Treino – Parte I


Nos próximos artigos vou falar-vos do treino de animais. E pela importância que tem não o conseguiria fazer num só. Assim, espero, ao longo dos próximos, ir conseguindo explicar convenientemente este assunto.

Para já convido-vos a assistir este pequeno vídeo que ilustra o uso de dois dispositivos no treino de animais. 

Na primeira situação é utilizado um clicker e na segunda uma coleira de choques. As duas ‘cobaias’ têm de perceber sozinhas qual o comportamento que têm de apresentar 

Mas, enquanto, na primeira situação a treinadora clica quando o comportamento desejado surge (método de reforço positivo); na segunda situação, dá um choque quando surge um comportamento que não quer (método por punição).



A diferença entre o tempo que demoram a aprender o comportamento e, sobretudo, o que cada um sentiu: alegria, bem-estar, no primeiro caso (método de reforço positivo); confusão, medo e vontade de desistir, no segundo (método por punição), são os aspetos para os quais quero chamar a vossa atenção.

Porque "o medo é o inimigo da aprendizagem. É o negador da alegria, o que impede a brincadeira, o que inibe a confiança e o amor. O medo é um obstáculo, torna tudo mais lento e causa dor desnecessária." - Karen Pryor

Continua…

Sem comentários: