Um dia destes estamos nós bem sentadinhos no cinema e, de repente, mesmo antes do início do filme, somos convidados a pousar o balde de pipocas, a dar um golo na bebida para matar a sede e zás… vemo-nos a conduzir um automóvel, correndo contra os vizinhos do lado, com direito a prémios e tudo!
Como?! Pois bem… a Mazda já o fez em algumas salas de cinema… do Canadá para promoção da sua mais recente coqueluche, o Mazda3, modelo que é o espelho da actual assinatura de design da marca – eles chamam-lhe “KODO - A Alma do Movimento (expressa a tensão do movimento dos animais selvagens prestes, a saltar sobre as suas persas) – e da tecnologia, que apelidaram de SKYACTIV e que faz tudo em prol da excelência do prazer de condução e a custos controlados.
Pois é, mas não estou aqui para falar do excelente potencial do actual mais-que-tudo do construtor japonês em si, mas sim da campanha “Fast Lane” que a agência de publicidade JWT (ou J. W. Thompson) desenvolveu para a Mazda Canadá, para a promoção da viatura naquele mercado. Apostando um filme interactivo, com características que roçam o pioneirismo, convidou os espectadores presentes em várias salas de cinema eleitas para a experiência, de Toronto e Vancouver, a pegarem nos seus iphones e smartphones, instalarem a aplicação Cineplex TimePlay, permitindo-lhes, assim, entrar numa competição, sem que tivessem de sair dos seus lugares.
Trata-se de uma inovadora experiência de ‘in-cinema gaming’, em que se desafiaram os presentes a assumir o lugar de condutores do Mazda3, enquanto participantes numa corrida, contra todos os que se encontravam na sala. Uma experiência em ecrã duplo, recorrendo ao telemóvel e ao acelerómetro nele instalado (tecnologia hoje presente em muitos aparelhos) e ao grande ecrã da sala de cinema, ligando-os através da tal ‘app’.
Qual comando de uma consola lá de casa, os telemóveis dos presentes transfiguraram-se em volantes controlados pelos espectadores, conduzindo o Mazda3 pelo percurso, tentando ser melhores e mais rápidos do que parceiros de corrida sentados nessa mesma sala. Tudo em competição directa e em tempo real, com pontos, conselhos e o que mais houvesse! E, no final, o vencedor até viu o seu nome aparecer no grande ecrã!
Fotos: Mazda/JWT
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Ficou curioso? Então convido-o a visionar os dois vídeos abaixo, o primeiro da experiência em si e o segundo – caso a coisa ainda fique mais aguçada – com todos os quês e porquês desta singular experiência.
Por cá não tenho conhecimento que esteja em preparação algo de semelhantes contornos, mas que era uma excelente ideia, ah isso era de certezinha absoluta. Assim, posso sugerir que faça força junto da Mazda para que tal possa acontecer, eventualmente partilhando este ‘link’ do Trendy Wheels na página de Facebook do representante nacional da marca japonesa e, quem sabe, pode ser que...
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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