7 Competências Legais a usar em qualquer Profissão!


Ao contrário do que muitas vezes se pode pensar, as competências ligadas à noção legislativa não se encontram unicamente ligadas a profissões do Direito, da Advocacia ou dos Departamentos Jurídicos. Na verdade, a abrangência que o assunto legal tem em toda a nossa vida permite que a necessidade de compreensão de alguns problemas e atributos jurídicos sejam necessários – em Todas as Profissões! Neste artigo, a Trendylaw traz-lhe uma ideia leve de como muitas Skills utilizadas pelos Advogados ou Juristas podem (e devem!) ser adequadas a qualquer trabalho que façamos. O estudo é avançado pelo Site “Legal Careers”. Aproveite para perceber o quanto estas competências são importantes e valerão a pena de ser aproveitadas, para tornar o seu emprego melhor realizado, já depois das férias. 



1. Pensamento Simples e Claro: A maior vantagem que o ensino jurídico nos pode dar para a realização trabalho non-legal é pensar de forma clara sobre a situação que se enfrenta. As carreiras legais estão constantemente a ser “testadas” para verem tudo de forma simples e directa e concentrarem-se de forma intensa em documentos e provas. Adequar esta questão a negócios ou outros trabalhos facilita a execução deste, através de uma disciplina de concentração no essencial.

2. Escrita Clara e Directa: Ao contrário do que lemos muitas vezes, os documentos provenientes de profissões jurídicas têm que ser o mais claros possível (claro, respeitando os termos jurídicos). Esta é uma habilidade que pode ser usada em muitos contextos, incluindo o marketing tradicional, marketing de conteúdo, documentação técnica, PR, e muitos outros.

3. Atenção aos detalhes: Um dos grandes segredos do Direito é prestar atenção aos detalhes que muitos outros profissionais não precisam de notar. Ao invés de se discorrer sobre um assunto, procura-se focar nos detalhes de uma tarefa, e a encontrar o “essencial no meio de um mar de informações”. Pode adequar-se a áreas como a gestão de produtos, a edição e a criação de textos jornalísticos e outros.

4. Lidar com pessoas e situações “complicadas”: Esta é talvez a mais visualizada de todas as “Skills”. Afinal, o meio jurídico encontra-se constantemente a lidar com situações de conflito, e atentar fazê-lo da melhor maneira. Não é fácil quando as pessoas são intencionalmente complicadas, no entanto, esta habilitação que os anos de trabalho dão aa profissionais da área jurídica podem ensinar qualquer outra profissão a lidar e a desenvolver algumas habilidades úteis e técnicas para enfrentar, sem se impor no local de trabalho. A calma numa reunião da empresa, na forma de expor as ideias e a lidar com pessoas que não as compreendem é algo do dia-a-dia de qualquer um. 

5. A visão ética de “Um grande Trabalho”: Trabalhar e estudar muitas horas, diversos tipos de assunto e em condições stressantes. Para os empregos com deadlines fortíssimas, esta uma capacidade necessária que faz parte de muitas profissões do meio jurídico e que são “o prato de cada dia”. Adequando esta noção a uma boa ética no trabalho, torna as tarefas mais rápidas, focadas e com um gosto maior de realização. 

6. Identificar e Resolver Problemas: “Quid Iuris” – quem já teve Direito conhece perfeitamente estes termos – “Resolva o Problema” ou “Resolva a Questão”. Desde sempre que o Direito é feito desta forma – detectar futuros problemas, analisar e tentar resolver da melhor forma possível. Uma questão que se encontra sempre que se abre um novo negócio, que se chama novo pessoal e que tem que se levar um projecto para a frente, analisando todos os riscos e preparar-se para os percalços que o caminho irá trazer. 

7. Procurar Respostas: Procurar respostas é a necessidade de todos os investigadores, juízes, juristas. Colocar uma Solução a um caso que se arrasta num Tribunal. A capacidade investigatória é uma excelente condição em qualquer emprego: seja na computação, na cozinha quando necessitamos de ingredientes para uma receita, no marketing do novo produto da empresa e até nas línguas que precisamos de aprender rapidamente para compreender cliente do outro lado do Mundo.


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