ENTRE GRITOS E APITOS


Pois descansem as alminhas que não vos venho falar da actual vaga de apresentadoras de programas (ditos) de entretenimento que nas noites dos fins-de-semana (e também dos outros cinco dias da dita) nos entram sala dentro com as suas vozes esganiçadas, passando o tempo em modo ‘histérico’ como se, de repente, os espectadores portugueses tivessem ficado surdos, parecendo querer fazer-se ouvir mais alto do que a ‘vizinha’ do canal concorrente! Os “gritos e apitos” a que me refiro no título integram algumas das soluções de segurança da actual vaga de automóveis novos.

Passo a explicar: mais ou menos confortáveis ou rápidos, com mais ou menos espaço para a cabeça, ombros, pernas, joelhos, bagagem, etc, é indesmentível que os automóveis do presente têm interiores substancialmente ‘mais crescidos’, mesmo que por fora pareçam mais pequenos quando olhamos para eles. É também uma verdade que os construtores andam todos numa roda-viva à procura daquela tecnologia especial de motores, diferente das demais, que fará com que visitemos menos vezes os postos de abastecimento, anunciando médias de consumos já muito baixas (uns mais, outros menos), mesmo entre os grandes automóveis.


Mas um dos saltos mais significativos tem sido alcançado ao nível das tecnologias de segurança, muito para além dos travões melhorados, do número de airbags – as tais almofadas de que nos ‘acolhem’ aquando de um acidente – ou dos aços de maior tensão e reforço, que dispersam a energia dos impactos pela estrutura das viaturas, impedindo que sintamos na pele ou nos ossos toda a dureza dos, por vezes, inevitáveis acidentes, entre outras soluções que nos protegem, sem que as vejamos fisicamente a actuar. 

Os actuais automóveis tornaram-se, assim, verdadeiros amigos (nós é que, às vezes não o somos deles e, em última instância, nossos…), já que passando o tempo a alertar-nos para as mais diversas situações inerentes à nossa condução. Fazem-no através de avisos sonoros, irritantes apitos de intensidade variável, imagens em vídeo nos ecrãs de bordo ou – nos modelos mais equipados – projectadas no pára-brisas e em painéis virtuais, por vibrações no volante, nos bancos ou mesmo nos cintos de segurança! Longe vai, por isso, o tempo em que o célebre ‘pi-pi-pi’ apenas surgia, mais ou menos sonoro, quando deixávamos as luzes ligadas ou uma porta mal fechada, para mais tarde aparecer o aviso de que alguém dentro do dito automóvel se esquecera de colocar um ou mais cintos de seguranças (primeiro o do condutor, agora de todos os ocupantes em algumas viaturas). 

Não desfazendo nas dezenas de inúmeras propostas que têm sido lançadas ultimamente, com uma panóplia de ajudas ao condutor e funcionalidades de conforto para os demais ocupantes, há automóveis – porque os mesmos me são muito próximos em termos profissionais – que espelham o que acima refiro e abaixo descrevo: por ordem alfabética os novos monovolumes Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso e as novas berlinas Mazda3 e Mazda6.

Fotos: Oficiais e outras
Estas estruturas sobre rodas transformaram-se em autênticas orquestras de sons e luzes, de diferentes frequências e intensidades, alertando-nos para substancialmente mais situações: a aproximação das viaturas que circulam á nossa volta, a faixa que cruzámos involuntariamente, a distância ao veículo da frente que se encurtou em demasia, o pedal de travão que não carregámos quando devíamos ou a mudança acima ou abaixo que não ‘metemos’ porque vamos a pensar na morte da bezerra, a margem do espaço onde estamos a estacionar, a velocidade a que fazemos uma estrada onde devíamos ir a pelo menos metade, os máximos que nos esquecemos de cortar no cruzamento com uma viatura oposta cujo condutor ficou encandeado, entre outras inúmeras ajudas que facilitam a condução. Uffff!!! Veja alguns destes exemplos presentes nas mais recentes propostas da Mazda:




Muito interessante é também a solução que os mais recentes Citroën integram, com os próprios modelos a serem capazes de enviar mensagens de alerta aos serviços de assistência em viagem ou de emergência médica, respectivamente nos casos de incidentes mecânicos ou de acidentes de estrada, assumindo mesmo o comando do sistema caso ‘verifiquem’ que os ocupantes, por alguma razão inerente ao acidente, não os activam!



Mesmo assim, apesar de tudo o acima, de todas estas ajudas tecnológicas e desta imensidão de soluções mais ou menos avançadas, há uma peça nas viaturas que continua a fazer toda a diferença: o condutor! Por isso, quando estiver na estrada, conduza em segurança e tenha em atenção quem viaja consigo. Claro que alguns acidentes acontecem sem que tenhamos culpa, mas outros podiam ser evitados se tivéssemos a consciência mais presente nas rodas em que circulamos, independentemente do seu número. Elas dependem de nós condutores para chegarem ao destino do mesmo modo como saíram da origem: inteiras… tal como nós, aliás!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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