, surgia o Gymkhana Three, com momentos de condução fantásticos, filmados numa pista a sul de Paris, num traçado que tem características ímpares. Um ano depois os potenciais patrocinadores ‘caseiros’ já faziam fila e obrigaram a que a estrutura regressasse a terras do Tio Sam, pelo que o Gymkhana Four, se tornava numa verdadeira megaprodução com muitos efeitos especiais à mistura, duplos e outros truques, ou não fosse ele integralmente filmado nos Estúdios da Universal, em Hollywood. Já o Gymkhana Five – teve como palco as avenidas, viadutos e outras construções urbanas de São Francisco, com Block a demonstrar claramente como não conduzir em cidade, ignorando as mais elementares regras de trânsito, fazendo-o como se estivesse atrasado para um qualquer evento que ainda nem consta da sua agenda!

Sem comentários: