Das Consolas para o Mundo Real


É indesmentível o grau de realidade que os actuais jogos disponíveis para as mais diversas plataformas e ambiente online já alcançam, com detalhes e conteúdos tecnológicos que fazem sombra às melhores realizações de cinema. Numa altura em que até esta arte – tida como a 7ª – recorre, cada vez mais amiúde a conteúdos digitais, os jogos e simuladores, sejam eles de guerra, de aventuras, ou de transposição dos próprios blockbusters de bilheteria do grande ecrã para os mais pequenos dispositivos, permitem jogar-se em casa como se se estivesse nos locais, recorrendo às PlayStation, Wii ou PC, ou fora destes no tablets, smartphones e afins, tudo servindo para cativar os amantes do virtual.




Nos automóveis são inúmeras as propostas no mercado, desde as mais arrojadas sagas “Need For Speed”, “Grand Theft Auto” e “Burnout”, até aos mais diversos simuladores de Fórmula 1 e de outras corridas. Mas há um jogo em especial que, desde que foi lançado pelo Natal de 2013, tem dado continuamente que falar! Refiro-me à saga “Gran Turismo” e, muito em particular, ao GT6 e tudo porque o seu criador Kazunori Yamaguchi, para a edição comemorativa do 15º aniversário deste portento motorizado da Sony Computer Entertainment, se lembrou de desafiar construtores automóveis de todo o mundo a desenharem veículos do zero para integrarem esta sexta edição do jogo para a plataforma PS3. 

Ui… o que eles foram fazer! Dada luz verde aos criativos e engenheiros das marcas, estes lançaram-se na criação de viaturas espectaculares, que têm vindo a ser gradualmente integradas no GT6, de acordo com os diferentes upgrades, numa categoria especial denominada “Vision Gran Turismo”. Os jogadores têm tido, assim, acesso a automóveis fantásticos de marcas de superdesportivos, habituadas a estas guerras, mas também de modelos únicos de marcas normalmente menos exuberantes.



As novidades têm-se sucedido a um ritmo alucinante, com novidades quase todos os meses. O mais recente protagonista é o Peugeot Vision Gran Turismo (à esq. na foto inicial), modelo virtual à escala real que a marca francesa acaba de apresentar, juntando-se às restantes estreias de 2015, sob a égide do conceito “Vision Gran Turismo”: VW GTI Supersport VGT (em Abril, a segunda proposta da marca alemã), Alpine VGT e Lexus LF-LC GT VGT (ambos em Março) e Mini Clubman VGT (Fevereiro).


Mas o primeiro construtor a dizer logo que “sim” ao desafio foi a Mercedes-Benz, com o AMG VGT a fazer parte do pacote inicial, aquando do lançamento do jogo. Quatro meses depois chegava o seu maior rival, o BMW VGT, num primeiro upgrade do jogo, seguindo-se outros modelos jogáveis, como o Mitsubishi Concept XR-PHEV Evolution VGT, VW GTI Roadster VGT, Nissan Concept 2020 VGT, Aston Martin DP-100 VGT, Toyota FT-1 VGT, Subaru VIZIV GT VGT, Chevrolet Chaparral 2X VGT, Infiniti Concept VGT e, como prenda no sapatinho na véspera de Natal de 2014, o Mazda LM55 Vision Gran Turismo.


Caso queira conhecê-los mais pormenor, há inúmeros conteúdos (incluindo mais vídeos e fotos) na página dedicada do GT6 Vision Gran Turismo. Para mim, pessoalmente e apesar de todos serem fantásticos à sua maneira, o conceito que mais impressiona é o da Chaparral. Convido-o a ver este vídeo, sugerindo que coloque o contador nos 3 minutos e 30 segundos. Que maravilha!!!



Posto isto, se é amante do género, corra para a net ou para uma loja de jogos e comece a praticar. Quem sabe se, um dia, não lhe acontece como ao Miguel Faísca, um ‘simples’ jogador que na sua PlayStation arrasava os seus adversários no simulador “Gran Turismo”, mas que, de repente, alcançou o estatuto de verdadeiro piloto de competição profissional, viajando pelo mundo em defesa das cores da Nissan Nismo e correndo em circuitos reais, ao volante de carros de competição verdadeiros!

Fotos: Oficiais (Marcas) e Sony Computer Entertaiment/Gran Turismo


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: