Frieiras


Com o frio à porta, bom é passar os dias à lareira, com as nossas pantufas felpudas, com um chocolate quente acabadinho de fazer… No entanto, nesta estação gelada nem tudo é um mar de rosas… Pois a perniose ou as frieiras começam a atacar. 

As frieiras são uma espécie de “alergia ao frio” já que surgem em especial com temperaturas menores do que 10ºC e quando a humidade aumenta em cerca de 60%. Surgem essencialmente nas extremidades como pés e mãos mas também podem atingir o nariz e as orelhas. Normalmente surgem queixas de vermelhidão, dor, inchaço, formigueiro e maior sensibilidade no local. 

As pessoas com maior propensão para desenvolverem frieiras como idosos, mulheres, trabalhadores ao ar livre ou com uma doença dermatológica como o lúpus ou dermatite devem usar e abusar de bebidas quentinhas e agasalhar-se bem como se todos os dias fossem para a neve.

Quando já não há mais forma de prevenir e a frieira acaba por resistir então há que ir à farmácia procurar um creme próprio normalmente um antifúngico ou agentes calmantes e emolientes para manter a pele bem hidratada. Em alguns casos é necessário recorrer a medicamentos sistémicos mas é muito raro. 

Para quem gosta de criar os seus próprios remédios então neste caso pode experimentar massajar um dente de alho cortado sobre a frieira. Mas é preciso ser paciente e ter muita perseverança já que uma frieira chega a demorar 1 a 3 semanas para ficar totalmente curada. 

O conselho final deste artigo é manter as mãos sempre bem quentinhas e hidratadas que decerto qualquer frieira irá fugir.


2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Ana pelos teus conselhos, sei bem como as frieiras podem ser desagradáveis...
Beijinho!!!

Tetepsilva disse...

Obrigada pela partilha do seu saber. :)