Banda Desenhada


Esta semana destaco a Banda Desenhada, nomeadamente o livro “Rugas”, de Paco Roca. O último livro que li de BD foi o “Persepolis”, que é uma autobiografia da autora, Marjane Satrapi. É um retrato da sociedade iraniana , durante a revolução islâmica resultando daí um livro verdadeiramente envolvente pela riqueza do conteúdo, pela inteligência, pela sensibilidade, pela honestidade, pelo humor, pelas ilustrações… E se até à altura não era muito fã de Banda Desenhada depois de ler “Persepolis”, tornei-me apreciadora do género. 

E é por isso mesmo que esta semana vos trago “Rugas”. Lançado no dia 15 de Março pela Bertrand Editora, mostra-nos uma realidade cada vez mais patente na nossa sociedade, a velhice abandonada em "instituições". Foca-se sobretudo nas pessoas que sofrem de Alzheimer. Eis a sinopse: 

“Emílio, um bancário reformado, sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver.” 

Dada a temática podíamos cair no erro de pensar que seria uma BD melodramática e triste, mas a verdade é que o autor trata com subtileza e muito humor o tema do envelhecimento. ‘Rugas’ foi selecionado como um dos 20 melhores títulos do ano pela ACBD, associação francesa de críticos e jornalistas de banda desenhada, e venceu os prémios de melhor obra de autor espanhol do Salón Internacional de Cómic de Barcelona e de melhor história longa no festival italiano Lucca Comics & Games. Tanto o “Persepolis”, como o “Rugas”, tiveram adaptações para o cinema. Deixo-vos o trailer…Boas leituras!




Sem comentários: