Soutien Inteligente


No passado dia 30 foi assinalado o Dia Internacional do Cancro da Mama. Mas como infelizmente, todos os dias milhares de mulheres (e também homens) são afectadas por esta doença, nunca é demais referir os avanços tecnológicos que permitem detectar o tumor, para o tratamento atempado, numa tentativa de minimizar sofrimento e em alguns casos, a morte.

A empresa First Warning Systems inventou um soutien, que muitos vêem como um novo método de deteção da doença. Um sutiã inteligente que avalia a temperatura do peito, com uma taxa de precisão acima dos 90 por cento.



Este sutiã está revestido com sensores que detetam as alterações de temperatura no tecido mamário e revelam a presença de células malignas, pois os tumores necessitam de nutrientes para crescerem e esse processo de “alimentação” provoca uma reação no metabolismo, produzindo calor.

Já foram foram realizados estudos preliminares e ensaios clínicos que demonstram a eficácia deste sutiã em relação à tradicional mamografia, que apresenta cerca de 70% de precisão. Outra grande vantagem é o baixo custo deste equipamento relativamente a outras técnicas.

Para o estudo foram analisadas 650 mulheres que usaram o sutiã inteligente. Através dos dados recolhidos foi possível obter uma taxa de precisão acima dos 92%. Nos casos em que o sutiã detectou a presença do cancro houve uma taxa de sucesso no diagnóstico de 94,7%, enquanto nos casos que não foi registado qualquer anomalia os níveis atingiram os 91%.

A forma de utilização do soutien é simples: basta colocar o sutiã e usá-lo por 12h, no final desse período, todas as alterações de temperaturas são registadas dando o prognóstico consoante as mudanças verificadas.

Para além da detecção do cancro da mama, o aparelho oferece vários diagnósticos de possíveis problemas no tecido mamário, .

Embora os cientistas defendam que este aparelho ainda precise de mais estudos para corroborar os ensaios clínicos  o Soutien Inteligente parece ser uma grande ajuda na deteção desta doença que flagela milhares de mulheres em todo o mundo.


Fonte: Boas Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando? Onde? Como? Quanto?
Espero que disponham esta mais-valia ao serviço do POVO!
kisskiss
AMC