Ultimamente, os nossos termómetros têm registado temperaturas bastante baixas, em especial no interior do país. É muito divertido brincar na neve, fazer bonecos, atirar bolas geladas… mas, temos de ter muita atenção às alterações do nosso organismo pois ele pode não aguentar este clima tão frio.
Face ao frio, os vasos do nosso corpo entram em vasoconstrição. Este fenómeno previne as perdas acentuadas de calor, tentando manter a temperatura corporal no seu valor normal (média de 36,5ºC). No entanto, se o frio for demasiado extremo, a constrição excessiva dos vasos pode evoluir para situações de perfusão tecidual insuficiente, levando à formação de úlceras e destruição tecidular. Este fenómeno é conhecido por frostbite. As zonas mais propícias para evoluírem neste sentido são: o nariz, orelhas, dedos das mãos e pés. O primeiro sintoma é a pele fria mas, à medida que a temperatura vai baixando, pode surgir formigueiro e sensação de pele a queimar. Os doentes diabéticos, com esclerodermia, Síndrome de Raynaud e doenças vasculares periféricas, são um grupo de risco. Por outro lado, neste tempo frio também podemos experimentar a sensação de hipotermia. Neste caso, esgota-se a capacidade de aquecimento e a temperatura corporal caí para valores abaixo de 35ºC. Começamos a sentir tremores, aumenta a frequência cardíaca e respiratória e as nossas células começam a consumir mais oxigénio. Em situações extremas, pode haver confusão mental e dificuldade de executar movimentos. É muito importante protegermo-nos todos contra o frio, mas as crianças e idosos precisam de uma atenção especial.
Siga algumas das recomendações da DGS:
- Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário
- Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para evitar acumulação de gases
- Evite dormir/descansar muito perto do aquecimento
- Não fique descalço no chão frio ou molhado por muito tempo
- Promova boa circulação de ar, principalmente durante a noite, não fechando completamente os aposentos mas evitando correntes de ar frio
- Não use roupas justas: dificultam a circulação sanguínea
- Use várias camadas de roupa em vez de uma única muito grossa
- Use roupas de algodão e fibras naturais
- Mantenha a pele hidratada: hidrate todo o corpo não esquecendo mãos, pés, cara e lábios
- Deve manter a prática de exercício físico: aumenta a produção de calor e a circulação de sangue
Sem comentários:
Enviar um comentário