DE RODAS PARA… CIMA?


Pois é… quando se inventou a roda, o objectivo era que esta servisse de ligação entre o veículo e o piso em que circulava, facilitando as deslocações. Mas, na óptica do “quanto mais marado e irreverente melhor” de que o ser humano é pródigo, vai daí e arranje-se modo de andar com as ditas cujas no ar. 

Há muitas modalidades em que se passa mais tempo de rodas no ar do que no chão, mas há uma em particular que, para além de as fazer descolar do piso, os mais profissionais fazem-no com muuuuuuuuuuuuuuuito mais estilo e, assim sendo, vai de virá-las mesmo para a estratosfera!


Na gíria, o movimento chama-se ‘backflip’ e coloca de rodas para o ar, sem qualquer ajuda externa, veículos tão distintos como skates, bicicletas e motos, de que se seguem alguns exemplos espectaculares, de entre milhentos vídeos disponíveis no Youtube. 

Dizem os entendidos de que há poucos ‘skaters’ que conseguem executar este movimento na perfeição, sendo o americano Chris "Ratface" Jatoft um deles. Parece simples não é?




O neo-zelandês Jed Milton, de 24 anos, inscreveu em 2011 o seu nome no Livro dos Recordes do Guinness ao efectuar, em estreia mundial, um triplo ‘backflip’ na sua BMX. Três voltinhas completas… e sem espinhas!



E o que dizer do piloto de motocross Robbie Maddison, então de 27 anos, que levou os londrinos ao rubro em 2009, com um espectacular ‘backflip’ sobre a Tower Bridge, aberta para o efeito? De caminho ainda larga o guiador da moto e tudo! Fácil fácil!



Mais recentemente há quem tenha ido mais longe, preparando toda uma estrutura para fazer uma volta completa de 360º com um… automóvel! Isso mesmo! E sem qualquer ajuda externa de fixações, cabos ou redes de segurança! A proeza foi realizada pelo francês Guerlain Chicherit, irreverente piloto de ralis e campeão de ski na região gelada de Tignes (França). Agarrou num Mini Countryman JCW preparado para o efeito e… toma lá disto, virando-o literalmente de rodas para o ar! A proeza ficou registada neste vídeo oficial.



Bom… mas apesar das temperaturas muito pouco amenas que nos acompanham há várias semanas, com neve em alguns dos locais menos habituados a mantos brancos do nosso país, não comecem a tirar ideias para mudarem o formato dos vossos veículos, ou, no limite, das vossas estruturas físicas. Prometido? 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: