Uma Questão de Lado


Se há dias em que andamos mais com a cabeça na lua, outros há que, por razões que a razão (des)conhece, acabamos ao volante de um automóvel que não o nosso habitual. O carro do pai ou do filho, de aluguer em viagem, do amigo que foi de férias e no-lo deixou à guarda, ou mesmo um popó novinho em folha que acabámos de comprar e ainda não conhecemos bem, etc…

 Entretanto, chega a hora de abastecer a tal da viatura e, aproveitando que os preços dos combustíveis andam como as temperaturas – com tendência de descida, mesmo que por poucos cêntimos de cada vez – e ‘bora lá até à bomba. E agora? De que lado é o depósito? Acredito que possa ter sido esta a pergunta que a senhora do vídeo abaixo, que tem sido profusamente partilhado nas redes sociais, fez a si própria, ou talvez nem tenha chegado a tanto que, dada a situação mostrada quando quis abastecer:



Claro que a situação é mais do que caricata, pelas voltas circulares que dá à ilha de abastecimento até, finalmente, se aperceber (ou será que lhe deram uma dica?) do rodopio extra que teria de fazer para, finalmente, ficar com o bocal de enchimento do lado certo! 

Pois é… E será que sabe que a grande maioria dos automóveis tem uma ajudazinha mesmo à frente dos nossos olhos? Surge no painel de instrumentos, normalmente junto ao mostrador do combustível, um triângulo que aponta um dos vértices para o lado da viatura em que se encontra o bocal do depósito. Veja os exemplos abaixo e depois, quando tiver oportunidade, verifique se o seu carro também lhe dá esta dica valiosa:

Fotos: Galp, Google Search



Note-se que também há uma outra filosofia de que a mangueira do desenho indica o lado do bocal, mas não se fie muito por esta tendência, pois é um falso mito e que só às vezes poderá suceder. 

No limite há outras soluções, como usar os espelhos exteriores, colocar a cabeça de fora do carro e olhar para trás, colocar uma marca pessoal no interior viatura ou, muito simplesmente, parar o carro antes de entrar na bomba e ver de que lado está o dito bocal, para assim, facilitar o processo. 

Se não se quiser preocupar com nada disto e pretender continuar a riscar a viatura com a mangueira (mesmo sendo em borracha digamos que…), passando-a por cima ou à volta da viatura, às vezes fazendo esforços enormes para a esticar porque, como é dito no anúncio do Danoninho, “falta-te um bocadinho assim…” pois o carro ficou parado perto ou para lá dos limites, também está à vontade. Afinal as minhas dicas não são para seguir à letra… mas que algumas delas ajudam e muito, ai isso ajudam! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: