HEY TENHO ASAS NOS PÉS


Se os deuses Hermes e Mercúrio, respectivamente mensageiros entre as divindades gregas e romanas, regressassem à Terra e vissem estes RocketSkates da Acton que hoje trago aos leitores do ‘blog’ Trendy Mind, decerto que deixariam por momentos em casa as suas multifacetadas sandálias aladas (detalhe que os destacava entre os seus pares), passando a ‘voar’ mas de modo mais rasteirinho entre os comuns dos mortais.

Foto: Acton

Mas, como não se perspectiva que as visitas destas divindades venham a acontecer – o presente caos do planeta Terra deverá afastar destas bandas até o mais afoito dos super-heróis – quem vai mesmo usufruir dos mesmos serão os tais mortais. “E onde?” – perguntam os meus fiéis leitores. Para já nos EUA, claro, berço destas pequenas maravilhas da velocidade sobre rodas, da autoria da Acton e de Peter Treadway, num projecto que esteve em ‘crowdfunding’ e que atingiu qualquer coisa como 550.000 dólares, ou seja, ultrapassando os 416.000 euros em doações particulares e de empresas. 
Agora que já têm o ‘pilim’ para dar o fôlego necessário ao arranque a sério, toca a comercializar estes pequenos aceleras propulsionados por quatro motores, alimentados por baterias de iões de lítio, que atingem cerca de 20 km/h e se carregam em cerca de 90 minutos. Pesam apenas 3 kg e podem ser adaptados a todo o tipo de calçado/pés, sendo que ao utilizador ‘basta’ apenas escolher o pé que controla os movimentos e inclinar o corpo e os pés para acelerar/travar o conjunto, permitindo até subir escadas ou ultrapassar determinados obstáculos andando normalmente!



Disponíveis em três variantes – R6, R8 e R10 – os RocketSkates custam entre 479 e 679 dólares (363 a 514 euros) se os quiser já para entrega em Outubro, havendo um desconto de 60 dólares (45 euros) se preferir esperar uns mesinhos e recebê-los em Fevereiro do próximo ano, depois do Natal, portanto! A diferença deve-se à autonomia das baterias, de 45 a 90 minutos ou de 10 a 18 km percorridos. Os portes e as taxas alfandegárias não estão incluídos.

Fruto do advento tecnológico que atravessamos, a Acton criou uma app (para ambos os ambientes iOS e Android) – ahhhhhhhhhhhhh… que surpresa!!! – que permite ligar os RocketSkates ao seu telemóvel por Bluetooth, permitindo monitorizar todo o desempenho dos patins, do uso da bateria e respectiva autonomia, às distâncias percorridas e velocidades atingidas, com sugestões de percursos, e o mais que se lembrar! Se quiser saber mais pormenores e, eventualmente, adquirir um par para as suas deslocações mais curtas, visite o portal da Acton

Eventualmente poderá depois calçá-los e fazer uma adaptação da música “Asas Delta”, dos Clã. Ficaria qualquer coisa como isto: “Hey tenho asas nos pés / Tenho asas / Hey tenho rodas nos pés / E rolo…”! Se quiser ir treinando, o original é assim:


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: