Corpo Humano em Rodas


A imaginação das agências de publicidade e comunicação parecem não ter limites na apresentação de ideias que permitem destacar este produto, aquele conceito ou determinada acção, seja dos próprios construtores, ou de entidades de prevenção rodoviária, seguros e outras mais ou menos ligadas à temática, afinal também o tema principal deste vosso Trendy Wheels. E nada menos que alguns resultados fantásticos passam pelo recurso ao corpo humano, uma ferramenta única que se presta às mais diferentes utilizações.

Uma das mais recentes ‘encomendas’ de algo substancialmente diferente surgiu do outro lado do planeta, na Austrália, quando a agência Clemenger BBDO Aldelaide foi confrontada pela Comissão de Acidentes Motorizados do Sul da Austrália para o desenvolvimento de uma campanha pública em prol da redução da velocidade. O resultado foi esta fantástica criação da artística plástica Emma Hack, que, com um puzzle de 17 bem flexíveis elementos, criou um VW ‘acidentado’. Sob a mensagem “We All Play a Part” – em traduções livres: “Todos Fazemos Parte” ou, mais longe, “Todos Temos um Papel” – a campanha traduziu-se num verdadeiro sucesso. Não surpreende que o tenha sido, dado o resultado final!

Foto: Campanha Rodoviária MAC (Austrália) - “We All Play a Part” (Hemma Hack)

Video: ‘Body Crash – Behind the Scenes’      

Mas também do outro lado ao Atlântico (EUA) se recorreu ao corpo humano para uma acção inerente a um salão dedicado às duas rodas. Em S. Francisco, Trina Merry e o seu estúdio Art Alive surpreenderam tudo e todos ao apresentar um conjunto de três motos construídas não por peças tradicionais, mas por instrutores de ioga, artistas circenses e modelos, para a exposição itinerante “International Motorcycle Shows”, que decorre neste momento.


Fotos: “Human Motorcycle Project” (Trina Merry)
Video: ‘Behind The Scenes – Human Motorcycles


Estes e outros trabalhos destas duas fantásticas artistas plásticas podem ser vistos nos seus sites oficiais em Emmahackartist e Trinamerry.

Mas esta não é a primeira incursão do sector motorizado na utilização do corpo humano para a ‘construção’ de modelos, nomeadamente na área automóvel. A coreana Hyundai foi a pioneira, na promoção do seu SUV SantaFe, seguindo-se a Ford (delegação do Canadá) quando apresentou o conceito “Powered by You”! Os respectivos vídeos podem ser vistos no Youtube:

Video: “Hyundai SantaFe commercial. First Human Car ad

Video: “Powered by You - Ford Canada”


Espero que de algum modo se tenham identificado com este Trendy Wheels. E… já sabem! Comentários, críticas, sugestões são bem-vindas e podem ser enviadas para o meu e-mail jpinheiro_trendymind@outlook.com

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro

Sem comentários: