Mercados de Natal


Nem sempre são os destinos por si só que atraem os visitantes mas sim os eventos que aí se passam… esta semana não vamos falar de nenhum destino em particular mas sim de vários com a mesma temática… Mercados de Natal!!! 

Este fenómeno começou por terras de Alemanha mas ao longo dos anos têm-se espalhado por todo o mundo… e se normalmente temos uma ideia do povo alemão mais fria e rígida nesta altura tudo se transforma e os mercados de Natal são verdadeiros mundo de fantasia, cores, cheiros e sabores… 

Existem neste época mais de 2500 mercados de Natal espalhados pelo mundo mas vamos falar apenas de alguns para aguçar o “apetite”… 

Dresden ou Striezelmarkt é conhecido como o mais antigo remontando ao ano de 1434, é essencialmente um mercado de artesanato com as suas velas em forma de triângulo mas também a doçaria é um ponto forte com o Stollen (bolo com frutas em forma de pão) ou o Pulsnitzer Pfefferkuchen, uma espécie de pão de gengibre com canela, anis, cardamomo. Coentros, cravo da índia e noz moscada. 



Barcelona conta com um dos mercados natalícios mais apelativos da Europa Localizado na Praça da Catedral em pelo Bairro Gótico celebra-se a Feira de Santa Lúcia e é ponto obrigatório para todos que visitam esta cidade nesta altura do ano. Esta feira é muito diversificada, desde árvores de Natal naturais, musgo e adornos, ao artesanato e às figuras do presépio sendo o mais conhecido o famoso “caganer”, figura que não pode faltar em nenhum presépio catalão. 



Os mercados de Natal de Praga são conhecidos popularmente como os mais românticos da Europa Há os mercados principais situados na Praça Velha e na Praça de Wenceslao e outros mais pequenos em Havel e na Praça da República. 

Os produtos que se vendem nestes mercados vão desde os artigos em vidro, jogos em madeira, velas aromáticas, joalharia feita à mão, peças de cerâmica, chapéus, cachecóis, fantoches, árvores de Natal, etc… 

Vale a pena experimentar os produtos e especialidades locais que são elaboradas nos diversos quiosques, como as salsichas e o vinho quente com especiarias. E como anoitece cedo significa que, em grande parte da tarde, a cidade é iluminada por luzes de vela com a música festiva checa e o aroma da comida tradicional enchendo o ar. 



O Mercado de Copenhaga localiza-se nos famosos e famosamente românticos Jardins de Tivoli, este mercado é tanto um espectáculo de luzes tremeluzentes como uma experiência única de compras. Em volta do lago estão dispostos os salgueiros, mais de 1100 árvores de natal, parques de diversão e luzes, muitas luzes… 

Nada melhor que um ambiente assim, com um frio típico e neve para nos envolvermos na magia do Natal e claro para aquecer corpo e espírito o gløgg (vinho quente com especiarias), rosquinhas de maça e amêndoas torradas. 

Aqui vende-se um pouco de tudo, desde malhas, tapetes de lã, mobiliário em madeira, joalharia em prata e velas pintadas à mão… e claro, muito importante… o Pai Natal faz uma visita ao mercado todos os dias, na sua pausa da azafama de fazer os presentes… 



Juntando o tradicional com as compras habituais desta época natalícia são milhares as pessoas que todos os anos percorrem estes pequenos mundos encantados, para comprar ou apenas para mais uma vez se embrenharem no colorido, nos sons e cheiros do magico mundo do Natal…

Sem comentários: