UM PALCO POR EXCELÊNCIA


Portugal, pedaço de terra à beira mar plantado, terra de conquistadores, do fado, da sardinha assada, dos santos populares e de uma infinidade de coisas únicas que não se encontram em mais parte nenhuma deste planeta. Um país tão do agrado de quem cá está e que tantas vezes não o sabe aproveitar, mas também dos estrangeiros, num conjunto de indivíduos e empresas, que, gradualmente, vão comprando/alugando vários dos nossos metros quadrados, tirando partido de tudo o que este fantástico país tem para proporcionar!

Foto: Turismo de Portugal
Mas o (ainda) nosso Portugal é também, e cada vez mais, um país de grandes realizações, como os grandes eventos internacionais – quem não se recorda da Expo98 ou do mais recente Euro 2004 entre outros eventos de dimensão internacional das mais diversas áreas? – através dos quais se projecta no exterior a nossa imagem, aumentando-se a notoriedade, apesar de todo este descalabro sócio-económico que nos afecta. Fruto dos investimentos das grandes cadeias internacionais, contamos com uma rede hoteleira de elevada qualidade, oferecendo diferenciados serviços de reconhecido nível, associada a um conjunto de infra-estruturas decorrentes dos investimentos estatais que – mal ou bem aplicados e com ganhos não-interessa-agora-para-quem – resultaram em redes de acessos bem estruturadas. 

Ah sim, claro… e então o que dizer do nosso clima excepcional? Ok, ok… claro que nesta fase já chegava do trio chuva-vento-frio, pelo que venha de lá esse sol quentinho de Primavera, mas é um facto que se aqui está assim, imagine-se o tempo noutras paragens! Temos ainda paisagens de enorme diversidade, a nossa tradicional hospitalidade e, claro está, uma gastronomia, impar em todo o planeta! 

É, por isso, inegável que o nosso país possui todas as condições para realizar com sucesso eventos de grande dimensão. Uma conclusão a que a indústria automóvel também tem chegado, sendo já várias as apresentações internacionais à imprensa mundial do automóvel A ou B realizados cá no burgo de há uns anos a esta parte.

Fotos: Oficiais (BMW, Mini, Opel, Skoda, Toyota e Peugeot)
E exemplos recentes não faltam! Em 2012 tiveram lugar em Portugal nada menos do que sete apresentações internacionais de novos automóveis ou tecnologias, como o BMW Active Hybrid5, Mini Roadster, Opel Insignia BiTurbo, Opel Adam, Peugeot 208, Skoda Citigo e Toyota Auris.

Fotos: Oficiais (Skoda, Porsche, Mazda e Renault)
Já este ano, a Skoda regressou em Janeiro para a apresentação no Algarve do novo Octavia, a Mazda ‘estreou-se’ entre nós para dar a conduzir o novo Mazda6 na Península de Tróia, a Porsche mostrou o novo desportivo Cayman S no autódromo de Portimão e a Renault acaba de apresentar o novíssimo Zoe eléctrico, no eixo Cascais/Lisboa/Montijo. 

Em conjunto trouxeram ao nosso país, com especial incidência em Lisboa, Cascais/Sintra e Algarve, centenas de elementos das respectivas marcas e das agências que lhes montam toda uma infra-estrutura, preparando-se para receber milhares de jornalistas oriundos dos quatro cantos do Mundo dando-lhes a conhecer e conduzir as futuras novidades do mercado. 

O retorno só pode ser positivo para a marca Portugal, traduzindo-se em vários milhões de euros de encaixe, para além de quem nos visita levar na bagagem a satisfação de todo um pacote de conteúdos de excelência. 

A ver se, com mais pequenos grandes exemplos destes, começamos a ver a economia a arrebitar. Venham mais! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: