Hoje trago-lhe um conjunto de músicas e sons conjugados com este texto, tema light que até dá para relaxar. Quase poderá dizer “Isso é música para os meus ouvidos”, depois dos últimos Trendy Wheels que foram um tanto ou quanto longos. Eu explico: as respectivas temáticas assim o obrigavam, para além de que sofro de uma certa tendência para que os meus dedos percorram o teclado muitas vezes em várias direcções. Mas não hoje!
Desta vez prometo que não me alongo, deixando-vos apenas alguns dos mais recentes sucessos ligados às rodas. Como os desenvolvidos por dois nomes que estão sempre na berra nas discotecas e rádios nacionais: Avicci e Will.i.am.
A colaboração criativa entre o artista e produtor sueco Avicii e a também sueca Volvo Cars para a nova campanha “New Beginning” para o novo XC90 apresenta-se através de uma remistura do clássico tema “Feeling Good”. Filmado no sul do país, visitam-se lugares de significado pessoal para Avicii e conta a sua própria história de renovação, recorrendo a familiares e amigos, após vários anos de difíceis tournées por todo o mundo.
Já a Lexus Europa anunciou fez uma parceria criativa com o músico, empresário e criador Will.I.Am, com vista à campanha “Striking Angles” do novo NX, um SUV compacto do segmento premium. Para o efeito, foi feito um vídeo com a colaboração do cantor e compositor, em que se recria visualmente a vida de Will.I.Am na sua última música “Dreaming about the Future”. Uma espécie de “Guitar Hero” em que se recorre a um carro e pontos de luz, numa mistura de tecnologia de música digital e analógica e projeção de efeitos visuais e grafismo animado. Veja este espectacular vídeo, rodado na vizinha Espanha:
Noutro contexto completamente diferente recordo-me da utilização de materiais algo fora do comuns para a realização de composições musicais. Senão vejam-se os seguintes dois vídeos, respectivamente encomendados pela Ford e pela Chevrolet para promoção de dois automóveis.
A Ford fez tocar o tema “Beautifully Arranged” por uma orquestra completa, mas em que os seus elementos, todos músicos profissionais e habituados a ter nas mãos algo bem mais tradicional, tiveram de lidar com… peças de um Focus, devidamente adaptadas para o efeito:
Já a Chevrolet associou-se ao grupo norte-americano de música alternativa OK Go para a promoção do Sonic, modelo que tem o papel de músico, tocando a música “Needing/Getting”, enquanto no seu interior segue, cantando e rindo, o grupo, autor da dita:
Para finalizar e um patamar oposto, veja o projecto “Chromatic”, desenvolvido pela Infiniti no início do ano com a Megadon Betamax do DJ Mostyn, em que se transmite toda a essência da marca de luxo norte-americana. “A performance corre nas veias da nossa família”, é a assinatura defendida neste projecto onde os modelos da marca são usados como ferramentas para a expressão criativa. Um trecho musical onde cada batida, cada impulso e cada nota recorre, apenas e só, a sons feitos ou provocados por modelos Infiniti:
E pronto, é tudo por hoje. Espero que tenha apreciado estas obras-primas da cena musical e que regresse para a semana para mais um tema Trendy Wheels!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário