O grande ecrã é, desde há muito, um veículo por excelência para captar a atenção dos clientes para um sem número de produtos do nosso dia-a-dia. Enquanto em casa nos podemos levantar do sofá e ir fazer um lanchinho enquanto o dito filme não começa, ou mesmo nos loooooooooooongos intervalos que a nossa TV nos brinda em alguns canais, no cinema não. Estamos ali, sentadinhos à espera do dito filme, levando com tudo o que sai da tela, mesmo com aquelas pipocas virtuais que, com os óculos de 3D, até parecem que nos vão acertar em cheio no meio da testa.
Mas para o que vos trago hoje – o filme “Need for Speed”, que estreou nas salas portuguesas na 5ª Feira passada – nem precisam desses óculos, pois mesmo em 2D transmite uma tal adrenalina inerente à trama que, mesmo que por demais ‘dejá vu’ seja o argumento, nos consegue prender ao ecrã durante perto de duas horas. E não é que o Trendy Wheels assistiu à ante-estreia do dito dois dias antes como convidado da Ford Portugal? Deixo aqui o meu agradecimento público à marca.
Os mais atentos, nomeadamente os fãs de videojogos, poderão estar a perguntar-se: “Mas… isso não é um jogo?!”. Sim, é… ou antes, era, até que a Dreamwork Studios se associou à Electronic Arts (detentora dos direitos deste hoje enorme ‘franchise’) e o transpôs para o grande ecrã. E, dado que “Need for Speed” implica ter-se automóveis super-desportivos, fantasticamente rápidos e com motores a transbordarem cavalos, a Ford acenou-lhes com o Novo Ford Mustang, numa altura em que estava a preparar o lançamento à escala mundial daquele que é um dos seus ‘monstros’ da velocidade e performance.
Estrela de cinema e da televisão desde há quase meio século, este modelo da Ford – que, em vez da oval azul, apresenta na grelha da frente um cavalo da raça “Mustang” – já regista mais de 3.300 presenças em filmes e séries televisivas. Acrescenta-se, agora, uma nova página a esse enormíssimo compêndio, ao assumir um dos papéis principais na trama “Need for Speed”, numa extensa filmografia que está sistematizada no ‘site’ Mustang IMDB e que cresce numa base quase diária!
Foi em Abril de 1964 que o Mustang original, um dos ícones da indústria automóvel mundial, fez a sua estreia no cinema, numa versão cabrio na cor Wimbledon White, no filme “007 Contra Goldfinger”. Na memória de muitos está, também o Mustang verde usado por Steve McQueen no filme “Bullit” de 1968, percorrendo as ruas de S. Francisco numa das mais fascinantes e marcantes cenas de perseguição do cinema.
50 anos depois surgem no “Need for Speed” dois Mustangs, uma hiper-preparada versão Mustang Shelby GT500 (cinza com riscas azuis) e um Mustang GT Coupé Cobra vermelho, dos novos, igual ao que a Ford irá lançar oficialmente e pela vez na Europa lá mais para o final deste ano. Portugal incluído, mas só no início de 2015, sendo que ainda não há preços… mas baratinho não será!
Quanto ao filme, tudo começa quando… ehhhh… nop… não vou contar o que vi em termos de argumento, embora, para quem conheça os videojogos da EA, não seja difícil de adivinhar o que vai ter quando for ao cinema. Velocidade (muita), adrenalina (a transbordar), automóveis de sonho (vários, no valor de muitos milhões de dólares), cenas-só-mesmo-nos-filmes (as imagens acima ajudam…) e um grupo de actores que transfere para a grade tela o que normalmente se vê nos PC, PlayStation, Xbox, Wii e demais plataformas lá de casa, resultam num ‘cozinhado’ dirigido por Scott Waugh, à boa maneira dos filmes de perseguição e velocidade com ‘meninos bonitos’ e ‘maus da fita’!
Acrescente-se que em Dezembro último a EA deu a oportunidade aos fiéis seguidores desta série de videojogos, originalmente lançada em 1996, de se estrearem a ‘conduzir’ o novo Mustang, em modo virtual, através de uma versão ‘free-in-game’ do “Need for Speed™ Rivals”, o mais recente dos seus videojogos desta temática, disponível para ‘download’. Neste já podemos personalizar o modelo com várias opções de design, incluindo uma naturalmente idêntica à versão do filme. Se quiser saber mais, clique AQUI.
Fotos: Ford/Dreamwork
Studios/Electronic Arts
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E pronto… resta-me deixar-lhe o ‘trailer’ oficial do filme, com o aviso de que é detalhado demais, quase que contando em pouco menos de minuto e meio esta aventura sobre rodas de quase duas horas. Mas para os amantes dos automóveis de sonho e da velocidade, decerto que os deixará a salivar por ter na mão uns certos e determinados bilhetes!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
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