Já não são propriamente uma novidade mas são cada vez mais as Escape Rooms que podemos encontrar pelo país. O conceito é simples: entramos para uma sala (ou várias, mas só as iremos conhecer se conseguirmos progredir no jogo) e temos um determinado tempo para conseguir escapar (geralmente são 60 minutos). Para isso, somos desafiados através enigmas, mensagens e charadas, feitos de modo inteligente e aliados, na maioria dos casos, a salas tecnológicas onde todos os detalhes são (mesmo!) importantes.
Em Lisboa existem opções para todos os gostos: no Escape the Room os temas são “O Escritório”, “A Prisão” e “O Cinema”; o Lisbon Escape Game oferece “A Casa do Espião”, numa acção que decorre durante a Segunda Guerra Mundial; na Unlock o desafio foca-se na história da cidade, dando especial atenção ao Terramoto de 1755; na Lisbon Escape Hunt os mistérios focam Fernando Pessoa e uma Sociedade Secreta, estando anunciada para breve uma sala também sobre o Terramoto; a Locked in Riddles apresenta “A Biblioteca” e, brevemente, a “Sala dos Números”; no Enigma Lisbon podemos viajar até ao 25 de Abril ou entrar numa “Sala Assombrada”; na Escape Team existe uma opção mais ligada à aventura – A Grande Fuga – e outra relacionada com logica e alquimia – A Pedra Filosofal.
No Porto o Escape Challenge oferece as salas “O Jornalista” e “O Cemitério Assombrado”; o Porto Exit Games oferece uma sala onde somos chamados a salvar o Vinho do Porto e outra onde a acção decorre no futuro (ano 2147) – o jogo “Memórias Perdidas”.
Em Coimbra encontramos a Coimbra Secrets Escape Game e a Brainmaze (a sala actualmente disponível tem o nome “App Leitor de Pensamentos”). Mais a Sul, em Lagos, existe a Trapped in Lagos, onde o jogo consiste numa “Caça ao Tesouro”.
A Puzzle Room existe em diversas cidades do país, embora com propostas diferentes: em Lisboa o desafio do momento chama-se “O Laboratório”, em Coimbra a sala “Projecto 22” leva-nos até 1965, em Évora somos trancados “No Museu” e em Vila Nova de Mil Fontes o jogo gira em torno da “Lenda do Búzio Dourado”.
Para além do desafio que é conseguir sair da sala antes do final do tempo, estes jogos são óptimos para desenvolver o trabalho e pensamento em equipa (na maioria dos casos entre 2 e 5 pessoas). Acreditem, nós experimentámos e só com a colaboração de todos e com a troca de ideias, pensamentos e soluções de cada um é possível sair da sala. Se querem ter um momento de adrenalina e diversão em família, entre amigos ou como proposta de team building, tentem escapar…
(E porque mais não podemos contar, ficam algumas fotografias das páginas de Facebook das empresas.)
![]() |
Lisbon Escape Game |
![]() |
Puzzle Room Lisbon |
![]() |
The Escape Hunt Experience Lisboa |
2 comentários:
Estou ansiosa por experimentar!
Já tinha ouvido falar dos escape games mas só há pouco tempo experimentei. Alucinante e um autêntico quebra cabeças sempre com o relógio contra.Eu e o meu grupo de amigos, fomos até Torres Vedras tentar escapar de uma sala. A sério, deixo aqui a dica para experimentarem o jogo pirate no Epic Escape Game. Em termos de preço também está mega fixe! Dp conta-me como foi ;)
https://parques-e-diversoes.com/ofertas/76-o-jogo-pirata-em-torres-vedras-ate-5-pessoas
Enviar um comentário