Tendências: Saiba o que Vestir neste Outono/Inverno


A cada duas estações que surgem lá vêm tendências que ditam - a uns mais outros menos - aquilo que vamos ter como opções para vestir. O Outono já começou e é tempo de vos pôr a par do que anda por aí.

As opções são vastas e vão do mais feminino à inspiração masculina, passam pelas recordações, por séculos passados, trazem contos de fadas e o exótico. Uma diversidade enorme de inspirações para um “novo” guarda-roupa.

Navy BlueO azul marinho é a cor hit da estação. Surge em look total, apenas uma peça ou apontamentos trazidos por acessórios. Escuro, intenso e clássico foi a British Royal Navy que lhe deu protagonismo. Como não poderia deixar de ser surge, igualmente, muito associado a inspirações marítimas de todas as épocas – de vestimentas da altura dos descobrimentos, até aos padrões mais actuais que associamos ao mar, por exemplo as riscas.

Exótico - O casaco de pelo colorido, divertido, extravagante é um dos must-have. Esta tendência aparece não só em peças de pêlo, mas também em peles e penas. (aproveito para apelar ao uso de pêlo sintético e pele que seja apenas o cabedal, o couro.. peles de animais que são usados na nossa alimentação). No que toca às penas, que normalmente, são usadas apenas à noite de uma forma mais extravagante, estas podem aparecer durante o dia, de uma forma mais subtil, conferindo um toque de luxo e elegância ao look.

Tartan – Os quadradinhos, numa espécie de xadrez, vindos do passado, aparecem nas mais diversas peças. 

Leather – O cabedal surge em looks mais grunge e biker – sendo ambos por si só uma tendência – e, também, em looks com um toque feminino e mais arranjado. Aparecerá, algumas vezes, associado a uma segunda pele nas pernas, através de botas de cano hiper alto. Ora conjugadas com leggins no mesmo material das botas que deixa praticamente imperceptível onde acabam as botas, parecendo realmente uma segunda pele das pernas, ora com vestidos ou saias curtas deixando ver muito pouco a pele da perna.

Grunge – O estilo despreocupado, desordenado, desalinhado dos anos 90 de volta. A lembrar, por exemplo, os Nirvana.

Branco, Bege e Cru - Este trio de tons claros invadem os guarda-roupas, recordando a neve e o gelo. Podem ser conjugados entre eles ou aparecer apenas um em look total.

Velha infância - Padrões e imagens a lembrar a infância surgem nas mais diversas peças. Padrões girly, corações, estrelinhas e bonequinhos. Esta tendência surge muitas vezes associada à tendência Sport ou a algo mais sexy, como rendas e transparências.

Oversize – O exagero do tamanho, o grande, muito grande com destaque para a zona dos ombros e em casacos. 

Camuflado – Voltamos à tropa com o estampado militar e os tons caqui. No que toca ao estampado este surge nos mais variados tons, não seguindo a regra dos verdes, caquis e beges. As peças que adoptam esta tendência são mais que muitas, das calças às saias, passando por casacos e camisas.

Inspiração Masculina – A alfaiataria vem trazer a inspiração masculina. 

Anos 40 - Looks inspirados em ícones como Katharine Hepburn e Ingrid Bergman. Looks elegantes, sedutores e clássicos surgem em 2013 2014 vindos do passado. Silhuetas sedutoras mas sempre elegantes e sóbrias;

Lingerie – Os apontamentos rendados e as peças a lembrar roupa mais intima, como camisas de dormir ou topezinhos underwear assumem particular destaque no Outono Inverno. Uma tendência ousada, sedutora e arriscada em que as escolhas devem ser feitas com atenção para não se passar a fronteira do too much. Não é uma tendência fácil, mas pode ser muito bem conseguida num dia-a-dia. Imaginem, por exemplo, uns jeans e um top básico sedoso, a fazer lembrar um top de dormir, com os acessórios certos e o casaco certo pode criar um look absolutamente perfeito ou por exemplo para um jantar a dois ou mesmo com amigos um vestido a lembrar uma camisa de dormir, com um casaco comprido e algo cintado, mais clássico, que até pode ser um trench-coat e os acessórios certos.

Sport – As sweatshirts e os ténis assumem-se como um tendência e não têm de aparece num contexto altamente desportivo. As sweats, por exemplo, podem ser conjugadas com uma saia lápis e facilmente se tem um look mais casual e não desportivo. Os ténis, sejam sneakers, ou não podem também entrar em brincadeiras giras de conjugações de peças mais clássicas e intemporais. Uma tendência que apela à criatividade.

Crocodilo - A pele de crocodilo (apelo ao sintético!) é uma segunda pele. Surge nas mais variadas peças e cores, em look total ou numa peça apenas;

Biker - Pois bem aqui lembramo-nos logo do cabedal, da roupa muito à motard e é isso mesmo. Botas e botins a este estilo, tal como casacos e até calças, associados muitas vezes a peças mais simples e de outras inspirações. Uma tendência fácil e que resulta lindamente na maioria das pessoas. As botas deste estilo já vêm à algumas estações a marcar pontos nas mais vistas e requisitadas por parte do público feminino.

Cor-de-Rosa - O cor-de-rosa assume um certo protagonismo este Outono Inverno, com particular destaque para o casaco quentinho neste tom. Quando falo neste tom falo no rosa claro, bem menina.

As guidelines estão dadas. São várias as tendências que já se avistam por aí e vale a pena brincar com elas, misturar e arriscar. A imaginação é o limite e cada um de nós deve respeitar o seu estilo pessoal e adaptar as tendências a si próprio, não sendo refém das mesmas. 

Claro está que pelo meio destas tendências mais fresh vêm os intemporais como o Trench-Coat, a Saia Lápis, o print animal – que também já é um clássico! – e outros mais. Os brilhos, metalizados e afins destacam-se também, assim como os acessórios com pedraria que vem, novamente em força.

Boas compras e boa reutilização das peças que já andam pelos guarda-fatos, afinal é um processo importante!

Deixo aqui alguns exemplos "of What to Wear"!

                  

                  

                 

                  


Sem comentários: