Pudim de Café


Para este início de ano trago uma receita doce! Fácil, e diferente, este pudim de café fica com uma textura idêntica à de um molotofe, mas com uma camada de gelatina por cima, e com um gostinho agradável a café! Esta mistura de texturas é fascinante! Depois digam se gostaram!

Ingredientes:
  • 400gr de açúcar
  • 5 ovos
  • 0,5 ml de leite mais 1 chávena de chá de leite para amolecer a gelatina
  • 5 pacotinhos individuais de café solúvel
  • 5 folhas de gelatina.
  • 100 ml de caramelo líquido

Modo de Preparação:

Coloque as folhas de gelatina numa tigela, ou prato de sopa com a chávena de chá de leite para que estas amoleçam.

Deite num tacho o açúcar, o café, as gemas de ovos e o leite, com uma vara de arames, misture tudo até que fique uma mistura homogénea e leve ao lume, mexendo sempre, e quando levantar fervura, deixe cozinhar até engrossar (continue sempre a mexer). Levará cerca de 6 a 7 minutos.

Desligue o lume, e misture as folhas de gelatina devidamente escorridas, mexendo bem para que estas fiquem dissolvidas na mistura. Deixe esfriar um pouco

Entretanto, bata as claras em castelo bem firme e envolva no preparado de forma a ficar bem misturado, e leve novamente ao lume, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar mais 4 a 5 minutos.

Deite este preparado num forma previamente “forrada” com o caramelo líquido. Deixe arrefecer um pouco, e leve ao frigorífico por 4 ou 5 horas

Para desenformar, passe com uma faca ao redor do pudim, para ajudar a soltar, e vire para um prato, e a gelatina vai ficar assim no topo do pudim. Deixe escorrer o caramelo por cima do pudim. 

Feliz 2015, cheio de realizações e alegria!


Sem comentários: